Cineteatro São Luiz recebe exposição virtual “Paisagens do Pirambu”, do artista visual Ronaldo Vieira, em celebração ao aniversário de Fortaleza

Publicidade

A exposição Paisagens do Pirambu é uma ação em arte no campo da pintura em aquarela sobre papel que busca retratar de forma poética as múltiplas faces do bairro do Pirambu, em Fortaleza. A ação foi executada a partir de um trabalho de campo onde o artista plástico Ronaldo Vieira se inspirou na paisagem das praias que banham a extensão do lugar, nas atividades econômicas, no cotidiano dos pescadores e nos moradores locais. As obras evidenciam o bairro como um território de possibilidades artísticas no seio da capital cearense, lançando por meio das artes visuais um registro da vida, da memória e da cultura local. A exposição estreia no dia 13, aniversário de Fortaleza, às 18h, através do site do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

“Paisagens do Pirambu” tem a curadoria do arte-educador, conservador e restaurador Antônio Vieira. “A experiência do olhar andarilho do artista traz nas suas paisagens uma carga profundamente afetiva na concepção dos elementos visuais captados na sua composição pictórica. Andar pelas ruas do Pirambu é conectar-se com diversas formas de uma pequena cidade mutável onde o tempo trata de desvelar a beleza da paisagem cotidiana”, descreve.

No mesmo dia, às 18h30, o artista Ronaldo Vieira, o arte-educador Antônio Vieira e o escritor Raimundo Cavalcante, autor do livro “Pirambu”, se encontram num bate-papo ao vivo sobre “Arte e Resistência do Pirambu”. A conversa será conectada pelo olhar de cada um deles sobre o bairro, suas histórias, lutas, resistência e “insistências” no que diz respeito ao fazer artístico, político e social, mas também como lugar de inspiração para artistas e para Fortaleza. A programação ocorre em formato de live, com interações em tempo real, e veiculação no canal de YouTube do Cineteatro.

O artista Ronaldo Vieira

Francisco Ronaldo Ramos Vieira é fortalezense, artista visual, possui graduação em Artes Plásticas e Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação no Mestrado Profissional em Artes do IFCE onde desenvolve uma pesquisa em arte no campo da gravura.

O curador da exposição

Antônio Vieira atua profissionalmente como curador, arte-educador, conservador e restaurador. É responsável técnico de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

O escritor Raimundo Cavalcante (participa do bate-papo)

Autor do livro “Pirambu”, da coleção Pajeú, lançada pela Secultfor. É artista plástico e teve participações em exposições coletivas e individuais em algumas capitais do Nordeste, São Paulo e Brasília. Em meados dos anos 1960 e 1970, trabalhou como chargista e colunista de jornais de Fortaleza, Teresina e Salvador. É poeta e contista, com algumas publicações em coletâneas, além de autor de teatro premiado. Foi co-autor e assistente de direção do filme Poço da Pedra, do diretor Gerardo Damasceno; autor de “Os Viventes da Baixa da Égua”, romance agraciado com Prêmio Osmundo Pontes, da Academia Cearense de Letras, em 2000.

Serviço

Dia 13/04 (terça-feira)

Às 18h – [Exposição] “Paisagens do Pirambu”, do artista visual Ronaldo Vieira
➜ Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

Às 18h30 – [Live] “Arte e resistência do Pirambu”, conversa ao vivo com o artista Ronaldo Vieira, o arte-educador Antônio Vieira e o escritor Raimundo Cavalcante, autor do livro “Pirambu”
➜ Onde: no Canal de Youtube do Cineteatro São Luiz https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza
Duração: 50 minutos

Publicidade

Leia também