Crato é contemplado com Escritório Regional de Cultura do Cariri

Publicidade

O secretário de Cultura do município do Crato, Wilton Dedê, participou na última sexta-feira, 10, da reunião da apresentação do Escritório Regional de Cultura, equipamento que terá como objetivo minimizar a burocracia em relação a serviços para a cultura.

Esse é o primeiro a ser implementado no interior do Ceará pelo Governo do Estado e inicialmente, funcionará na Vila da Música. A coordenadora do escritório será Dane de Jade, articuladora cultural e ex-secretária de Cultura do Crato.

Estiveram presentes no encontro, o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, os demais secretários de Cultura do Cariri, representantes da pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri, representantes da Escola de Ensino Profissionalizante Violeta Arraes e artistas da região.

“A principal meta do escritório regional será desenvolver uma melhor articulação entre a secretaria de Cultura do Estado junto aos municípios, aos agentes culturais, mestres das culturas e estabelecer melhor a conexão entre a política cultural do estado e o interior”, disse o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

Dane de Jade, coordenadora do escritório, explica que a instituição funcionará a partir de três eixos: articulação do trabalho em rede com os secretários municipais do Cariri, formação de gestores em parceria com as universidades e gestão, onde se inserem os sistemas municipais de cultura, responsáveis pelos equipamentos públicos de cultura.

Para o Secretário de Cultura do Crato Wilton Dedê essa proposta do Governo do Estado vem para auxiliar os municípios a estabelecer e multiplicar direcionamentos que invistam em políticas culturais, trazendo consequentemente desenvolvimento para a região.

Publicidade

Leia também