LOGO-NEWS-CARIRI

Cineteatro São Luiz exibe Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará

Publicidade

A programação estreia na segunda (8), Dia Internacional da Mulher, às 18h, com bate-papo, depoimento e espetáculo em formato de novela: “3 Mulheres 1 Caminho” de Romina Noelia Sanchez

O mês de março é dedicado ao Circo e à luta pela igualdade de gênero. Assim, entra em cena a Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará. Esta edição ocorre em formato especial, sendo toda online, no período de 8 a 28 de março e terá acessibilidade em Libras. A programação poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e da Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece).

Com curadoria de Sâmia Bittencourt e Carolina Holanda, o projeto nasce a partir de reflexões sobre o papel da mulher como protagonista de sua cena, de sua dramaturgia e de seus corpos. A mostra traz apresentações artísticas de palhaças cearenses e atividades de formação, além de depoimentos. Esta edição tem o apoio da Lei Aldir Blanc e conta com a parceria inédita do Cineteatro São Luiz.

“Cada vez mais vemos a necessidade de consolidar ações permanentes que buscam dar visibilidade às mulheres, principalmente para as artistas que compõem o cenário circense do nosso estado”, afirma Andrea Vasconcelos, idealizadora e produtora executiva do evento.

Programação corrida

Dia 08/03 (segunda)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará] Abertura

Classificação: Livre | Duração: 60 minutos

● Bate-papo “O que é Palhaçaria Feminina?” com Andrea Vasconcelos, Carolina Holanda e Samia Bittencourt – Convidada: Teresa Ricou (Tété) da Escola Chapitô (Lisboa/Portugal)

● Depoimento de Cida Vilar (Circo Fantástico Família Vilar)

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 1) com Romina Noelia Sanchez

Romina Noelia Sanchez traz 3 personagens da sua criação para o convívio do cotidiano através da novela “3 Mulheres 1 Caminho”. 1 casa, 3 mulheres e as suas bagagens carregadas de histórias pessoais. Nessa morada da quarentena, muita ansiedade, drama e esperas amorosas, mas nada disso é tão desafiador quando na casa tem apenas um banheiro.

 

Dia 09/03 (terça)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

Classificação: Livre | Duração: 60 minutos

● Bate-papo “Dramaturgia da mulher na cena cômica” com as convidadas: Ana Borges e Karla Conca; mediação de Carolina Holanda

● Depoimento de Luisa Cela (Secretária Executiva da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará)

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 2) com Romina Noelia Sanchez

 

Dia 10/03 (quarta)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Bate-papo “Comicidade feminina na cultura popular” com Cibele Mateus; mediação de Samia Bittencourt

● Depoimento – Paola Lalia (AR)

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 3), com Romina Noelia Sanchez

 

Dia 11/03 (quinta)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

Classificação: Livre | Duração: 60 minutos

● Bate-papo “Do presencial ao virtual: a Comicidade e sua produção Cênica” com Juliana Sarmento (BR); mediação de Andrea Vasconcelos

● Depoimento de Giza Diógenes

● Exibição do Curta-Metragem “Pra sair de casa” / Idealização e direção: Júlia Sarmento

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 4), com Romina Noelia Sanchez

 

Dia 13/03 (sábado)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “O Circo de Uma Mulher Só” com Mayara Maria | Palhaça: Florida Pereba

Duração: 35 minutos | Classificação Etária: Livre

“O Circo de Uma Mulher Só” gira em torno da palhaça Florida Pereba que cansada do seu papel de “Partner” e nada satisfeita em estar sempre à sombra do universo masculino das estrelas do circo, parte em busca de realizar seu sonho: ter seu próprio espetáculo.

● Espetáculo “Isso é Grolesco” com Rayane Mendes Santos | Palhaça: Lupita Mexicana

Duração: 5 minutos | Classificação Etária: Livre

8 Sras. e Sres.! descruzem as cuecas, joguem as braguilhas, depilem a boca e abram as virilhas pois é chegado a hora do show! Lupita, a palhaça mais sensual da história, realiza seu primeiro burlesco, deixando os homens de cabeça dura, um pouco mais sensíveis ao toque feminino.

 

Dia 14/03 (domingo)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “Madame Tramelus” com Aline Campêlo / K’Os Coletivo | Palhaça: Tramelus

Duração: 15 minutos | Classificação Etária: Livre

Como você se vê no futuro? Você gostaria de saber o que vai acontecer com você daqui a um, dez, vinte ou trinta anos? A cada ano você vai perceber que se passaram 12 meses! Madame Tramelus mostrará o seu futuro como você nunca viu… Ela, a Rainha do saber… Aquela que tudo sabe e tudo vê! Aquela que vê presente, passado e futuro! Linda e ágil com as coisas… é Madame Tramelus! Prepare-se que o seu futuro… ele ainda vai vir!

● Espetáculo “Número 1” com Paula Jordana Gomes do Nascimento | Palhaça: Jó

Duração: 15 minutos | Classificação Etária: Livre

Usando elementos cotidianos e de maneira nada convencional, Jordana Nascimento experimenta por meio da palhaçaria, seu NÚMERO UM. Propõe um jogo de ações que trazem uma mistura de comicidade e crítica, levando a um questionamento sobre as imposições que nos fazem desde sempre.

 

Dia 20/03 (sábado)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “Só um ‘cochilim’” com Angélica Matos Gadelha Silva | Palhaça: Pituca

Duração: 10 minutos | Classificação Etária: Livre

Rotina da palhaça Pituca ao se organizar para dormir, mas interferências extra cotidianas, ou não, acontecem no decorrer da noite tornando assim a sua simples tentativa de dormir em uma saga que perdura até o amanhecer.

● Espetáculo “Sandwína, A mulher mais forte do mundo” com Samia Bittencourt

Duração: 50 minutos | Classificação Etária: Livre

Senhoras e senhores, excelentíssimo público, hoje, em plena praça pública, diante dos seus olhos incrédulos, vocês terão a honra e o prazer de testemunhar, de vislumbrar, de se arrepiar, diante da maior demonstração de força física que já pisou sobre a face da terra! Mais do que uma lenda, mais do que um mito. Com vocês, “A mulher mais forte do mundo”!

 

27/03 (sábado)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “Piaf” com Radmila da Frota Cabral | Palhaça: Edith

Duração: 10 minutos | Classificação Etária: Livre

Vinda da França diretamente para o Cine São Luiz, Edith prepara um belíssimo espetáculo, para o delírio de seu público

● Espetáculo “A vida com o cio das 5” com Coletivo Cio das 5

Duração: 20 minutos | Classificação Etária: Livre

Coletivo de palhaças que nasceu no dia 8 de Maio de 2018, com o apoio da escola Porto Iracema das Artes, que neste mesmo ano lançou como temática as Poéticas do Feminino e pelo encontro na Academia do Riso: Formação Extensiva em Palhaçaria, onde se formaram suas integrantes e onde começaram a costurar seus desejos e inquietações como coletivo. No primeiro ano, fizemos diversas experimentações nas ruas de Fortaleza e estreamos em uma temporada no anexo Morro do Ouro do Theatro José de Alencar, chamada “Um Espetáculo Germinal” sob a direção de Carol Holanda. Atualmente, está em processo de montagem sob a direção de Júlia Sarmento e integra a produção da Rede de Comicidade Feminina do Ceará através do I Ciclo em Comicidade Feminina: A Palhaça em Jogo, projeto apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR.

 

28/03 (domingo)

20h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

“Bufa Ludomira Silva” com Maruska de Sousa Ribeiro | Palhaça: Bufa Ludomira Silva

Duração: 20 minutos | Classificação Etária: 16 anos

Ludomira traz em si toda força, brutalidade e nenhum pouco de medo para falar da mulher e da opressão sofrida pelo machismo. Sem pudor ela fala, exibe tudo e ainda desafia qualquer homem espectador a entrar no jogo de cena, ela chega provocando e chamando a atenção para todos ficarem atentos e ouvir o que ela tem a dizer.

 

Serviço

Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará

Dias 8, 9,10,11, 13, 14, 20, 27 e 28 de março

➜ Acessibilidade: Intérprete de Libras

➜ Onde: no canal no YouTube do Cineteatro

Acesso gratuito

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas