Estudante de Juazeiro do Norte ganha medalha e vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Física nos EUA

A jovem Letícia Vieira (ao centro) vai representar o Ceará em olimpíada de física na Geórgia. — Foto: Divulgação

Publicidade

A estudante Letícia Vieira, 18, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Juazeiro do Norte, se prepara para representar o Brasil na Copa do Mundo de Física, a ser realizada na Geórgia, EUA, de 7 a 14 de julho.

Em competição nacional realizada no mês passado, a equipe do campus Juazeiro do Norte, da qual Letícia fez parte, recebeu medalha de prata.

Este é o melhor resultado de uma escola pública cearense na competição e é fruto de bastante trabalho, conforme explicou o professor Maurício Almeida, orientador da equipe do IFCE. “Estamos muito felizes, esse é um trabalho de longa data e fomos amadurecendo a cada ano. Começamos com uma menção honrosa, depois uma medalha de bronze e agora uma de prata, além da honra de garantir uma vaga no mundial”, celebrou

A equipe “Se um Feynman der match, não o Descartes”, que também foi premiada na categoria melhor nome de equipe, é composta pelos estudantes Marcos Vinícius Olegário, Letícia Vieira, Emanuel Oliveira e Luiza Vieira, orientados pelos professores Maurício Almeida e Rodrigo Queiros de Almeida. Eles fazem parte do grupo de alunos que integram o projeto Comitê Olímpico Institucional (COI) do campus Juazeiro, que prepara estudantes para participação em olimpíadas do conhecimento.

Rodrigo destaca que, mais uma vez, a instituição recebe o prêmio de melhor escola pública a participar do torneio e pela primeira vez um estudante de escola pública conquista lugar na equipe que participará da etapa internacional. “Isso é um feito para o IFCE, graças ao empenho de estudantes, professores e também ao incentivo que a instituição tem dado a olimpíadas, feiras científicas, isso tem feito enorme diferença para os nossos resultados”, disse.

O reitor do IFCE, professor Wally Menezes, parabenizou a equipe do IFCE e destacou o incentivo que a instituição vem dando a ações desse tipo. “Essa notícia é um grande presente para o IFCE. É um resultado muito representativo pela instituição e inspira outros estudantes. Desde o início apoiamos as inciativas olímpicas e esses resultados são provas que temos que avançar cada vez mais em ações como essa”, frisou.

A competição é dividida em três fases, no primeiro momento as equipes de todo o Brasil enviam a solução dos problemas que foram elaborados pelo comitê central, os problemas são resolvidos no laboratório e enviados, assim são selecionados os melhores projetos do país para disputar a segunda fase, que acontece em São Paulo. Desta vez, por causa da pandemia a etapa foi realizada de forma remota. Cada uma das cinco melhores equipes do IYPT Brasil tem um membro como candidato ao Time Nacional.

A aluna Letícia Vieira, do curso de Eletrotécnica, representará a equipe do IFCE no mundial. “Me sinto muito realizada com esse resultado, é a prova de que todo trabalho duro que realizamos desde 2019 valeram a pena, os problemas que tivemos que resolver eram de uma dificuldade muito acima do nível do ensino médio, porém com muita pesquisa e trabalho em equipe resolvemos com excelência e conseguimos essa conquista”, afirmou.

O IYPT Brasil é uma competição científica para estudantes do Ensino Médio, a partir da qual é selecionada a equipe brasileira no IYPT, popularmente conhecido como “Copa do Mundo de Física”. A nova etapa da competição se dará no período de 7 a 14 de julho de 2021, com a realização do 34th IYPT, em Kutaisi – Geórgia, com participação do IFCE na equipe brasileira.

Sheyla Graziela (campus Juazeiro do Norte) e Rebeca Casemiro (Reitoria)

Publicidade

Leia também