Crato – Roberto Anastácio sugere escola modelo em tempo integral no prédio do Sesi

O vereador Roberto Anastácio (Bebeto, PTN) fez uso do Grande Expediente na sessão desta terça-feira, 14, para sugerir que o prédio do Sesi passe a ser utilizado como escola modelo em tempo integral e atenda crianças, pré-adolescentes e adolescentes do Crato.

“Ali nós temos um equipamento que deveria muito bem ser utilizado pelo município”, diz o vereador. “Então entramos com requerimento, entregaremos um ofício ao governo do Estado na sexta-feira (17) solicitando todas as forças políticas em níveis municipal, estadual e federal para que aquele equipamento venha a atender a rede de educação do nosso município como escola modelo de tempo integral”, acrescenta.

Segundo o vereador Bebeto, somadas às aulas da grade curricular normal, a escola e os estudantes também seriam contemplados com atividades esportivas e culturais.

“Estamos conclamando a imprensa, a sociedade civil organizada cratense, os políticos em geral para que a gente consiga esse equipamento. Ele será de grande valia, pois ali iremos trabalhar o ensino infantil e o fundamental com crianças, o pré-adolescente e o adolescente e, com certeza, faremos uma sociedade melhor pois vamos começar da base”, encerra.

O prédio é localizado à Avenida Padre Cícero, bairro São Miguel. Há 47 anos foi sede da unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) em Crato. As atividades foram encerradas em 2010. Segundo a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) à época, eram gastos cerca de R$ 2 milhões e reais por ano para manter as instalações e existiam atividades ociosas.

Foto: Henrique Maia – Especial para a Câmara do Crato

Acidente grave em Cajazeiras-Pb deixa saldo de um morto e duas pessoas feridas

Segundo informações de testemunhas, a motorista do veículo perdeu o controle do volante do carro que bateu no contorno e capotou várias vezes. Com o impacto, uma das jovens acabou não resistindo e veio a óbito no local.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e realizaram o socorro dos feridos para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). Uma das vítimas permanece internada em estado gravíssimo, sofreu várias fraturas pelo corpo e uma pancada na cabeça.

O corpo da vítima fatal será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Patos para realização do exame cadavérico.

okariri

Juazeiro do Norte – Prefeito Arnon Bezerra participa de reunião com a comunidade do bairro Pedrinhas, a fim de regularizar títulos de unidades habitacionais

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou, na tarde de ontem, da reunião, onde foi tratada a regularização de títulos equivalentes a 2 mil unidades habitacionais. O encontro com moradores, aconteceu na comunidade do bairro Pedrinhas, no Município, na Escola Modelo Doralice Figueiredo Rocha, e contou com a presença dos moradores que serão beneficiados com a isenção de custos na regularização fundiária urbana.

Também estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social e do Trabalho (SEDEST), Isabela Geromel, o Secretário de Gestão (SEGEST), Evaldo Soares, e a Presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI), Rita Bezerra.

O Projeto é uma parceria do Governo do Estado do Ceará, por meio do IDECI, e da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. O objetivo é garantir o acesso à moradia plena. “Podem ter certeza que a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho irá se empenhar ao máximo para conseguir realizar a dignidade da moradia, direito de todo cidadão”, afirmou a Secretária Isabela Geromel Bezerra de Menezes.

O Prefeito Arnon Bezerra disse estar tocado com o pedido da população para que pudesse dispor da escritura dos imóveis. “A prefeitura se sensibilizou por uma questão de justiça, porque somos todos iguais e queremos crescer juntos”, afirmou.

Para o Secretário da SEGEST, Evaldo Soares, a participação da comunidade em um momento como o ocorrido é de suma importância, uma vez que eles podem tirar suas dúvidas e serem esclarecidos, no que diz respeito a alguns outros assuntos e inquietações existentes. “Nós estamos aqui para melhorar a habitação de vocês. A participação de todos do bairro é importantíssima”, destacou o Secretário.

Para Rita Bezerra, a regularização fundiária urbana vai além do título da propriedade em si. Há todo um benefício por trás. Ainda de acordo com a Presidente do IDECE, o assunto começou a ser discutido a partir de um projeto apresentado por integrantes da própria comunidade, informando as duas mil unidades habitacionais que não tinham os seus títulos regularizados. “Foi desenvolvido um projeto, conseguimos o recurso e, já em 2017, entramos em contato com a Prefeitura e recebemos todo o apoio necessário para execução do trabalho”, destaca. Os títulos deverão ser entregues aos moradores do bairro no final desse ano.

O Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE, avalia terreno em Várzea Alegre para construção da sede do Fórum

Segundo informações do prefeito Zé Helder (PMDB), a Prefeitura já havia disponibilizado um terreno para construção da sede do Fórum local, no bairro Riachinho, próxima à Delegacia de Polícia.

 

Nesta quinta-feira, 16, o prefeito Zé Helder recebeu o arquiteto, Rodrigo Rolim – Chefe de Serviço e de Projeto do Departamento do Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Ceara e Fábio Rego – Chefe da Divisão de Acompanhamento e fiscalização do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Ceará.

 

O prefeito Zé Helder e os representantes da área de engenharia e arquitetura do TJCE, juntamente com o Juiz da Comarca Dr. Ronald Neves Pereira e os promotores de Justiça Paulo Roberto Cristo da Cruz Albuquerque e Dr. Thiago Freitas Camelo, e ainda com o advogado César Gregório e o empresário Zé de Zaqueu visitaram o primeiro terreno disponibilizado, onde se constatou, segundo Rodrigo Rolim, não está em condições adequadas para receber a obra.

 

Um segundo terreno, na mesma área do bairro Riachinho, próximo a uma escola recém-construída, em loteamento pertencente a Zé de Zaqueu com área de 3.000 m² foi melhor avaliado pelos engenheiros do TJCE.

 

De acordo com Rodrigo Rolim, o Conselho Nacional de Justiça, vem nos últimos anos, tirando os fóruns dos prédios onde também funcionam agências do Banco do Brasil.

 

São avaliados como pontos importantes as condições legais de cessão do terreno para o Tribunal de Justiça do Ceará, a oferta de água e energia e rua calçada.

 

Após a avaliação técnica realizada nesta tarde, as informações serão repassadas ao setor responsável do Tribunal de Justiça que tomará a decisão pela construção da obra.

 

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Chove em 20 municípios do Ceará

O Ceará amanheceu com chuva em 20 municípios sexta, 17. Segundo Davi Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a previsão para o fim de semana é de precipitações em todas as regiões do Estado. Das 7 da manhã de quinta, 16, até às 7 horas desta sexta, a cidade de Novo Oriente, a 402 quilômetros de Fortaleza, apresentou a maior quantidade de chuvas, de 70 milímetros. Seguida de Aquiraz (60 mm), Nova Russas (37 mm), Itaitinga (22 mm), Aquiraz (20.5 mm), Ipaporanga (18 mm), Hidrolândia (16 mm), Croatá (14.3 mm) e Hidrolândia (13 mm).
Em Fortaleza, das 7 horas da manhã desta quinta, 16, até as 7 horas da manhã de sexta, 17, choveu 12,2 milímetros. Há nuvens mais significativas sobre o litoral do Ceará. No oceano Atlântico, ainda segundo a Funceme se nota que a Zona de Convergência Intertropical está próxima da costa norte do Nordeste brasileiro, padrão observado nos últimos dias.
A Capital apresenta alguns pontos de alagamento. Na avenida Eduardo Girão, no Bairro de Fátima, por exemplo, os carros passam com água até a altura da placa.
Para os próximos três dias, a Funceme prevê  nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará. Para o sábado e domingo, a previsão para Fortaleza é de céu parcialmente nublado até domingo, 19.
Redação O POVO Online

Hospital Regional do Cariri recebe acreditação nacional em gestão e qualidade

web MG 5461
O reconhecimento refere-se à excelência nos serviços oferecidos à população, com o título de Acreditado com Excelência – Nível III
RIMG-20170216-WA0096A Organização Nacional de Acreditação (ONA), que homologa requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial, reconheceu nesta quinta-feira (16) o Hospital Regional do Cariri (HRC) pela excelência nos serviços oferecidos à população e entregou o título de Acreditado com Excelência – Nível III. A solenidade, realizada no município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, contou com a presença do governador Camilo Santana, que parabenizou os servidores da unidade. “O serviço público precisa sempre receber, acolher e atender bem às pessoas. E é isso que os servidores dos órgãos do governo têm feito nos municípios cearenses. Hoje foi o Hospital Regional do Cariri, que passou por um rigoroso critério de avaliação, independente, reconhecida nacionalmente e internacionalmente. Essa acreditação mostra os avanços que os equipamentos públicos do Governo do Ceará têm tido ao longo dos anos, principalmente na área da saúde que presta esse importante serviço à população cearense”, afirmou Camilo.

web MG 5416Para o secretário da Saúde, Henrique Javi, o reconhecimento traz  mais responsabilidade para o Estado, que já possui a maior rede acreditada do país. “O Hospital Regional do Cariri entra na história da acreditação nacional. Em um estado pobre, que tem passado por imensas dificuldades, fazer assistência em saúde com qualidade é possível. O Ceará possui, hoje, a maior rede pública acreditada do Brasil, com dois hospitais, quatro policlínicas, quatro Centros de Especialidades Odontológicas e o Laboratório Central. O reconhecimento é saber que nós fazemos saúde com excelência e segurança”, destacou.

R MG 5391O diretor geral da ONA, Péricles Góes da Cruz, ressaltou o empenho dos profissionais que fazem o Hospital Regional do Cariri. “O Hospital Regional do Cariri é um exemplo acabado do que nós pretendíamos desde o princípio, que é trazer para o país uma certificação nacional que integrasse todos os serviços brasileiros voltados para a qualidade de atendimento. O princípio básico de todo o processo que implantamos no Brasil se chama amor. E são os profissionais que fazem com que seja possível perpetuar este sentimento no interior das unidades”, salientou.

web MG 5155Bastante emocionada, a diretora geral do HRC, Demostenia Coelho, disse que a responsabilidade aumenta e que a equipe está prearada. “Acredito que este é um grande marco para a saúde do Ceará porque comprova que a população possui um atendimento seguro, garantido, em um hospital público, custeado 100 % com recursos públicos e com assistência de qualidade. Nossa responsabilidade agora aumenta muito, pois tão difícill quanto conquistar um reconhecimento é manter o padrão de qualidade. Mas nossa equipe está comprometida e envolvida e isso garante que continuemos com uma assistência segura”, enfatizou.

web MG 5347O aposentado Edson Barros, de 72 anos, esteve no hospital, entre os dias 12 e 17 de janeiro. Vítima de AVC, ele esteve na Unidade de AVC Agudo, que é referência na Região e já realizou 2.597 atendimentos, desde 2013. “Já fui bem atendido logo na chegada ao hospital, desde o tratamento dos profissionais até a boa alimentação que recebi. A realidade é que o hospital público pode sim ter um atendimento de qualidade e eu comprovei isso. Graças a Deus e a excelente assistência que recebi aqui, posso dizer que renasci e ganhei novos amigos, pois é isso que os profissionais desta unidade são para os pacientes”, pontuou.

Ao lado dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), e Crato, Zé Ailton Brasil (PP), o deputado estadual Dr. Santana (PT), que é da Região, disse que “a estratégia dos Hospitais Regionais implantadas no Ceará é o maior exemplo de sucesso do Sistema Único de Saúde e de um atendimento de qualidade”. A representante da Assembleia Legislativa, deputada Augusta Brito (PC do B), e o deputado Federal Manoel Salviano (PSD), além de prefeitos, secretários e pessoas ligadas a entidades e sindicatos dos profissionais da saúde também estiveram presentes na solenidade.

RIMG-20170216-WA0101

HRC

RIMG-20170216-WA0021O primeiro hospital público terciário construído no interior do Ceará atende a 1,4 milhão de habitantes dos 45 municípios da macrorregião do Cariri. Com 324 leitos, o HRC tem cobertura 24h para Urgência e Emergência e é referência em traumatologia e em Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foram realizadas ainda 49.646 internações e 38.881 cirurgias no hospital, que também faz a captação de órgãos e tecidos para transplante desde junho de 2012. Com 27.126 m2 de área construída, foram investidos R$ 105.624.000 na construção do hospital. Desse total, o Governo do Ceará investiu na obra R$ 58.568.000 e o Ministério da Saúde participou com R$ 12.500.000. Os equipamentos, no valor de R$ 31.226.000, foram adquiridos exclusivamente com recursos do Tesouro Estadual.

Acreditação

RIMG-20170216-WA0070Em 2014, o HRC iniciou o processo de avaliação externa, no qual a ONA conferiu a certificação  de Acreditado Pleno – Nível 2. Com isso, o Hospital Regional do Cariri tornou-se o primeiro hospital público do interior do Estado com emergência e mais de 200 leitos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País a ser acreditado pleno. Dois anos depois, no processo de recertificação, a ONA atesta o amadurecimento do trabalho realizado por toda a equipe de gestão, colaboradores, além de prestadores de serviços e fornecedores, e desta vez o HRC recebeu a certificação de Acreditado com Excelência – Nível 3.

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de reportagem

Fotos: José Wagner e Nívia Uchoa