Presos fazem motim e quatro ficam feridos. Um passa por cirurgia

Publicidade

No início da tarde desta segunda-feira, 12, detentos da Penitenciária Agrícola Major César iniciaram um motim na unidade prisional. Presos ficaram feridos e foram levados para Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

 

Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) os detentos chegaram a queimar colchões. Mas a movimentação foi controlada por meio da intervenção da Secretaria de Justiça, Polícias Militares e agentes penitenciários. O motim iniciou nos pavilhões A e B, onde cerca de 150 pessoas estão detidas.

 

Em nota, a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informou que “quatro detentos se feriram no distúrbio e receberam atendimento médico imediato. Três deles já receberam alta e um passará por cirurgia. Os familiares desses detentos foram informados e estão recebendo assistência da equipe de Humanização da Sejus”.

 

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informa que o princípio de motim ocorrido, no início da tarde desta segunda-feira (13), na Colônia Agrícola Major César Oliveira, foi rapidamente controlado e a unidade se encontra estabilizada.

 

Logo após controlarem a situação, o Comando de Operações Prisionais, Tropa de Choque da Polícia Militar, Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus, Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus e agentes penitenciários iniciaram uma vistoria e contagem de presos na penitenciária.

 

Essas forças de segurança pública e prisional permanecerão na Major César, preventivamente, para assegurar a ordem na unidade. A Secretaria de Justiça está abrindo procedimento para investigar as circunstâncias em que se deu o problema.

 

Quatro detentos que se feriram no distúrbio e receberam atendimento médico imediato. Três deles já receberam alta e um passará por cirurgia. Os familiares desses detentos foram informados e estão recebendo assistência da equipe de Humanização da Sejus.

 

Os presos envolvidos no princípio de motim estão sendo identificados e responderão a procedimento disciplinar. O Poder Judiciário também será comunicado sobre os detentos envolvidos no distúrbio, para que sejam adotadas providências necessárias.

 

Secretaria de Estado de Justiça do Piauí

 

portalaz

Publicidade

Leia também