Holanda discute saída da zona euro, diz jornal

Publicidade

Os parlamentares do maior partido oposicionista da Holanda pediram a elaboração de um relatório que respondesse à questão se o país deve rejeitar o uso da moeda europeia.

A informação foi divulgada pelo jornal Independent na tarde de sábado (25).

Mais cedo, os deputados do país aprovaram a iniciativa do partido Apelo Democrata-Cristão por unanimidade.

A realização da pesquisa será supervisada por um órgão consultivo do governo do país – o Conselho estatal. Está previsto que a discussão geral da questão seja realizada após as eleições gerais que terão lugar em março de 2017.

“Os problemas da moeda europeia não estão resolvidos. É uma oportunidade para todos nós olharmos em frente, sem quaisquer restrições”, declarou Peter Omtzigt, representante do partido.

Ainda de acordo com o político, a iniciativa está ligada ao fato de a taxa de juro muito baixa estabelecida pelo Banco Central Europeu prejudicar os investidores da Holanda.

O jornal destaca também que o tema da possibilidade de saída da zona do euro foi levantado num contexto de aumento de críticas à União Europeia em geral. Os partidos populistas esperam se aproveitar disso para vencer as eleições aos órgãos federais, previstas para serem realizadas em 2017 em diversos países europeus.

Publicidade

Leia também