Espetáculo de dança “O Cheiro da Lycra”, de Juazeiro do Norte, estreia no Zona de Criação neste sábado (25)

Foto: Reprodução/Wiharley Rubson

Publicidade

O Cheiro da Lycra” dá nome ao solo de dança contemporânea desenvolvido pela Cia. de Dança Alysson Amancio, localizada em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O trabalho desenvolvido inicialmente como um solo de dança passou por muitos palcos e teatros e, agora, chega ao público em formato audiovisual através do programa Zona de Criação, realizado pelo Centro Cultural Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar. A estreia acontece neste sábado (25) às 18h no Youtube do Porto Dragão e conta com audiodescrição e LIBRAS.

Acesse aqui a estreia do novo episódio do Zona de Criação com “O cheiro da lycra”

O espetáculo se faz a partir das memórias do intérprete-criador Alysson Amancio e seus enfrentamentos de assumir-se como gay/bailarino/negro, tendo nascido “macho” no interior do Ceará, onde as expectativas eram, e ainda são, na maioria dos casos, marcadas por estereótipos de gênero. A pesquisa colaborativa tem a participação dos artistas Luiz Renato e Kel Maia, além da tutoria do bailarino e coreógrafo Fauller.

Sobre a Alysson Amancio

A Cia Alysson Amancio é um grupo profissional com sede na cidade de Juazeiro do Norte-CE que atua desde 2006 produzindo espetáculos de dança contemporânea. Em seu repertório, já conta com 14 espetáculos. Em parceria com a Associação Dança Cariri desenvolve trabalhos e ações que fomentam o ensino, pesquisa, criação, formação profissional e circulação da dança na região do Cariri, no Sul do Ceará.

Confira aqui a playlist com os episódios da nova temporada do Zona de Criação

Sobre o Zona de Criação

Idealizado e produzido pelo Centro Cultural Porto Dragão, o programa fomenta a produção de conteúdo audiovisual, experimentando a co-criação entre as diversas linguagens, resultando em uma programação cultural de qualidade, além de gerar portfólios para os artistas. Em sua segunda temporada, os artistas participam de consultorias de acessibilidade e de roteiro, incentivando novas formações e perspectivas em seus processos criativos.

Para assistir os episódios da primeira temporada do Zona de Criação, clique aqui

Trabalho em rede nos equipamentos culturais

Cada vez mais, os equipamentos culturais vêm trabalhando em rede, atuando como pontes entre os trabalhos criativos desenvolvidos por artistas. É o caso do espetáculo “O cheiro da lycra”, que integrou o Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes na edição 2020/2021, quando desenvolveu parte de sua trajetória e agora passa por uma etapa nesta relação com o audiovisual no Porto Dragão participando do Zona de Criação.

Serviço:

Zona de Criação – Episódio 05 – Temporada 02
Cia. Alysson Amancio em “O Cheiro da Lycra”
25 de setembro de 2021, sábado, 18h
Youtube.com.br/PortoDragao

Fonte: Governo Estadual do Ceará

Publicidade

Leia também