Novo decreto deve ser anunciado ainda hoje e passa a valer a partir de amanhã

O governador Camilo Santana e Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Ceará, participaram de reunião com o Ministério da Saúde e outros governadores. — Foto: Facebook/Reprodução

Publicidade

O anúncio foi feito nas redes sociais do governador do Ceará.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou nesta quarta-feira (17) que o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19 do estado deve ser publicado ainda hoje, e começa a valer a partir desta quinta-feira (18).

“Estamos avaliando a situação da pandemia no estado para anunciar as medidas que constarão no próximo decreto estadual, que passa a vigorar a partir de amanhã. Até que a vacina chegue a todos, a prevenção é a única forma de frearmos esse rápido aumento de casos”, anunciou Camilo.

“Já tivemos uma discussão hoje pela manhã com o nosso comitê científico e teremos outra reunião daqui a pouco”, complementou o governador.

Reunião com Ministério da Saúde

 

Camilo também comentou sobre a reunião que teve com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e outros governadores do Brasil. “O ministério informou que mais 10 milhões de doses devem ser encaminhadas aos estados ainda este mês, sendo 8 milhões da Sinovac/Butantan e 2 milhões da AstraZenec/Fiocruz. Além disso, o cronograma prevê cerca de 210 milhões de doses no primeiro semestre deste ano. Isso é fundamental para frear o crescimento de casos”, complementou o governador do Ceará.

Covid-19 no Ceará

 

O número de mortes por Covid-19 voltou a crescer no Ceará desde dezembro de 2020, e acelerou em janeiro deste ano. Os casos da doença também aumentaram e a maior parte dos leitos de UTI está ocupada com pacientes com a doença.

Em Fortaleza, há estoque de cerca de 10 mil doses de vacinas. A quantidade é insuficiente para imunizar o público da primeira fase prioritária do plano de vacinação.

Decreto atual

 

Agentes de segurança fazem barreiras de fiscalização nos limites de Fortaleza durante o carnaval — Foto: Helene Santos/SVM

Agentes de segurança fazem barreiras de fiscalização nos limites de Fortaleza durante o carnaval — Foto: Helene Santos/SVM

O decreto que fica em vigor no Ceará 23h59 desta quarta-feira cria barreiras que limitam a entrada e saída de veículos em Fortaleza. Apenas pessoas que viajam por motivo de saúde ou moram ou trabalham em outra cidade por seguir nas rodovias.

O decreto determina também que barracas de praia podem funcionar somente até 15h. O comércio não essencial, como bares e restaurante, podem funcionar até 20h de segunda a sexta e até 15h nos fins de semana.

O uso de máscara e o distanciamento social seguem obrigatórios em todo o Ceará.

Fonte: G1/Ceará 

Publicidade

Leia também