Pesquisa IBOPE aponta disputa eleitoral acirrada em Mauriti

Publicidade

Pesquisa Ibope aponta disputa acirrada entre Isaac Júnior e Dr. Sávio em Mauriti

O Portal News Cariri segue com a série de pesquisas registradas junto à Justiça Eleitoral, que retratam o atual cenário político em vários municípios caririenses. Desta vez, o instituto contratado foi o IBOPE Inteligência e a pesquisa popular (nº CE 00158/2020) mostra como está a disputa eleitoral em Mauriti, localizado a quase 75 quilômetros de Juazeiro do Norte. A pesquisa IBOPE estimulada, quando os nomes dos candidatos são mencionados aos entrevistados, aponta para uma disputa acirrada entre Isaac Júnior (PT) e Dr. Sávio Martins (DEM), com uma diferença de apenas 17 pontos percentuais entre os dois prefeituráveis.

Isaac Júnior, ex-prefeito de Mauriti, aparece com 56% das intenções de votos, enquanto Dr. Sávio protagoniza um importante crescimento na disputa, chegando a ser mencionado por 39% dos cidadãos ouvidos pela pesquisa. Os dois candidatos com maior percentual de intenção de voto, de acordo com o IBOPE, são seguidos pelo Professor Felizardo (PROS) e Turica (PSL), cada um com 1%. Brancos e nulos somaram 1%. Não souberam ou não responderam 3%.

Na categoria espontânea, quando não há a apresentação dos nomes dos candidatos, a diferença entre Isaac Júnior e Dr. Sávio é ainda menor, chegando a 15%. Nessa modalidade, Júnior foi mencionado por 51% dos entrevistados, enquanto Dr. Sávio foi indicado por 36%. Professor Felizardo tem 1%, e Turica 0%. Brancos e nulos somaram 2%. Não souberam ou não opinaram 10%. Em decorrência dos arredondamentos, a soma dos candidatos, tanto na estimulada quanto na espontânea, pode não totalizar 100%.

A pesquisa IBOPE também avaliou o índice de rejeição dos prefeituráveis. Turica, do PSL, tem a maior taxa de rejeição, com 45%, seguido de Professor Felizardo, com 35%. Dr. Sávio tem 29% e 27% disseram que não votariam de jeito nenhum em Isaac Júnior. Três por cento dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos (resposta espontânea). Não souberam ou não opinaram 9%. Os entrevistados podiam citar mais de um candidato, por tanto os resultados somam mais de 100%.

No quesito expectativa de vitória, independente da intenção de voto, Isaac Júnior tem 51%, Dr. Sávio tem 36%, Professor Felizardo tem 1% e Turica 0%. Não souberam ou não opinaram 11% dos entrevistados. Os percentuais também podem não totalizar 100%, em decorrência dos arredondamentos.

A pesquisa IBOPE Inteligência, com registro número CE 00158/2020, foi realizada entre os dias 17 e 19 de outubro de 2020. O tipo de abordagem foi presencial, mas ocorreu com todos os cuidados para saúde de entrevistadores e entrevistados. Foram entrevistados 301 votantes. A margem de erro é de 6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Publicidade

Leia também