Aumenta risco de leptospirose durante período chuvoso no MA

Publicidade

A leptospirose é um risco que aumenta durante o período chuvoso e os casos da doença começam a preocupar os especialistas em São Luís. Por isso, o cuidado com os animais deve ser redobrado nesta época do ano.

O médico veterinário Renan Vieira ressalta que os donos de animais de estimação precisam vacinar os seus bichos a fim de evitar a contaminação.

“Todas as pessoas que têm cães, independente de idade, de poder aquisitivo, precisam procurar as clinicas para fazer a vacinação de reforço para todos os animais. Não tem distinção”, recomendou o médico veterinário Renan Vieira.

A leptospirose é transmitida pela a urina do rato. Nesta época do ano os riscos aumentam em virtude das chuvas. O contato com a água contaminada, principalmente em terrenos baldios onde há a presença de ratos, pode facilitar a transmissão da leptospirose, inclusive atingindo os seres humanos.

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2016, mostram que o Maranhão registrou 63 casos de leptospirose em humanos. Este ano, foram confirmados seis casos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disse que faz o combate à leptospirose em locais propícios à aparição de roedores na capital e que esse trabalho também é feito em casas, onde são registrados casos da doença.

g1

Publicidade

Leia também