Morre o vice prefeito de Antonina do Norte

O município de Antonina do Norte está de luto. Morreu nesta segunda-feira (6), no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte o vice-prefeito de Antonina, Eron Matos (PDT),. Eron tinha 46 anos e havia sofrido um acidente com uma garrafa de bebida no último sábado (4), durante comemoração de aniversário de familiar em Antonina do Norte, quando foi atingido na veia femural. O vice-prefeito chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ser submetido a uma cirurgia nesta segunda no HRC. Eron Matos foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito Evandro Arrais. A chapa obteve 3.225 votos, ou seja 59,27% dos votos válidos. A chapa teve apoio do ex-prefeito Antônio Filho, primo do atual gestor Evandro Arrais.

Fonte- Flávio Pinto

Câmara do Crato vai homenagear mulheres nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores do Crato vai reconhecer o trabalho de doze mulheres que atuam em defesa e na promoção das mulheres cratenses e dos direitos humanos. Elas foram indicadas pelos parlamentares e serão homenageadas em sessão solene a partir das 9 horas desta terça-feira, no Plenário Paulo Bezerra.

O reconhecimento do Poder Legislativo cratense às mulheres que se destacam no combate à violência doméstica e de gênero, na promoção das mulheres cratenses e na defesa dos direitos humanos é uma forma de incentivar o trabalho voluntário e de apoiar a busca por uma sociedade com igualdade de gênero e sem preconceito.

Serão homenageadas:

Mônica Helena de Oliveira França Araripe
Ivoneide Antunes Tenório Britto
Maria do Socorro Brito Ferreira
Maria do Socorro dos Santos Duarte
Maria Delmiro da Silva Inácio
Elisângela Lucas Teixeira
Maria Zilma Correia Moura
Zuleide Fernandes de Queiroz
Joselita Ferreira Araújo
Maria de Lourdes de Brito
Elza Sônia Duarte Alencar
Leontina Feitosa
Violência contra a mulher

A região do Cariri, notadamente a cidade do Crato, tem registrado números preocupantes de violência doméstica e de gênero contra mulheres. A cidade do Crato lidera outros municípios da região nesse tipo de violência, conforme dados do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos, mantido pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

Segundo os dados apresentados pelo observatório, foram notificados 1.372 casos de violência de gênero na região do Cariri cearense, na qual a cidade do Crato lidera com 9,16 notificações para cada mil mulheres. A coleta é feita por bolsistas de Direito da URCA a partir de boletins de ocorrência, notificações e prontuários médicos. Esse número pode ser ainda maior, visto que muitas mulheres ainda não denunciam seus agressores.

A violência, por outro lado, fez com que mulheres cratenses empreendessem esforços para coibir tais práticas. Com esta perspectiva surgiram o Conselho Municipal de Defesa da Mulher Cratense e o Fórum de Mulheres da Região do Cariri e Centro Sul, nas quais mulheres se destacam pela dedicação e empenho na elaboração de políticas públicas e na busca pela elucidação de crimes.

Com informações da Diretoria de Imprensa
Foto: Jota Lopes – Site Cariri Ceará

Quixadá – Chuva de 100mm causa alagamentos e transtornos em vários bairros

Aproximadamente uma hora de chuvas foi o suficiente para provocar alagamentos e causar transtornos em vários bairros de Quixadá, no Centro do Estado. Além do entorno do terminal rodoviário da cidade, onde o problema persiste há mais de duas décadas, noutros pontos, como a Rua Padre Cícero, no bairro Triângulo, após nove anos os moradores voltaram a viver o drama da água invadindo suas casas.
A Avenida José Caetano voltou a se transformar em um rio. A água correu até por áreas mais altas, como o Centro e no Planalto Universitário.
No início desta manhã a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia registrado 21,9 milímetros, no posto do açude Pedras Brancas. Entretanto, nos pluviômetros instalados em algumas residências, na cidade, as chuvas do início da noite deste domingo (6) chegaram aos 100 mm.
Conforme dados da Funceme, durante todo o mês de janeiro deste ano choveu 72,7mm em Quixadá, dentro da média histórica. Em fevereiro foram 235,6mm, com um desvio pluviométrico positivo de 130,6mm. Neste mês de março, em cinco dias, havia chovido apenas 38,4mm. A média é de 171,1mm.
Embora a população tenha esperado uma enchente na última quinta-feira (2), conforme havia alertado a Defesa Civil do Ceará para possibilidade de vendaval, com chuvas intensas e raios, o prognóstico se confirmou nesta cidade somente 48 horas depois, com trovoadas e raios e dessa vez os bairros Baviera, Carrascal e até o acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Renascer, foi interrompido.
A reportagem do Diário do Nordeste percorreu a cidade à procura dos pontos críticos e não conseguiu ter acesso a alguns locais, como o Conjunto da Palha. A água voltou a invadir várias casas, todavia não houve registro de danos mais grave. Apenas uma árvore caiu na pracinha do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo.
Previsão meteorológica
Apesar das chuvas terem parado o dia amanheceu nublado em Quixadá. A Funceme prevê para esta segunda-feira (6) mais possibilidade de chuvas, isoladas, em todo o Estado. Esse quadro deve prosseguir nesta terça e quarta-feira, com chuvas em todas as regiões.
Esse quadro está sendo provocado por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12Km de altura sobre o leste da Bahia. Na imagem do satélite GOES-13, canal Visível, das 8h local, é possível observar nuvens mais significativas sobre o sul do Ceará.
Ainda de acordo com a Funceme, o outro sistema meteorológico responsável chuvas no Estado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se afastou do norte do nordeste brasileiro.
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do WhatsApp 55 88 9 9970 5161

VEM AI O BERRO CARIRI

XII Berro Cariri   X   Exponativas
Parque da Expocrato
Dias 16, 17 e 18 de Março
Entrada com Alimentos
Instituições Beneficiadas: 32
AccoA e Mesa Brasil/Sesc
Programação Completa em breve