Com chegada de novo lote da CoronaVac, Ceará consegue vacinar 100% da população adulta

Foto: Ascom Casa Civil e Ascom Governo de SP

Publicidade

Por Yago Pontes / Agência News Cariri

Mais cedo nesta quarta (22), em entrevista coletiva no Instituto Butantan, o Governador Camilo Santana, junto do Governador de São Paulo, João Dória, anunciou chegada de um lote de 300 mil vacinas da CoronaVac ao Ceará,  graças a compra direta pelo estado. Esse montante garante 100% da cobertura vacinal de toda a população adulta no Ceará na 1ª e 2ª doses.

O contrato foi fechado com o Instituto Butantan, de forma a complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI), no Ceará. A compra foi realizada de forma conjunta com outros quatro estados, Espírito Santo (ES), Piauí (PI), Pará (PA) e Mato Grosso (MT), sem envolvimento do Ministério da Saúde, totalizando 2,5 milhões de doses adquiridas.

“Já estivemos antes aqui com o intuito de firmar essa compra direta, mas que tivemos de aguardar e agora vamos firmar a compra de mais 300 mil doses de CoronaVac para o Ceará, que vai ampliar nossa vacinação tanto na Capital quanto no Interior. Atualmente temos mais de 90% dos adultos vacinados pelo menos com a primeira dose na Capital cearense, e quase 90% de adultos vacinados no Estado do Ceará, também pelo menos com a primeira dose. Só a vacina salva vidas, e não descansarei enquanto todos os cearenses estiverem vacinados. Por isso quero parabenizar o Instituto Butantan, patrimônio do povo brasileiro, pela condução neste período de pandemia, veio daqui a CoronaVac, a primeira dose aplicada, a maior quantidade de doses ministradas no Brasil, e é uma vacina que vem salvando vidas”, informou o Governador Camilo Santana.

Além disso, Camilo afirmou que o Ceará já aguarda novas doses da CoronaVac, além também de integrar a fila de espera do imunizante ButanVac.

“O pedido foi uma decisão do comitê científico do Ceará, que esteve recentemente no Butantan com o presidente Dimas Covas, e estamos recebendo agora de imediato 300 mil doses para imunizar logo 100% dos adultos no Ceará. O restante das vacinas será pedido por demanda pelo Estado, através da secretaria estadual de Saúde (Sesa). Com isso, podemos ajustar nossas vacinas para aplicar a terceira dose nos idosos, e vacinar os nossos adolescentes. Por uma questão de prudência do próprio comitê, estamos aguardando a autorização da Anvisa para que a gente possa fazer essa solicitação das 3 milhões de doses da Coronavac. E já queremos entrar na fila para receber também a ButanVac para o Ceará, até porque não sabemos ainda de forma clara se deveremos permanecer a vacinação todos os anos”, concluiu.

Publicidade

Leia também