Segundo lote de vacinas contra a Covid-19 começa a ser distribuído aos municípios

Publicidade

O carregamento chegou ao Ceará no último sábado (23) com 72.500 doses. Elas serão distribuídas entre Capital (34%) e Interior (66%)

O Governo do Ceará iniciou nesta segunda-feira (25) a distribuição das 72.500 doses da vacina contra a Covid-19 produzida por Oxford/AstraZeneca. A quantidade é referente ao segundo lote de imunizantes que o Estado recebeu do Ministério da Saúde, no último sábado (23), como parte do Plano Nacional de Imunização. Fortaleza ficará com 34% do total e municípios do Interior com o restante.

“Ficamos muito esperançosos a cada novo lote de vacina que chega ao Ceará, pois nos dá mais possibilidade de ampliar a cobertura vacinal. Estamos intensificando os grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde. Recomendamos, inclusive, que façam agendamento da vacinação somente aqueles profissionais que trabalham nos hospitais e unidades que tenham atendimento para casos de Covid-19”, explica o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

O Ceará está adotando uma logística de distribuição que envolve transporte aéreo e terrestre, além do reforço operacional de equipes das forças de segurança e da saúde. Cinco aeronaves, sendo três aviões e dois helicópteros, decolaram por volta das 14 horas levando os imunizantes para o Interior.

Cada município ficará encarregado, por meio de suas secretarias da Saúde, pelo cadastro e vacinação dos idosos, assim como vem ocorrendo com os profissionais da saúde que já vinham sendo vacinados. A imunização dos idosos poderá ocorrer em suas residência ou em sistema drive-thru.

Mais vacinas

Hoje, o Estado recebeu o terceiro lote com vacinas para a população. Desta vez, o carregamento veio com 33.200 doses. O Ceará já havia recebido outras 218 mil doses da vacina Coronavac no dia 18 de janeiro.

Publicidade

Leia também