Aração de terras beneficiará mais de 400 agricultores no Crato

Publicidade

O início da quadra chuvosa na região do Cariri, que ocorre entre os meses de dezembro e janeiro, é o período em que os agricultores familiares cratenses se preparam para o plantio de seus alimentos. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), tem executado o Programa de Aração de Terras (Proara) safra 2020/2021, que beneficiará mais de 450 famílias da zona rural do município. O programa, tem investimento na ordem de R$100 mil, voltados à aração e o preparo de duas tarefas de terra para cada família de agricultores.

A aração da terra é uma etapa importante no processo produtivo, pois descompacta e prepara o solo para que as sementes cresçam com raízes mais fortes. Quando se ara a terra, ela fica mais fofa e permeável, beneficiando a troca de nutrientes presentes nos adubos, um processo que ajuda na proliferação das minhocas e na retirada de raízes mortas.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Município, Carlos Freires, ressalta que o Proara tem como principal objetivo incentivar e fortalecer a agricultura familiar em Crato. “Nós vamos preparar a terra de forma mecanizada para facilitar o trabalho do produtor rural. Uma ação 100% financiada pela gestão municipal, sem custos para o agricultor, que tendo recebido as sementes do programa do Governo do Estado, Hora de Plantar, distribuídas pela Ematerce, poderão ter mais êxito nas suas safras”, afirma o Secretário, destacando a importância da junção das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, as atividades do Proara se desdobrarão em outros programas que apontam a promoção da agricultura, dando melhores condições de trabalho e qualidade para a produção familiar. “Para melhorar a produtividade, nós pretendemos, através do Proara, distribuir mudas, adquirir sementes crioulas produzidas no Crato e corrigir e enriquecer os nutrientes do solo”, destaca.

Publicidade

Leia também