Feira da José Avelino será transferida em maio, afirma prefeito de Fortaleza

Publicidade

A feira de confecções da Rua José Avelino, em Fortaleza, será remanejada para outro local no mês de maio. A afirmação foi feita pelo prefeito de Roberto Cláudio, nesta sexta-feira (17), durante reunião com representantes dos feirantes, com a participação  do promotor de Justiça Raimundo Batista de Oliveira, do Ministério Público do Ceará. O principal objetivo da reunião era debater alternativas de desocupação do local e definir um cronograma de ações.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, até esta data, haverá um grupo de trabalho entre Prefeitura e conselho dos feirantes para cumprir algumas etapas e compromissos acertados. O primeiro passo será cadastrar, já a partir desta semana, todos os feirantes que ocupam o espaço.

Além disso, a Prefeitura irá garantir cerca de 300 boxes localizados no Mercado São Sebastião e no Beco da Poeira para que possam ser ocupados por quem hoje atua na feira. Os critérios para entrega e escolha da ocupação dos boxes serão definidos pelos próprios feirantes.

Outro compromisso definido foi a criação de novas linhas de ônibus para melhorar o fluxo dos compradores e comerciantes entre os mercados que estão no entorno. Além disso, no dia 15 de maio, serão iniciadas obras no local para requalificação das Ruas Alberto Nepomuceno e José Avelino.

“Após o último dia de feira, vamos ter uma intervenção com obras no espaço entre as duas vias e as intervenções irão permitir a recuperação de calçadas, vias, além da implantação de uma nova iluminação e canteiro central. A ideia é uma intervenção urbana para termos a certeza que os comerciantes informais não retornem para o espaço inadequado”, explicou Roberto Cláudio.

A feira da José Avelino traz inúmeros problemas aos feirantes e para a cidade. Por ser ilegal, não tem segurança, gera 40 toneladas de lixo diariamente, há ligação clandestina de energia elétrica, o trânsito fica desordenado, estimula o trabalho infantil, evasão fiscal, ocupação irregular de calçadas, contribui para a degradação de pavimento de relevância histórica e se distância do planejamento da cidade no Fortaleza 2040.

“Aquela área deverá passar por estímulos de outras atividades comerciais. Queremos abrigar também um corredor turístico voltado para atrair mais cultura. Porém, sabemos que milhares de famílias dependem da feira e que buscam renda e sobrevivência de maneira legítima, através do trabalho. Por isso vamos estimular a ida para estes 10 mil boxes que estão disponíveis em Fortaleza. Este número representa quase o dobro que está na José Avelino ”, comentou Roberto Cláudio.

g120

Publicidade

Leia também