Operação de carnaval tem efetivo de 3.140 agentes de segurança no Ceará

Publicidade

A operação de segurança para o Carnaval no Ceará contará com 3.140 profissionais por dia, segundo informou nesta quinta-feira (23) a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O período contará com o efetivo de 2.103 policiais militares, 324 policiais civis, 615 agentes do Corpo de Bombeiros e 36 da Perícia Forense, além de 62 servidores das coordenadorias da Secretaria da Segurança.

O esquema especial de segurança inicia às 18h de sexta-feira (24) e seguirá até as 06h da Quarta-Feira de Cinzas (1º). Serão disponibilizadas duas plataformas de observação elevadas, cada uma com 14 câmeras instaladas e quatro aeronaves.

Os helicópteros estarão distribuídos nas três bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. A SSPDS informou que nas cidades litorâneas que costumam receber maior número de pessoas e em regiões com lagoas e açudes, o Corpo de Bombeiros vai complementar o efetivo para atender ocorrências relacionadas com resgate e salvamento de pessoas.

“Da capital, os agentes de segurança também estarão de plantão no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, onde as ações de segurança serão acompanhadas de perto por meio das imagens geradas pelas câmeras de videomonitoramento, a partir da integração com as unidades de comando instaladas no interior do estado”, destacou o secretário da Segurança Pública, André Costa.

“Cerca de 60 municípios do Interior do Estado ganharão reforço no efetivo de segurança por se tratarem de áreas onde acontecem festas tradicionais nesse período carnavalesco. A partir desta quinta, os efetivos serão deslocados para os municípios. Além disso, as delegacias regionais também estarão de prontidão para realizar os atendimentos nos dias festivos”, destacou o coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, Fernando Menezes.

Estradas estaduais
Durante o período de carnaval, o trânsito nas rodovias estaduais será fiscalizado por 750 agentes do Detran e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). As equipes utilizarão 120 bafômetros, 206 viaturas, das quais 118 carros: 58 motocicletas e 30 reboques. Todas as regiões do estado serão fiscalizadas, principalmente as áreas litorânea, serrana, jaguaribana, sertão e cariri.

O efetivo diário da corporação contará com 23 pontos fixos nas estradas, cinco postos avançados, 20 postos volantes, 58 motos, 20 guinchos, 68 viaturas e 44 bafômetros.

g1

Publicidade

Leia também