Em live, Juazeiro apresenta o plano de retorno às aulas presenciais no município

Foto: Reprodução / ASCOM Prefeitura de Juazeiro do Norte

Publicidade

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, apresentou o Plano de Retorno Seguro às aulas presenciais. O momento foi transmitido pelos canais do município, através de uma live.

O Plano, que foi apresentado pela titular da pasta, Pergentina Jardim, foi elaborado a partir das discussões do Comitê Municipal de Retorno Seguro, que conta com a participação de 23 membros, representando diversos segmentos da sociedade. “O Plano prioriza a segurança e, sobretudo, a vida”.

O documento trata de pontos específicos relacionados à governança, ao administrativo-financeiro, protocolos sanitários que devem ser implantados e seguidos nas unidades escolares, bem como orientações pedagógicas e gestão de pessoas envolvidas no processo.

Pergentina explicou que o retorno gradual acontecerá por etapas e em forma de rodízio. A primeira fase, que acontecerá durante todo o mês de outubro, envolve a flexibilização de atividades presenciais nas unidades escolares, conforme a portaria 30/2021, publicada pela Seduc no Diário Oficial do Município, em 14 de setembro.

A previsão de avanço para a segunda etapa será no dia 3 de novembro, onde inicialmente, retornarão as turmas do Infantil V, 5° ano, 9° ano e EJA, obedecendo o cronograma de escalonamento.

Após 15 dias, a terceira etapa inicia com as turmas da segunda fase, acrescentando o Infantil IV, 2° ano e 7° ano.

Conforme o monitoramento e avaliação, e de acordo com os dados epidemiológicos apontados no município, ocorrerá o avanço para a 4ª fase, onde todas as etapas serão contempladas, com exceção do infantil I,II,III.

Na oportunidade, foi realizada, ainda, a entrega simbólica de kits sanitizantes às escolas, contendo máscaras, pulverizador, álcool gel, colchonete, protetor facial transparente, termômetro e tapete sanitizante.

Nas unidades escolares ocorreram adequações para higienização e melhoria nas estruturas gerais, sendo que 11 escolas estão passando por manutenções. “O município também tem investido na formação dos gestores para essa nova etapa que se inicia na Rede Municipal de Ensino”, acrescenta a gestora da educação.

Confira, na íntegra, o Plano de Retorno Seguro às aulas Presenciais disponível abaixo.

 

Passo a Passo do Plano de Retorno gradual às aulas Presenciais no Município de Juazeiro do Norte:

 

O retorno, de forma gradual, será dividido pelas seguintes fases:

1ª fase: flexibilização de atividades presenciais nas unidades escolares, conforme a portaria 30/2021 (durante o mês de outubro);

2ª fase: A previsão é que no dia 3/11 ocorrerá o retorno gradual com as turmas do Infantil V, 5º ano, 9° ano e Eja;

3ª fase : Após 15 dias, as turmas da segunda fase, acrescentando as turmas Infantil IV, 2° ano e 7° ano.

4ª fase: Todas as etapas, exceto o Infantil I, II, III.

 

Carga horária presencial e remota para os alunos:

Rodízio: Obedecendo os percentuais de 50% a 100%, conforme o espaço da sala de aula, mantendo o protocolo de distanciamento.

Infantil : Carga horária – (Escalonamento das Turmas A/B/C) dois dias de atividades presenciais e 3 dias de atividades domiciliares.

Fundamental anos iniciais: Escalonamento das turmas em A/B sendo três dias presenciais e dois dias remotos.

Ensino Fundamental anos finais – ( Escalonamento das turmas A/B de forma semanal). Obedecendo o horário escolar normal.

Exemplo: TURMA A: 1ª semana de atividades presenciais e na 2ª semana atividades impressas.

TURMA B: 2ª semana presencial e na 3ª semana atividades impressas.

EJA : turma única 100% presencial.

Turmas de tempo integral terão o rodízio por turno (Turma A, pela manhã, Turma B, à tarde).

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Publicidade

Leia também