Camilo anuncia viagem para tratar possível aquisição da vacina russa Sputinik para o Ceará

Publicidade

Viagem à Brasília acontece na terça-feira (2).

O governador Camilo Santana (PT) usou as redes sociais na tarde deste sábado (27) para anunciar uma viagem à Brasília para tratar da possível aquisição da vacina russa Sputinik V para vacinação no Ceará. A viagem acontece na terça-feira (2). O estado já recebeu lotes com vacinas de Oxford/Astrazeneca e da CoronaVac.

“Irei na terça-feira até o laboratório que representa a vacina russa Sputinik V, em Brasília, tratar da possível aquisição direta do produto, em complemento ao Plano Nacional de Imunização. Irei buscar a vacina para os cearenses aonde tiver que ir. Só descansarei com todos vacinados”, disse Camilo.

O governador já havia afirmado a tentativa de adquirir, de forma direta, doses da vacina Sputinik V. O Ceará segue vacinando, na primeira fase do plano de imunização, o grupo prioritário, como idosos e profissionais da saúde.

Média de óbitos por Covid-19

 

Até 20 de fevereiro, o Ceará contabilizou uma média de 16,3 óbitos diários causados por Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (26). O dia 16 deste mês registrou o maior número de mortes, com 26 pessoas que perderam a vida pela doença.

Neste ano, os meses de janeiro e fevereiro registraram médias diárias de 15,4 e 17,8 óbitos, respectivamente. Ao todo, neste ano, 833 pessoas no Ceará já perderam a vida por conta do coronavírus. A primeira quinzena de fevereiro apresentou um aumento de 18,8% na média de óbitos calculada a cada sete dias.

Novo decreto

 

Camilo Santana anunciou o aumento no horário do toque de recolher no Ceará. A partir deste sábado (27), está proibida a circulação de pessoas e veículos nas ruas entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e entre 19h e 5h, aos sábados e domingos, com saídas permitidas somente em caso de necessidade extrema. A medida vale até o dia 7 de março.

Veja outras medidas no novo decreto:

  • Comércio de rua funciona de segunda a sexta-feira até as 17h. As outras atividades econômicas e as religiosas, até 19h.
  • Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até as 17h;
  • Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;
  • Igrejas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade, e estimular as celebrações de forma virtual;
  • Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;
  • Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;
  • Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle por parte dos municípios no Interior;

 

Camilo afirmou, ainda, que segue dialogando com o setor da educação para avaliar a forma mais segura do retorno presencial das atividades, continuando até lá de forma remota. O governador também conversa com o setor de bares e restaurantes para discutir medidas de apoio. Novas medidas devem ser anunciadas no começo da próxima semana. “Todas as medidas têm um único objetivo: proteger os cearenses e salvar vidas”, disse o governador.

Fonte: G1/Ceará 

Publicidade

Leia também