Governo do Ceará recebe 24ª remessa de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira (14)

Foto: Thiara Montefusco

Publicidade

41.600 doses da CoronaVac/Butantan serão destinadas à aplicação da segunda dose na 3ª fase da vacinação no Ceará

Chegou ao Ceará, no fim da manhã desta sexta-feira (14), o avião com 41.600 doses da CoronaVac/Butantan. Ontem, chegaram mais de 173 mil doses no 23° lote, sendo 103.750 da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e 70 mil da CoronaVac/Butantan. As duas remessas vão ser distribuídas pelo Governo do Ceará aos municípios cearenses nesta sexta-feira.

“O Ceará recebeu há pouco mais 41.600 doses da CoronaVac para reforçar a imunização dos cearenses. Até o momento foram aplicadas 2,32 milhões de doses em todo o Estado. Seguimos firmes na busca de mais vacinas para imunizar nossa população o mais rápido possível”, garantiu o governador Camilo Santana, em publicação nas redes sociais.

Enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), o 24° lote será destinado à aplicação da segunda dose no Ceará.

Doses da CoronaVac

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que vai seguir a recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) e enviará as vacinas CoronaVac somente como segunda dose. O pedido dos órgãos de controle ocorreu na tarde dessa quinta-feira (13/05).

“A medida, segundo o MP, visa a garantir que todas as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante possam tomar o reforço no prazo adequado. É importante ressaltar que a Sesa, no dia 20 de março, enviou memorando aos 184 municípios cearenses orientando expressamente que não usassem seus estoques de dose 2 da CoronaVac como dose 1”, informa a Sesa.

O comunicado explica ainda que a vacinação contra Covid-19 em gestantes e puérperas no interior do Estado fica paralisada com a recomendação do MP quanto à CoronaVac, pois a aplicação de AstraZeneca segue temporariamente suspensa para este grupo e as doses de Pfizer são direcionadas somente a Fortaleza, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Leia o comunicado na íntegra.

Vacinômetro

Com a nova remessa, o Ceará contabiliza 3.145.740 doses de vacinas recebidas por meio do PNI. Sobre os dados da vacinação, o Vacinômetro da Sesa registrou, até às 17 horas da última quarta-feira (12), 2.321.190 doses aplicadas, entre primeira e segunda doses.

 

Publicidade

Leia também