Banheiro vira cozinha em escola para crianças no Piauí, denunciam pais

Publicidade

A falta de estrutura na Escola Municipal Celso Eulálio, em Picos, a 310 km ao Sul de Teresina, faz com que funcionários usem banheiros como cozinha. Além desse problema, existe também a falta de segurança para alunos do ensino maternal, que precisam usar uma escada sem corrimão. A denúncia e fotos foram feitas por pais de alunos, que ficaram indignados com a situação.

Cozinha foi improvidada em banheiro de escola, segundo denuciantes (Foto: G1)Cozinha foi improvidada em banheiro de escola,
segundo denuciantes (Foto: G1)

Por meio de sua assessoria de imprensa, a secretaria de educação de Picos negou que a comida dos estudantes tenha sido feita no banheiro da unidade escolar. O órgão afirmou ainda que os alimentos foram manipulados em um local adequado e que o banheiro mostrado nas fotos está funcinando apenas como um depósito.

Nas fotos é possível observar que um fogão industrial com panelas está dentro do banheiro do prédio onde funciona a escola. Segundo a mãe de uma aluna, que preferiu não se identificar, os pais não são proibidos de entrar na escola para não perceber a irregularidade. “Absurdo! Minha filha de apenas cinco anos é aluna desta escola, se é que podemos chamar assim. No primeiro dia de aula, os pais foram proibidos de entrar na escola certamente pra não ver essa imundice”, disse.

Indignada, a mãe contou os detalhes do que está acontecendo na escola Celso Eulálio e de como os pais perceberam e flagraram a falta de estrutura da unidade. “Os que entraram no prédio, mesmo contra a vontade da diretora, puderam presenciar tamanha irresponsabilidade. Crianças sentadas no chão, uma cozinha dentro de um banheiro, professoras rodando com as crianças sem saber onde eram as salas, pois não tinha lista de alunos nas mesmas, escada sem corrimão, janelas altíssimas que ficam sempre abertas sem nenhum tipo de proteção. Enfim, um ambiente totalmente despreparado para lidar com crianças”, desabafou.

Panelas e fogão estão instalados no banheiro (Foto: G1)Panelas e fogão estão instalados no banheiro (Foto: G1)

Sobre a denúncias relatadas acima, a secretaria de educação de Picos disse que enviou uma equipe ao local para que fosse realizada uma vistoria para detectar todas as irregularidades e que qualquer problema será solucinado.

Nas imagens ainda é possível observar uma cozinha totalmente montada dentro do banheiro. Segundo outro pai de aluno, a situação é bastante calamitosa e os alunos correm riso de a qualquer momento adquirir uma bactéria por conta da falta de higiene. “Nunca imaginei que meu filho fosse comer comida feita dentro de um banheiro, uma sujeira que coloca em risco a vida de todos que se comem daquele alimento. A direção tentou nos barrar para que não fosse percebida a situação. Mas nós entramos e fizemos as fotos para provar que não estamos mentindo”, falou.

g1

Publicidade

Leia também