Juros médios do cartão de crédito caem para 441% ao ano

Publicidade

As taxas médias de juros que incidem no rotativo do cartão de crédito caíram para 441,8% em janeiro, na segunda queda seguida, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado nesta quinta-feira (9). No mês, a taxa foi de 15,12%.

Em dezembro, a taxa era de 453,7% ao ano (15,3% ao mês). A queda de janeiro foi mais acentuada que a registrada em dezembro e já é reflexo dos três cortes da taxa básica Selic promovidos pelo Banco Central desde outubro do ano passado, afirma Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da associação.

“Tendo em vista a melhora das expectativas quanto à redução da inflação bem como à melhora fiscal deveremos ter novas reduções da taxa básica de juros, o que reduz o custo de captação dos bancos possibilitando novas reduções das taxas de juros nas operações de crédito”, explica Oliveira.

A inflação de janeiro, divulgada na última quarta-feira (8), ficou em 0,38%, abaixo do esperado pelo mercado. Com isso, especialistas passaram a projetar uma queda mais acentuada dos juros neste ano, abaixo até da expectativa do Boletim Focus, do BC, que vê a Selic encerrando o ano a 9,5%.

O desemprego elevado, porém, ainda joga dúvidas sobre este cenário, por causa da perspectiva de aumento da inadimplência, o que provocaria novas altas nos juros aos consumidores, segundo o diretor da Anefac.

Das seis linhas de crédito analisadas pela Anefac, três caíram em janeiro.O cheque especial, segunda linha de crédito mais cara, também registrou queda nos juros médios em janeiro. A taxa recuou de 314,5% ao ano para 309,2%.O juro médio de empréstimos de pessoas físicas caiu 8,16% em dezembro para 8,12% em janeiro. Com informações da Folhapress.

Publicidade

Leia também