Governo do Ceará entrega a 170ª areninha no estado e a 62ª na Capital

Publicidade

“Treinar numa areninha é mais fácil de um olheiro descobrir que a gente sabe jogar bola”. A definição é do estudante Renê, de 11 anos, que assim como seus amigos Erik e Dayvson, de 9 e 12 anos, alimenta diariamente o sonho de se tornar jogador profissional de futebol. “A gente precisa realizar esse sonho para ajudar a nossa família. Essa pandemia deixou as coisas mais difíceis, mas jogando num time grande podemos ajudar. A primeira oportunidade que aparecer eu preciso e vou pegar”, assegurou Renê comemorando a mais nova areninha entregue pelo Governo do Ceará na Barra do Ceará, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (28).

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio inauguraram nesta manhã a areninha do Campo de São Pedro. Com mais esse equipamento esportivo, já somam 170 areninhas entregues em todo o Ceará, sendo 108 no Interior e 62 na Capital, através do programa Juntos por Fortaleza. A areninha substitui antigo campo escuro de areia, levando às crianças, jovens e adultos da região novo espaço com grama sintética, arquibancada, mureta e alambrado, além de piso podotátil, nova iluminação e lixeiras.

Na inauguração o governador Camilo Santana parabenizou aos servidores públicos pela data de hoje. Sobre o equipamento, avaliou o papel social que têm as areninhas. “Esse projeto tem papel fundamental que vai além do social, que são as escolinhas de futebol. Quando enfrentamos o problema da violência, fazemos com a ação do trabalho da polícia, mas também com a prevenção. Isso se faz com escolas, areninhas, espaço públicos iluminados e urbanizados”.

Perpendicular ao campo da areninha será construída, ainda, uma escola-areninha, mantendo a juventude ocupada o tempo todo. “Dessa forma a gente transforma Fortaleza e garante um futuro melhor para nossas crianças e jovens. Inauguramos a primeira no Pirambu e aqui ao lado também terá uma. A criança vai para a escola e passa o segundo período na escola-areninha onde além do reforço em disciplinas pratica esporte e tem aulas de cidadania”, disse o governador.

Além da areninha a nova praça São Pedro passa a contar com academia ao ar livre, parque infantil, bancos, nova pavimentação com total acessibilidade, pintura, iluminação branca. Instalações que geram maior segurança e oportunidades de sociabilização, emprego e renda. “Estamos entregando obras praticamente todos os dias. Aqui vai ter geração de renda, comércio de pratinho, pula-pula e teremos escolinha para formar atletas e, principalmente cidadãos. Areninha é um projeto social completo que gera renda e dá oportunidade para a juventude”, avaliou o prefeito Roberto Cláudio, completando que a parceria do Programa Juntos por Fortaleza tem feito a economia apresentar respostas positivas.

Oportunidade

Da areninha, governador e prefeito seguiram a pé até a obra de urbanização do mirante do Morro do Santiago. No local está sendo reformada a base da Polícia que permanecerá de forma preventiva por 24 horas. “Estamos buscando um local próximo para capacitar nossa juventude na área de pesca e náutica. Temos potencial grande para a pesca do atum e da lagosta. Essa escola vai servir para qualificar, com bolsas, nossa juventude”, afirmou o governador no Morro do Santiago.

Publicidade

Leia também