Ceará tem quatro açudes sangrando após chuvas constantes

O Ceará tem quatro açudes sangrando nos municípios de Altaneira, Maranguape, Massapê e Saboeiro após as constantes chuvas registradas no estado. As informações constam no último boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), divulgado nesta sexta-feira, 24.
Os açudes Acaraú Mirim, em Massapê, e Valério, em Altaneira, se juntaram aos mananciais Caldeirões, em Saboeiro, e Maranguapinho, em Maranguape, que estão com volume máximo desde 15 de fevereiro e 5 de março, respectivamente. Neste mês, o Tijuquinha, em Baturité, atingiu a sangria no reservatório, mas por causa de uma operação de desassoareamento, a barragem secou.
Além dos reservatórios em sangria, dois açudes estão com volume acima de 90% – São Pedro Timabúba (91,85%), em Miraíma, e Itaúna (94,08%), em Granja. O Ceará possui 118 açudes com volume abaixo de 30%.
Somente nesta sexta, a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 129 municípios. Conforme os dados do monitoramento diário da Cogerh, houve aportes em 86 açudes, destacando-se os açudes Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Cedro, Figueiredo, Frios, General Sampaio, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas, Pentecoste e Taquara. O manancial Jatobá deixou o volume morto.
Nos últimos sete dias, os maiores aportes ocorreram em General Sampaio, Araras, Castanhão, Itaúna e Acaraú Mirim. Atualmente, 43 açudes estão com volume morto, enquanto 20 permanecem secos.

Opovo

Doação de terreno – Prefeito Moésio Loiola fecha parceria com a Urca para criação de campus universitário em Campos Sales

A Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Prefeitura de Campos Sales, no Cariri Oeste, trabalham juntas no projeto de criação e construção do campus universitário naquele município. Reunião nesse sentido foi realizada nesta sexta-feira (24), entre o prefeito Moésio Loiola e o reitor em exercício da Urca, professor Francisco do Ó. Os dois estiveram reunidos com o atual secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Campos Sales, Ezequiel da Silva Oliveira, que vai fazer a doação de uma área de 20.000m² para a criação do campus no município.
Na reunião, que contou ainda com as presenças do chefe de gabinete da Reitoria da Urca, Germano Pinto e do professor universitário Felipe Alves, que também é assessor do prefeito Moésio Loiola, ficou decidido que na próxima semana, a doação do terreno será registrada em cartório para que a Urca possa tomar posse e desenvolver projetos para a construção do campus.
O prefeito Moésio Loiola não tem medido esforços para a concretização do projeto e, para isso, se comprometeu ir buscar recursos em Brasília por meio de emenda parlamentar do deputado federal Moses Rodrigues e junto ao Governo do Estado e até mesmo a iniciativa privada. “Precisamos criar mecanismos para mudar Campos Sales. O município precisa mudar sem a presença exclusiva da indústria da chaminé. A educação, o bem-querer e a boa vontade têm de ser esse caminho de mudança. O projeto é audacioso, mas com a união de todos que querem o desenvolvimento de Campos Sales, vai dar certo”, afirmou Moésio Loiola.
Atualmente  o município disponibiliza seis ônibus para o transporte de universitários para as cidades de Crato, Juazeiro e Araripina (PE). “Com a construção do campus vamos minimizar ou até mesmo zera o risco de acidentes nas estradas com nosso estudantes”, pontuou o prefeito.
O reitor em exercício Francisco do Ó afirmou que hoje a Urca possui três cursos universitários em Campos Sales (Biologia, Matemática e Letras), que juntos atingem 730 alunos. “Há 10 anos estamos em Campos Sales, mas funcionando com nosso centro administrativo de forma improvisada, em escolas ou prédio alugados e/ou cedidos pelo município. Precisamos expandir, criando novos cursos, mas isso só será possível a partir da construção de um campus que possa atender as necessidades da universidade”, afirmou o professor Francisco do Ó.
De acordo com Moésio Loiola, a criação do campus é um incentivo à administraçao municipal atual e para as próximas, pois vai incrementar a renda no município em todas as áreas, uma vez que atrairá estudantes de várias regiões e até de estados vizinhos. “Com isso cresce o comércio, a construção civil, entre outros segmentos da economia”, explicou.
Por fim, a Urca, por meio do professor Francisco do Ó agendou para o próximo dia 30, solenidade simbólica para anunciar a doação do terreno.

flaviopintonews

Crato – Projeto Família na Praça acontece amanhã em Ponta da Serra

prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Esporte realiza mais uma edição do projeto “Família na Praça” o evento será amanhã, sábado, 25 de março as 14 horas na quadra poliesportiva Raimundo Ribeiro Matos em Ponta da Serra.

Muitos serviços serão oferecidos a população: esporte, atendimentos de saúde, beleza e muita diversão

De acordo com o Secretário de Esporte Lamar Lima, o objetivo dessa ação intersetorial é incentivar uma mudança positiva de hábitos e promover a inclusão da comunidade cratense ao lazer, esporte e saúde com a família.

As diversas atividades serão direcionadas a pessoas de todas as idades: passeio ciclístico, futebol, treino funcional para melhor idade, zumba, danças, brincadeiras infantis, skate, hip hop, balé, capoeira, jogos educativos, teatro, pintura de rosto, leituras infantis, distribuição de mudas (plantas), atendimento odontológico, exames de ultrassonografia, corte de cabelo, testes de glicemia, aferição de pressão arterial.
“Família na Praça”

 Amanhã , Sábado 25 de março

14h

Local Quadra poliesportiva Raimundo Ribeiro Matos em Ponta da Serra.

JUAZEIRO CELEBRA 173 ANOS DO PADRE CÍCERO Festa de aniversário tem recorde de público de 20 mil pessoas

Cerca de 20 mil pessoas participaram, na noite de ontem, 23, das comemorações de aniversário dos 173 anos do Padre Cícero Romão Batista, no largo do Socorro. O bolo gigante e o concurso do mais bonito, além da distribuição de cerca de 4 mil copos do caldo da Nair, seresta para o público e shows musicais foram as principais atrações, que este ano ganharam um contorno especial, com a organização da festa, aberta no último dia 20. O evento contou com organização e realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e parcerias, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria e famílias do Socorro.

Missa tradicional

Na manhã desta sexta-feira, acontece a tradicional celebração religiosa de aniversário, às 6 horas, e, às 15 horas, a procissão das Flores, saindo do CSU. Um público considerado recorde para o evento foi avaliado pelos organizadores. O momento dos parabéns foi um dos mais esperados, às meia-noite. No palco principal esteve presente o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, Vice-Prefeito, Giovanni Sampaio, Secretários municipais e o bispo Diocesano, Dom Gilberto Pastana, além do pároco, Cícero José, da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Eles destacaram a importância desse momento para a cidade, por estar saudando o seu grande líder, padre Cícero.

Nesta sexta-feira, estará sendo encerrado, dentro da programação, o V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero com o tema “Reconciliação… E Agora?”, aberto no último dia 20, com estudiosos do Brasil e exterior. O evento será encerrado com a conferência do filósofo e escritor, Leonardo Boff, sobre “Padre Cícero à luz do Papa Francisco”.

Premiação 

A premiação do concurso do bolo mais bonito foi realizada também na noite de ontem, tendo como ganhadores do primeiro lugar, Mensageiros da Mãe das Dores; em segundo lugar, Ciclistas do Meu Padim. A bibliotecária Cícera Marília Lima Oliveira, afirma que este ano o evento está bem mais organizado, com maior estrutura física, mais novidades na programação. Segundo ela, há uma dinâmica e uma participação maior do público. “A festa está bem maior do que nos outros anos, e com uma melhor organização”, disse. O psicólogo Tomás Edison dos Santos, do Mensageiros, afirma que o trabalho foi muito bom poder participar da festa e ter o bolo da sua equipe mensageiros campeão. A inspiração veio na defesa da natureza, lembrando dos preceitos do Padre Cicero.

A festa iniciada por famílias do Socorro, os afilhados do Padre Cícero, como Nair Silva, remete a uma tradição. O Prefeito Arnon Bezerra, destacou o momento de encontro das famílias juazeirenses, além dos 29 anos de distribuição do caldo. “É uma alegria para os juazeirenses de nascimento e de coração”, disse. O Chefe do Executivo ainda destacou a gratidão ao Padre Cícero, por ser a razão maior de Juazeiro do Norte, como um símbolo da prosperidade, da família, do desenvolvimento. “Por tudo isso, Padre Cícero, meu muito obrigado”, agradece o gestor, dedicando parabéns ao sacerdote.

Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Informações para imprensa: (88) 3566-1002
E-mail: imprensa@juazeiro.ce.gov.br
Site: www.juazeiro.ce.gov.br

Prefeitura de Juazeiro do Norte fortalece luta de combate à dengue

Dia ‘d” de combate ao Aedes aegypti inicia no João Cabral, nesta quarta-feira, com frentes de ação contra a proliferação do mosquito

Apesar da chuva que atingiu o bairro na manhã desta quarta-feira, 22, a maioria das ações programadas para o Dia ‘D’ de Combate ao Mosquito Aedes aegypti foram realizadas no João Cabral, como visitas aos imóveis que ainda não tinham sido visitados durante este ciclo, e retirada de entulhos de alguns pontos no bairro.

Ao todo, cerca de 170 agentes de endemias, além de colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente – SEMASP, e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente – AMAJU, estiveram espalhados pelo bairro, fiscalizando e orientando a população quanto aos cuidados necessários para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação foi programada para o bairro João Cabral, devido ao alto índice de infestação, que chega aos 6%.

Os agentes ainda visitaram o Mercado do Peixe e a Feirinha de troca, entregando panfletos e informando aos comerciantes sobre as melhores maneiras de evitar que se formem focos do mosquito. Outro trabalho realizado foi a visita aos imóveis reincidentes.

A ação deverá ser levada para os outros bairros do Município, com o intuito de combater o mosquito, através da conscientização e fiscalização, e assim manter a população protegida do problema. O próximo bairro contemplado com as atividades será o Jardim Gonzaga, no dia 31 de março.

 

Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Informações para imprensa: (88) 3566-1002
E-mail: imprensa@juazeiro.ce.gov.br
Site: www.juazeiro.ce.gov.br

Várzea Alegre – Oficina de pintura em tela é ministrada aos usuários do CAPS

A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade Vale do Acaraú – UVA – campus Várzea Alegre, desenvolveram nesta quinta-feira, 23, uma oficina de pintura em tela.

 

O trabalho teve apoio do pintor Helder dos Santos Silva, do distrito de Riacho Verde e é uma forma de incentivo à autoestima, potencializa as habilidades motoras, criatividade, expressões e comunicação das pessoas usuárias do CAPS deste município.

 

A culminância desse projeto será uma exposição das pinturas em tela no campus da UVA em Várzea Alegre, na Escola Figueiredo Correia, para a turma do curso e demais profissionais da área da educação.

 

Todas essas atividades, além de outras oficinas realizadas semanalmente no CAPS, contam com parcerias que resultam num processo de interação da comunidade com os usuários do CAPS.

 

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Governo do Ceará faz a primeira reunião com Fraport e intermediará encontro com a Latam

O governador Camilo Santana realizou nesta quinta-feira (23), em Frankfurt, na Alemanha, a primeira reunião com a diretoria da Fraport AG, multinacional alemã que venceu o leilão para operar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. “Foi um encontro importante para conhecermos as ideias da empresa. Eles estão muito empolgados com o Ceará e ficaram satisfeitos por termos realizado a reunião apenas uma semana após o leilão do aeroporto”, disse Camilo. A agenda contou com a participação do CEO da empresa alemã, Stefan Schulte, e do vice-presidente Christoph Nanke, além do presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart.
Durante o encontro, o governador disse que intermediará uma reunião da Fraport com a Latam, que tem interesse em instalar um HUB de conexões no Nordeste. “Eles têm muito interesse pelo HUB. Falaram inclusive sobre outras alternativas. Nosso objetivo é de que a parceria seja ampliada para novos negócios, que ainda serão estudados”, citou Camilo Santana. Segundo ele, os diretores da empresa alemã devem visitar o Aeroporto Pinto Martins já na primeira semana de abril.
O governador visitou algumas dependências do aeroporto de Frankfurt – hangares, terminal 3 e as estruturas operacionais de empresas de carga, como DB e Palapina. O equipamento alemão, administrado pela Fraport, é o principal HUB de conexões da Europa.
“A estrutura do aeroporto de Frankfurt é impressionante. Com a expertise da Fraport, não tenho dúvidas de que nosso aeroporto será mais moderno e confortável para receber os turistas que visitam o Ceará e nos dará vantagem competitiva para receber o HUB da Latam”, afirmou o governador Camilo Santana.
(Governo do Ceará)