Tragédia do Canal do Rio Granjeiro completa 10 anos nesta quinta (28); relembre

Foto: Lorena Tavares

Publicidade

Com a chegada da pré-estação chuvosa na região do Cariri, os moradores da cidade do Crato trazem à tona as lembranças do inverno de 2011 quando após uma chuva de 92,8 milímetros por mais de três horas seguidas deixou o canal rio Granjeiro irreconhecível e inúmeros estragos causados pela chuva no centro da cidade.

Na época o Canal do Rio Grangeiro voltou a romper em vários pontos, onde recentemente havia sido realizada parte da obra de recuperação pela Construtora Coral, que venceu a licitação de quase R$ 2,5 milhões, para realizar a primeira etapa dos serviços de recuperação. O canal, que sequer teve a obra emergencial concluída, com financiamento do Ministério da Integração Nacional, depois de um ano e um mês da tragédia registrada, não suportou a primeira grande chuva do ano na cidade.

Em 2011  ruas do Centro registraram alagamentos, uma delas de frente ao Departamento Edificações e Rodovias (DER), impedindo a entrada e saída do local. Um ponto localizado na Vila São Bento também ficou interditada.

Apelidado por moradores de “Canal do Medo”, no inverno de 2011, durante uma enchente, foram registrados milhões em prejuízos para comerciantes e moradores da cidade. O Centro da cidade ficou totalmente inundado e pontes foram destruídas, além de romper com paredes do canal e asfalto das ruas. A chuva de 28 de janeiro do ano passado em alguns pontos da Chapada do Araripe foi de 200 milímetros.

À época recursos do Ministério da Integração foram foram liberados para realização de etapas de recomposição do Canal.

Já em 2021, a expectativa dos Cratenses é que o inverno não venha a causar tantos prejuízos (principalmente aos comerciantes), tendo em vista que nesses últimos anos mais melhorias foram realizadas no canal, tendo em vista a prevenção de cheias ou inundações no centro da cidade.

Publicidade

Leia também