Plantão Coronavírus é importante ferramenta no combate à Covid-19 e na assistência à saúde

Publicidade

A pandemia de Covid-19 exige novas formas de tratar, cuidar e prestar assistência à população. Por meio do Plantão Coronavírus, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) possibilita que o cidadão busque orientações sobre a doença e faça registro de algum sintoma, se for o caso. Além disso, a plataforma divulga informações sobre a vacinação e oferece, ainda, o acompanhamento de profissionais de saúde, caso haja necessidade.

O coordenador do serviço e médico de Família e Comunidade Allan Denizard ressalta que a ferramenta é um importante apoio no controle e combate à doença. “Com o Plantão Coronavírus, a saúde se reinventa e alivia as unidades de saúde que estão sobrecarregadas e estressadas, em que os atendimentos físicos estão cada mais indesejados por medo de contaminação”, afirma Denizard.

Desde abril de 2020, quando a ferramenta foi criada, foram mais de 400 mil acessos à plataforma e cerca de 42 mil pessoas atendidas pela equipe de saúde. O atendimento online funciona 24 horas. Antes de receber atendimento, o usuário passa por triagem em conversa com um sistema de inteligência artificial.

É importante sublinhar, ainda, que há uma equipe de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para dar suporte a pessoas com surdez “A Sesa abre um novo cenário de possibilidades para melhorar o acesso à informação de surdos. Permitindo, assim, um atendimento mais satisfatório e humanizado”, pontua o coordenador.

TeleConsultas

O Plantão Coronavírus possui também consultas de retorno em algumas unidades, realiza a triagem de pacientes com sintomas e compartilha informações sobre saúde mental. Nos primeiros 15 dias de fevereiro, 503 atendimentos de retorno foram realizados.

As consultas de retorno via Plantão Coronavírus estão sendo ampliadas. Atualmente, os hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Geral César Cals (HGCC), Infantil Albert Sabin (Hias) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) contam com o serviço.

Publicidade

Leia também