Governo do Ceará investe na tecnologia blockchain para medição de obras públicas

Publicidade

Processo de virtualização será implantado gradativamente e vai garantir ainda mais segurança às informações da Superintendência de Obras Públicas (SOP)

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) está investindo aproximadamente R$ 1,2 milhão na adoção da tecnologia blockchain (protocolo de confiança). A medida atende a diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU) no sentido de virtualizar de forma segura os processos de medição. A ideia é, gradativamente, a partir do início de 2021, implementar o uso do blockchain em todas as situações e negócios da pasta, principalmente nas medições, uma vez que ele possibilita integrar as bases de dados das plataformas dos dois sistemas de gerenciamento de obras utilizados atualmente.

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão da SOP, Arnoudo Alves, o órgão está saindo na frente ao abraçar esta tecnologia, que funciona como um livro de registro imutável de transações, organizado em blocos temporais. É o mesmo tipo de ferramenta utilizada nos negócios que utilizam criptomoedas, por exemplo, por garantir registro de todos os atores do processo e dar segurança à tramitação de ordens.

“Com isto, a SOP caminha rumo à transparência, pois se tornará possível a visualização de qualquer transação, bem como a descentralização, a segurança e a virtualização dos documentos. Tudo passa a acontecer virtualmente, todos os passos da medição serão validados pela empresa, supervisora, fiscal etc.”, ressalta Arnoudo Alves. É uma tecnologia ideal para órgãos que necessitam garantir a autenticidade de documentos.

A adoção ao blockchain atende à política do Programa Ceará Digital, que se propõe a implantar nos próximos quatro anos um governo 100% digital, visando virtualizar os serviços públicos que impactam a vida cidadão. Para Arnoudo Alves, desta forma a SOP facilita a vida das empresas com as quais possui contrato, em razão da eliminação de medições físicas, além de melhorar a consolidação de dados de transparência para o acesso dos cidadãos.

Publicidade

Leia também