Itaitinga recebe 47ª base do CPRaio e central de videomonitoramento

Publicidade

Policiamento ostensivo será reforçado ainda com 16 câmeras de videomonitoramento

Reforço na Segurança Pública do Ceará. O governador Camilo Santana entregou, na manhã desta quarta-feira (28), a 47ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar (PMCE) e uma central de videomonitoramento em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com transmissão via redes sociais, a solenidade teve a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, do comandante geral da PM, coronel Márcio de Oliveira, do comandante do CPRaio, tenente-coronel Kilderlan Nascimento, além de outras autoridades.

“Com essa, já estamos implantando 47 bases do Raio em todo o Ceará. Nossa meta é implantar, até o meio do ano que vem, mais 22 bases em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes, para garantir o combate à criminalidade no Estado do Ceará”, garantiu Camilo Santana.

A nova base será comandada pelo primeiro-tenente Breno Magalhães e contará com o efetivo de 29 policiais militares, 12 motocicletas e uma viatura Raio caracterizada, para realizar patrulhamento ostensivo em Itaitinga e municípios vizinhos. Na mesma sede do CPRaio, funcionará a sede da 1º Companhia do 25º Batalhão do Policiamento Ostensivo Geral (POG).

O governador destacou, ainda, que o combate à criminalidade integra policiamento e prevenção. “Para combater a criminalidade você trabalha em dois eixos. Um é com a presença do policiamento mais inteligência. E prevenção, com Escola de Tempo Integral, esporte e cultura”.

Segundo Sandro Caron, o trabalho efetivo do CPRaio é um exemplo para o Brasil pelos resultados apresentados. “Mais uma base na Região Metropolitana, que é nossa prioridade em matéria de Segurança Pública. Conseguimos significativa melhora dos índices de criminalidade na Capital. E agora toda a nossa priorização é para o combate ao crime na RMF”, afirmou o titular da SSPDS.

Para reforçar essa atuação, serão 16 câmeras de videomonitoramento espalhadas estrategicamente por Itaitinga a fim de garantir mais proteção à população. Atualmente, o Ceará conta com 45 centrais de videomonitoramento, com 3.303 câmeras, integradas aos sistemas e ferramentas de inteligência da SSPDS.

“Nós temos tecnologia de ponta. Temos homens treinados, capacitados e valorizados. Nós temos, também, viaturas de ótima qualidade e armamento do melhor que existe no mundo. Hoje, o armamento utilizado pelas forças de segurança do Estado é o mesmo utilizado pela Polícia Federal, FBI, polícias de ponta no mundo e, até mesmo, pelo exército americano”, complementou Caron.

Estrutura Permanente da PMCE

Criado em 2004, o policiamento especializado CPRaio se caracteriza pela mobilidade, flexibilidade, agilidade e precisão com o uso de motocicletas no combate ao crime. Atualmente, o Raio conta com 2.492 policiais militares atuando em 47 bases, com auxílio de 1.641 motocicletas e 87 viaturas. Além da Capital, são 12 bases na RMF e 34 no Interior.

Para integrar o Raio, os policiais recebem formação que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar com mais facilidade ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

O comandante da PM, coronel Márcio Oliveira, ressaltou que o CPRaio contribui para proteger os cearenses. “Eu tenho certeza que aqui, em Itaitinga, experimentando esse processo de policiamento especializado, a população vai sentir a diferença não só nos índices, mas na presença da polícia ostensiva, isso é muito importante”.

Interiorização

Desde 2015, o Governo do Estado investe para garantir a interiorização do Comando, tendo viabilizado a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Ceará. Com isso, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão dos Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

A segunda etapa de interiorização implantou bases nas cidades com mais de 50 mil habitantes, possibilitando a presença do Raio nos municípios mais populosos do Estado: Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Acopiara, Itarema e Jaguaribe.

Publicidade

Leia também