Vacina no Ceará: técnica de enfermagem e auxiliar de serviços gerais são primeiros vacinados

Profissionais do Hospital Leonardo da Vinci e indígena são os primeiros vacinados

Começou em Fortaleza a vacinação no Ceará contra a Covid-19. Os primeiros vacinados foram trabalhadores do Hospital Leonardo da Vinci que estão na linha de frente do atendimento a pacientes de Covid-19 desde o início da pandemia. Além deles, o líder indígena Dourado Tapeba, de Caucaia, também foi vacinado. A primeira a receber a vacina foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51 anos.

A seguir, é a vez de ser vacinada Maria de Jesus de Oliveira Lima, 56 anos, que trabalha com serviços gerais. O terceiro vacinado é o médico intensivista Francisco Adailton Alencar Braga, 55 anos. Ele é seguido pela fisioterapeuta Cristine Aparecida da Cunha, fisioterapeuta, 39 anos, e pela enfermeira Regiane Sousa Torres, 34 anos. Dourado Tapeba, 59 anos, é o sexto a ser vacinado.

As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Fortaleza no fim da tarde desta segunda-feira, 18 de janeiro (18/01), ao por do sol, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo era previsto para 13h15min, mas houve atraso e chegou já perto de 18 horas.

As vacinas que chegaram a Fortaleza serão enviadas para 20 municípios, de onde serão distribuídos nas regiões. Veja lista dos primeiros a receber vacinas.

Fonte: OPOVO

 

SSPDS mobiliza aparato da segurança pública para distribuição de vacinas no Ceará

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) vai mobilizar equipes policiais para realizar a escolta armada do transporte e armazenamento das 218 mil vacinas Coronavac destinadas para o Estado. A partir desta segunda-feira (18), o carregamento com os imunizantes contra a Covid-19 chega ao Aeroporto Internacional de Fortaleza e terá escolta armada do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) para realizar o transporte via terrestre a municípios da Grande Fortaleza. Os municípios do interior receberão as cargas com as vacinas, por meio de aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Após o desembarque em Fortaleza, as vacinas que serão enviadas para os municípios do Interior do Estado viajarão em aeronaves diretamente para os aeroportos localizados em Aracati, Jijoca de Jericoacoara e Juazeiro do Norte, que contam com estrutura e logística necessárias para a realização do transporte em segurança. De lá, o carregamento com as vacinas segue nas aeronaves da Ciopaer para serem distribuídas a municípios de quatro grandes regiões do Estado (Litoral Leste, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Cariri).

As escoltas armadas feitas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão mantidas 24 horas por dia nos locais de armazenamento, escolhidos estrategicamente e mantidos sob sigilo, até o transporte para as unidades de saúde nos municípios cearenses, onde já está previsto o início da imunização. A logística para distribuição das vacinas contra a Covid-19 atende ao Plano Nacional de Imunização contra a doença, após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de imunizantes contra a Covid-19 nesse domingo (17).

No Estado, a prioridade para receber a vacina será para profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham, e idosos institucionalizados (que residem em asilos). Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

Crato: Canal do Rio Granjeiro passa por limpeza em prevenção a enchentes

 O Canal do Rio Grangeiro, em Crato, passou por processo de limpeza, uma forma de se preparar para atravessar a quadra invernosa de forma segura. O Secretário de Serviços Públicos do Crato, Tota Lobo, informa que o desassoreamento do Canal e a limpeza de seu entorno é uma determinação do Prefeito Zé Ailton Brasil e faz parte dos mutirões de limpeza que ocorrem em todo o município. “Demos início a limpeza nas margens do Rio Granjeiro essa é uma preocupação constante da administração, não só o canal do Rio Granjeiro, tendo em vista a quadra invernosa, mas de toda a cidade, de todos os bairros do Crato”, destaca o secretário.

O marceneiro, José Bonifácio, mora há 15 anos de frete ao Canal, nas proximidades do Mercado Público Municipal. “Já sofri e tive muitas consequências por morar em frente ao Canal do Rio Granjeiro”, relembra com tristeza o drama vivido na enchente de 2011.

Além do receio de novas enchentes, a população que vive em torno do canal ainda se queixa dos descartes de resíduos no entorno do Canal, principalmente na margem da vazante, em frente à escola pública 18 de Maio. Para garantir que o serviço de limpeza surta o efeito desejado é necessário a colaboração da população. “O que mais me preocupa é a questão da saúde, com o amontoado de lixo que o povo descarta de forma indevida, muitas vezes isso aqui fica coberto de urubus”, afirma José Bonifácio.

Urgente: avião atrasa e vacinação contra covid-19 é adiada no Ceará

Previsto para chegar às 14 horas desta segunda-feira (18), o voo que traz 218 mil doses da CoronaVac ao Ceará sofreu atraso e deve chegar somente às 17h15min. O motivo da demora são as escalas em Goiânia e Teresina. Com o novo horário, consequentemente, a programação da campanha de vacinação, que começaria às 17 horas, também terá modificações. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Não há, porém, detalhamento do novo cronograma. Quando aterrissarem, as doses serão distribuídas aos 184 municípios cearenses.

Com a chegada do primeiro lote dos imunizantes, 109 mil pessoas devem ser vacinadas, considerando duas doses para cada. Os locais de vacinação ainda não foram divulgados. Entram nesta primeira fase os profissionais de saúde de instituições públicas e privadas que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha deve sair na frente na vacinação contra a covid-19 no Cariri

O município de Barbalha, na região do Cariri, deve ser o primeiro do interior cearense a iniciar a vacinação contra a covid-19. Segundo informou o prefeito Guilherme Saraiva, a cidade deve dar o pontapé na campanha de imunização às 17h.

Agora há pouco, recebemos a informação de que dois servidores serão escolhidos, por meio de sorteio, para representar os setores hospitalar e de unidades básicas e serem os primeiros vacinados. A aplicação das doses deve acontecer por volta das 17h00. O local ainda não foi informado.

Cariri: vacinação contra a covid-19 deve começar nas próximas horas

Municípios da região do Cariri podem iniciar a vacinação contra a covid-19 nas próximas horas. Lote com 218 mil doses enviado pelo Ministério da Saúde ao estado do Ceará deve ser distribuído aos municípios ainda hoje. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, três cidades do Cariri irão receber as vacinas via transporte aéreo (Avião/helicóptero): Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo. Ao desembarcar nos três municípios, as doses seguirão para as demais cidades caririenses.

Em Juazeiro, a secretaria de saúde informou que são aguardadas 3.106 doses, suficiente para imunizar apenas 34% do público-alvo da primeira etapa. O grupo inclui profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos, idosos com 60 anos ou mais que vivem em asilos e indígenas. Nas outras cidades, o total de doses a ser recebido ainda não foi informado pelas autoridades.

Sesa abre edital para compra de teste de antígeno para Covid-19

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), abre chamamento público para a compra de teste rápido de antígeno (swab nasal) para Covid-19. A contratação terá prazo de 30 dias, a partir da data de apresentação. O edital, formalizado por Dispensa Licitatória, é amparado pela Lei Estadual nº 17.194, de 27 de março de 2020.

Os interessados devem encaminhar propostas comerciais para o e-mail cogbi@saude.ce.gov.br, em até cinco dias corridos após publicação do documento no Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE).

As ofertas devem apresentar os valores unitário e total do teste, já considerando todos os tributos e fretes, além das tarifas e despesas.

Poderão ser apresentadas solicitações com quantitativo de insumos inferior ao demandado no edital, respeitando-se o mínimo de 10% do volume previsto.

Testes rápidos de antígenos

Os testes rápidos de antígenos são comumente utilizados no diagnóstico de patógenos respiratórios. Tratam-se de imunoensaios que detectam a presença de um antígeno viral específico, o que indica infecção viral atual. Os testes de antígeno estão atualmente autorizados para serem realizados em amostras de swab respiratório, colocadas diretamente no tampão de extração do ensaio ou reagente.

Ceará inicia vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (18)

Direto de São Paulo, onde acompanhou o envio das primeiras vacinas para os estados brasileiros, o governador Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará inicia a campanha de vacinação contra a Covid-19 ainda nesta segunda-feira (18). As primeiras 218 mil doses da vacina Coronavac devem chegar a Fortaleza no início da tarde e, a partir daí, serem distribuídas para os municípios cearenses.

“Esse avião deverá chegar por volta das 14h no Ceará, em Fortaleza, e lá já temos toda a logística para iniciar a distribuição para o Interior. O nosso objetivo é ainda hoje, às 17, iniciar a campanha de vacinação. É um momento importante para o Brasil e o Ceará”, destacou Camilo. Com essa primeira remessa de imunizantes, o Ceará vai vacinar 109 mil pessoas, já que cada uma precisa de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o vírus.

No Estado, a prioridade será para profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham, e idosos institucionalizados (que residem em asilos). Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

A distribuição das vacinas será feita por aviões, helicópteros e caminhões. Além dos imunizantes, o Governo do Ceará já garantiu a compra de seringas, agulhas, álcool, algodão e refrigeradores.

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, também acompanhou o embarque das doses e comemorou esse momento tão esperado pela população. “Muito alegre e feliz por levar esperança ao povo fortalezense e cearense. Começamos. Hoje é um dia especial para o Brasil e para nós”, disse o gestor municipal.

Crato se prepara para receber as primeiras doses da vacina contra a Covid – 19

O Crato se prepara para receber as primeiras doses da vacina contra a Covid – 19. O Plano Municipal de Operacionalização para a Vacinação já está sendo posto em prática, para dar o ponta pé inicial, com as primeiras pessoas imunizadas contra a doença. O trabalho foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, comemora a liberação da vacina, neste domingo, 17, e afirma que todos os esforços serão mantidos no intuito de garantir a segurança, para o processo de vacinação na cidade, com todas as medidas de segurança necessária, já que se atravessa um momento de aumento dos casos de pessoas contaminadas.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários na primeira etapa de vacinação, previamente definidos pelo Ministério da Saúde (MS), são os trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, além de pessoas com mais de 60 anos, que vivem em instituições de longa permanência (ILPI) e instituições psiquiátricas. Além disso, segue nas etapas comunidades quilombolas, os indivíduos de 60 a 74 anos, as pessoas com comorbidades confirmadas e que serão amplamente divulgadas, para que a sociedade compreenda quem tem a garantia de oferta, pessoas com deficiências permanente severa, os trabalhadores da educação, força de segurança e salvamento, os funcionários do sistema prisional, detentos, além de motoristas de transportes coletivos e transportes rodoviários de cargas e pessoas em situação de rua.

 

Segundo a Secretária de Saúde do Crato, Marina Feitosa, o plano de operacionalização foi desenvolvido com o apoio da equipe técnica e vigilância em saúde, atenção à saúde, células de vigilância epidemiológica e imunização, assistência farmacêutica, e colaboração dos profissionais de saúde.

Estratégias de controle

O plano contempla estratégias e ações para prevenir controlar os casos da Covid -19 no Município do Crato. “Mas consideramos os grupos prioritários que foram previamente definidos pelo Ministério da Saúde e a possibilidade de expansão de pessoas, caso haja a disponibilidade no mercado para aquisição dos imunobiológicos”, explica.

O planejamento prevê os insumos e organização, mobilização e comunicação, incluindo a logística para o desenvolvimento dessas ações. Isso inclui investimento já anunciado pelo Prefeito Zé Ailton Brasil, de R$ 7 milhões, que estará destinado para garantir o processo de vacinação em Crato, além do acompanhamento dos pacientes e todo o trabalho que envolve a prevenção de contágio do Coronavírus. “O plano também contém a previsão dos recursos necessários para toda a logística de um trabalho que consideramos nesse momento diferenciado, por estarmos em plena pandemia”, diz a Secretária.

É de fundamental importância a organização Municipal para segurança das pessoas. Marina Feitosa ainda destaca todo o trabalho interinstitucional que está sendo garantido para iniciar a campanha, com o apoio de outras secretarias, além da sociedade civil.

Vacinação contra Covid-19 pode ser iniciada ainda hoje no Ceará, diz Camilo

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, na manhã desta segunda-feira (18), que os Estados poderão iniciar o cronograma de vacinação já a partir das 17h.

A declaração foi dada durante a cerimônia simbólica que antecede a logística de repasse das doses, em Guarulhos (SP), no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde.

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana reiterou o desejo do Executivo estadual de começar a vacinação, após o desembarque das doses na Capital. “Participo de reunião agora sobre a distribuição da vacina para os estados. O lote do Ceará sai aqui de SP em instantes. O objetivo é começar a vacinação ainda hoje”, informou.

Além do governador, o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, também participu da cerimônia nesta segunda-feira.

O Ceará, conforme anunciado pelo Diário do Nordeste, receberá 228 mil doses da CoronaVac. O imunizante chegará aos municípios por meio de aviões, caminhões e helicópteros.

Além da Capital, os pontos estratégicos de distribuição contemplam 20 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) nos municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.

Grupos prioritários no Ceará

A aplicação das doses no Ceará será feita seguindo a ordem de grupos prioritários. Na primeira fase, serão vacinados os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19; idosos acima de 75 anos; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência; e a população indígena.

Já a segunda fase de vacinação contempla a população com idades entre 60 e 74 anos. Pessoas com comorbidades entram na terceira fase.

Para auxiliar no armazenamento de vacinas contra a Covid-19, a Universidade Federal do Ceará (UFC) ofereceu oito freezers de alta potência. Os equipamentos pertencem à Faculdade de Medicina, e podem conservar cerca de 53 milhões de doses a uma temperatura de 70 graus negativos.

Eficácia

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, recebeu a primeira aplicação da CoronaVac no Brasil, fora dos ensaios clínicos, minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o seu uso emergencial, além do composto de Oxford. A aplicação do imunizante ocorreu às 15h30 desse domingo (17) no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O Instituto Butantan confirmou que a eficácia global da CoronaVac é de 50,38%, índice acima  do mínimo de 50% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: DIARIO DO NORDESTE