Após piora, Normando Sóracles será transferido para Fortaleza

O radialista e ex-vereador Normando Sóracles será transferido da ala covid do Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, para um hospital privado de Fortaleza, segundo informou a própria família em nota. Na madrugada desta terça (01), ele teve um pequeno agravamento no quadro.

Segundo apurado pelo NEWS CARIRI, a UTI aérea da Unimed chega ainda hoje no Aeroporto de Juazeiro do Norte para realizar a transferência. O amigo de Normando, Gilmar Bender, colocou seu helicóptero a disposição para transportar a família para a capital.

Nas redes sociais, amigos, familiares e ouvintes do comunicador fazem uma corrente de oração para o reestabelecimento de sua plena saúde. É isso que nós do site NEWS CARIRI também desejamos.

Darlan ganha adesão de 10 vereadores para reeleição na presidência da Câmara

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O atual presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo (PTB), selou acordo com dez vereadores (eleitos e reeleitos) para ser reconduzido à chefia do legislativo municipal no biênio 2021-2022. Os termos da aliança foram negociados na noite desta segunda (30) durante um jantar promovido por Darlan. Ao fim do encontro, o presidente confirmou a adesão de Sargento Nivaldo, Ivanildo, Lucas do Horto, Raimundo Jr, Claudionor Mota, Sargento Firmino, Bilinha, Capitã Vieira, Jaqueline Gouveia e David Araújo.

Com os dez votos garantidos, Darlan soma maioria para reassumir a presidência, pois teria 11 sufrágios, contando com o seu. A Câmara é composta por 21 parlamentares e para vencer as eleições da mesa é necessário maioria simples.

Ao fim do jantar, Darlan disse ao repórter Pedro Silva, da rádio Tempo FM, que ainda negocia a adesão de outros parlamentares. “Estou disposto a conversar com todos. O meu objetivo é ser reeleito por unanimidade”, afirmou.

Prefeitura instala mapa turístico de Juazeiro do Norte em diversos pontos da cidade

A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) instalou totens com mapa turístico em diversos pontos da cidade. Referências do turismo religioso, gastronômico e de aventura, as instalações foram desenvolvidas com o intuito de promover a educação patrimonial com textos históricos e informativos sobre os locais de grande relevância para o município. 

De acordo com o secretário Junior Feitosa, é importante que não só os turistas, mas a própria população ter conhecimento da história da região. Os equipamentos contêm breve explicação sobre o local onde estão localizados e outras referências ao redor, como pontos de transporte público, outros pontos turísticos e restaurantes e etc.

As descrições estão em português e inglês e ajudam o turista a se situar. A instalação de totens é uma tendência mundial. O Mapa Turístico, lançado recentemente pela Setur, foi o guia de orientação para a produção e instalação dos totens.

Locais que receberam os totens
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes;
Terminal Rodoviário;
Colina do Horto;
Cariri Garden Shopping;
Polo gastronômico da Lagoa Seca;
Praça Padre Cícero;
Memorial Padre Cícero;
Teatro Marquise Branca;
Mercado Central;
Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Auxílio Mesário estará disponível a partir do dia 04/12 em Juazeiro do Norte

A partir da próxima sexta-feira, 4 de dezembro, todos aqueles que trabalharam nas Eleições 2020 em Juazeiro do Norte poderão movimentar seu auxílio alimentação. O valor, que foi ajustado para R$ 35,00 pelo TRE/CE, estará disponível no app Carteira BB, vinculado ao CPF de cada convocado até o dia 29 de janeiro de 2021.

Todos os mesários, auxiliares de divulgação, auxiliares de eleição e delegados de prédio que trabalharam no dia 15 de novembro devem baixar o app, gratuitamente, na loja virtual de um smartphone e se cadastrar na aba Para Você. O Carteira BB aceita apenas um CPF cadastrado em cada aparelho celular.

A partir do dia 4, para o recebimento do auxílio por meio do aplicativo, o eleitor que trabalhou deverá estar com seu CPF regularizado e utilizar o login e senha informados no bilhete que recebeu no dia das Eleições. O valor a ser creditado poderá ser usado para pagar contas, colocar crédito no celular, fazer transferências e até compras em alguns locais, mediante QR code, e sem custos.

Depois de baixado, o aplicativo poderá ser usado pelo cadastrado para receber outros valores monetários, além do auxílio das Eleições. No site https://bb.com.br/carteirabb é possível assistir aos vídeos tutoriais de instalação da Carteira, de resgate do benefício e de como utilizar os recursos disponíveis.

Em caso de dúvidas no uso do aplicativo, o convocado deverá entrar em contato com o Banco do Brasil pelo Chat do próprio aplicativo, pelo telefone 0800 729 5293 ou pelo site https://www.bb.com.br/carteirabb#beneficios-sociais, na opção Benefício Federal e depois Eleições Municipais 2020.

Ministério Público apura sucateamento da estrutura do Conselho Tutelar de Jati

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Porteiras, realizou, na tarde dessa quinta-feira (26/11), uma visita técnica à sede do Conselho Tutelar do Município de Jati. A visita teve como objetivo apurar deficiências na infraestrutura do prédio que abriga o órgão municipal de defesa da criança e do adolescente.

Na oportunidade, o promotor de Justiça respondendo pela comarca vinculada de Jati, André Barroso, foi recebido pelos conselheiros tutelares Filipe Arley Pereira Nogueira e Cícera Alzenir da Silva, que apresentaram a estrutura que o Conselho Tutelar do município dispõe para atuação na garantia dos direitos do público infanto-juvenil, bem como para atendimento ao público.

De acordo com o membro do MPCE, a visita realizada ao órgão foi oportuna para constatar a inadequação da sede do Conselho Tutelar de Jati e para detectar a deficiência na manutenção do prédio que abriga o órgão vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Jati.

Além de deficiências na infraestrutura do prédio, durante a visita também foi constatada a falta de equipamentos para atuação dos conselheiros tutelares. “O local dispõe de apenas uma sala reservada para o atendimento e recepção ao público e uma sala reservada para o atendimento dos casos, as quais, não permitem o adequado desempenho das atribuições e competências dos conselheiros e o acolhimento digno ao público. O local é mal ventilado e fomos informados de que o Conselho Tutelar, há três meses, não dispõe sequer de uma simples impressora”, destaca o representante do MPCE.

Para o promotor de Justiça André Barroso, é preciso ainda fazer uma análise do quanto a Prefeitura de Jati vem investindo em mobiliário, telefone fixo e móvel, Internet, computadores, formação continuada para os membros do Conselho Tutelar e no custeio de despesas dos conselheiros inerentes ao exercício de suas atribuições. O membro ainda ressalta que o MPCE irá apurar eventual negligência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na tomada de providências junto aos Poderes Executivo e Legislativo.

“Ser o Conselho Tutelar o primeiro órgão que visitamos em Jati é uma forma de demonstrar o quanto o Ministério Público leva a sério o princípio da absoluta prioridade ao direito da criança e do adolescente, cuja garantia compreende a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Entretanto, vimos que os desafios em Jati ainda são enormes. Buscaremos conscientizar a gestão local de que a Lei Orçamentária Municipal deve estabelecer, preferencialmente, dotação específica para manutenção e funcionamento adequado do Conselho Tutelar, assim como para custeio de suas atividades”, pontua André Barroso.

Hospital russo diz ter iniciado vacinação da população civil

Unidade em Moscou disse que recebeu lote da vacina Sputnik V e que já está imunizando moradores que se inscreverem por meio de um site

A Rússia entregou o primeiro lote conhecido de vacinas contra o novo coronavírus Sputnik V para uso civil a um hospital no sul de Moscou, que disse nesta segunda-feira (30) que começou a vacinar a população local na semana passada.

O país, que corre para acompanhar farmacêuticas ocidentais na busca por uma vacina contra coronavírus, disse que resultados provisórios de testes mostram que a Sputnik V tem 92% de eficácia na proteção das pessoas contra a covid-19.

O Hospital Municipal Central de Domodedovo disse em seu site que moradores que quiserem se vacinar têm que se registrar com antecedência em um site do governo e levar consigo um resultado de exame negativo de covid-19, além de documentos de identidade, no dia da inoculação.

Disparada de casos

Os casos de coronavírus dispararam na Rússia a partir de setembro, mas as autoridades resistem à adoção de um lockdown rígido e dizem que medidas específicas bastam para lidar com a crise.

Autoridades confirmaram 26.338 casos novos de coronavírus nesta segunda-feira, sendo 6.511 em Moscou e 3.691 em São Petersburgo, o que eleva o total nacional a 2.295.654 desde que a pandemia começou.

Elas também relataram 368 mortes nas últimas 24 horas, o que eleva o total oficial de fatalidades a 39.895.

Fonte: R7

Covid: OMS reconhece queda de novos casos na Europa, mas pede cautela

Para a organização, qualquer avanço pode ser rapidamente perdido

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemorou nesta segunda-feira (30) a primeira queda, desde setembro, do número de novos casos de infecção pelo novo coronavírus na Europa, alertando, contudo, que “qualquer avanço pode ser rapidamente perdido” no combate à pandemia.

Em entrevista coletiva na sede da organização, em Genebra, o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lembrou que na semana passada foi verificada uma redução de novos casos, sobretudo no Continente Europeu, “devido à eficácia de medidas difíceis, mas necessárias” de restrição à liberdade de movimento das populações.

Tedros Adhanom recomendou “extrema cautela” na análise desses resultados, lembrando que em outras regiões do mundo essa queda não foi verificada.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL