Mulheres são maioria entre o eleitorado em Juazeiro do Norte

Dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que as mulheres são maioria entre o eleitorado de Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral do interior cearense. Conforme as estatísticas, 55% das pessoas aptas a votar na terra do Padre Cícero são do sexo feminino, enquanto 45% são do gênero masculino.

As mulheres também são maioria em 10 das 11 faixas etárias reconhecidas pelo TSE. Somente no grupo de 25 a 59 anos, quase 65 mil mulheres estão aptas a votar. No total, Juazeiro tem cerca de 174 mil eleitores, sendo 95 mil quinhentas e sessenta e oito do gênero feminino e setenta e três mil e trinta e seis do sexo masculino.

Hemoce Cariri informatiza atendimento a doadores de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, informatizou todo o processo de atendimento aos doadores em coletas externas realizadas nos municípios de Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Além de agilizar a captação de doações, a novidade traz mais comodidade para a população e extingue o uso do papel.

A informatização teve início em Fortaleza e nos hemocentros regionais localizados em Quixadá e Sobral. Com o investimento em tecnologia, as informações dos doadores são registradas em tempo real no Sistema de Banco de Sangue (SBS), desde o momento do cadastro até a realização da coleta. A coordenadora do Gerenciamento do Sistema do Ciclo do Sangue, Michele Castelo Branco, destaca as vantagens do processo.

“O principal benefício da coleta externa informatizada é a segurança, rastreabilidade, agilidade e redução de custos. As bolsas coletadas são cadastradas online no sistema. Isso permite que os setores trabalhem com maior rapidez, por exemplo. Enquanto acontece o processamento das bolsas em um setor, simultaneamente os laboratórios já conseguem passar os resultados.

Antes, com a coleta manual, uma ficha era preenchida e só depois os dados eram repassados para o sistema. Somente após esta etapa é que os procedimentos para liberação das bolsas tinham início. A doação levava, em média, de 24h a 48h para ser cadastrada no sistema.

“A informatização das coletas externas permite que, durante o processo da doação, todo o histórico do doador seja consultado. Isso garante a total rastreabilidade do processo dentro do sistema, com maior segurança para doadores e pacientes. A padronização da informatização em toda coleta da hemorrede do Ceará é um marco histórico”, disse Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce.

Um dia no Parque 2020: Adahil Barreto ganha academia ao ar livre

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) integra o projeto “Um Dia no Parque”, com várias ações programadas para o dia 18 de outubro. O projeto é nacional e tem o objetivo de alertar e mobilizar a sociedade sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs) no país. O tema central de 2020 é: “Qual a sua conexão com a natureza?” e pretende estimular o compartilhamento de histórias sobre a relação com os biomas nacionais.

No Ceará, haverá programação em seis UCs estaduais. A principal será no Parque Estadual do Cocó, na área Adahil Barreto, às 9h, quando será inaugurada a Academia ao Ar Livre, uma parceria com a Unimed Ceará. “A data é importante para reforçar a necessidade de preservação de nossos recursos naturais. Hoje, a população abraçou nossas UCs, que viraram uma referência em termos de lazer, esporte, contemplação e educação ambiental”, salienta o titular da SEMA, Artur Bruno.

No Parque Estadual do Cocó, Parque Estadual Botânico e Floresta do Curió, as atividades do Um Dia no Parque serão associadas às ações do programa Viva o Parque. Nas Áreas de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e da Bica do Ipu, além da Estação Ecológica do Pecém, a população também terá acesso à diversas opções. Confira abaixo a programação completa.

UM DIA NO PARQUE: ATIVIDADES NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Parque Estadual do Cocó
Endereço: localizada na Av. Padre Antônio Tomás, S/N, bairro Cocó, Fortaleza/CE (pontos de referência Banca Parque do Cocó e Supermercado Pão de Açúcar)
ATIVIDADES: Projeto Viva o Parque, com realização de diversas atividades de lazer, entretenimento, recreação e educação ambiental, tais como: Arvorismo, com 10 estações de ecoaventura, zumba, aeróbica, biodança e oficinas com temáticas ambientais.

Floresta do Curió
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, S/N, Lagoa Redonda, próximo à Naturágua
ATIVIDADES: Projeto Viva o Parque, com Dança de Salão, Zumba, Aeróbica, Slackline e Oficinas de Educação Ambiental.

Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu
Endereço: Rua São Vicente, S/N, Alto dos quatorze, Ipu/Ceará, CEP.: 62.250-000.
ATIVIDADES: Trilha, ciclismo, rapel, slackline, yoga, doações de mudas.

Área de Proteção Ambiental de Serra de Baturité
Pacoti-Ceará. CEP:62.770-000
ATIVIDADE: ‘Caminhada Pela Mata Atlântica’

Parque Estadual Botânico do Ceará
Endereço: Rodovia CE 090 km 03 Itambé, Caucaia/CE
ATIVIDADES: Doação de mudas, trilhas ecológicas, oficina de produção de mudas, oficina de Kokedama e o Projeto Viva o Parque.

Estação Ecológica do Pecém
Endereço: Av. Beatriz Braga, Rodovia CE 421, 58 km, Pecém/São Gonçalo do Amarante-CE. CEP: 62674-000.
ATIVIDADES: Ação da Sala Verde da Estação Ecológica do Pecém com atividade física e vivência ambiental na Trilha Ecológica da Raposa.

80% dos pontos monitorados pela Semace no litoral de Fortaleza estão próprios para banho

O boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta sexta-feira (15), aponta que em 25 pontos, dos 31 monitorados, o mar está com condições adequadas para banho e recreação. O setor Leste do litoral fortalezense foi o único a apresentar todos os trechos próprios. A área monitorada nessa região conta com 11 pontos espalhados entre o Posto 1 (foz do Rio Cocó) e o Posto 11 (Farol).

No setor Centro, que representa o espaço entre a praia dos Botes e a Indústria Naval do Ceará (Inace), oito dos dez pontos monitorados estão dentro dos padrões positivos estabelecidos pela legislação. Por fim, a região Leste do litoral da Capital é que está com a situação mais desfavorável. Mesmo assim, 60% dos 10 trechos acompanhados apresentam qualidade da água favorável para o banho de mar.

A Semace monitora semanalmente o litoral fortalezense seguindo os critérios estabelecidos pela resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos, entre outros.

Clique aqui e veja a classificação dos 31 pontos monitorados.

Crato: prefeitura decreta luto oficial de três dias pela morte de Raimundo Aniceto

A prefeitura do Crato decretou luto oficial de três dias, com bandeiras a meio mastro, pela morte do mestre da cultura popular Raimundo Aniceto, símbolo da cultura popular caririense e último integrante vivo da segunda geração da banda cabaçal dos irmãos Aniceto.

Nas redes sociais, o prefeito Zé Aílton publicou um texto em homenagem ao artista e comunicou o cancelamento de todas as suas atividades de campanha nesta sexta-feira (16)

Leia na íntegra:

Cultura em luto!

Com grande pesar, deixo meu abraço e o desejo de que Deus dê forças aos familiares do mestre Raimundo Aniceto, por sua partida. Com sua vida e sua arte, ele marcou o povo cratense e enalteceu a nossa cultura em todo o mundo. Foi referência na resistência pela luta da nossa cultura, fazendo parte da quarta geração do grupo dos irmãos Aniceto, que existe há mais de 200 anos. Mestre Raimundo ficará pra sempre em nossos corações. Em respeito e consideração, cancelo hoje toda a minha agenda de compromissos da campanha. Nesse momento, estou de luto também, pois foi um pedaço das nossas raízes que que se foi, mas deixou o legado de uma verdadeira vida dedicada às tradições nordestinas. Descanse em paz, meu companheiro.

Carro bate em muro de proteção e cai no canal do rio Granjeiro em Crato-CE

Um acidente de trânsito foi registrado na cidade de Crato-CE nesta sexta-feira, dia 16. Um veículo Fiat Siena, de cor cinza caiu no canal do Rio Granjeiro.

De acordo com informações, não há relatos de feridos no local, apenas o carro que ficou parcialmente destruído após bater no muro de proteção e cair no canal.

A PM esteve no local adotando às medidas cabíveis.

Morre artesão e mestre da cultura Raimundo Aniceto, vítima de Covid-19, no Ceará

Artesão e músico era o último integrante de sua geração da banda ‘Irmãos Aniceto’, criada no século XIX pelo avô.

O mestre da cultura Raimundo José da Silva, o Raimundo Aniceto, morreu aos 86 anos, em Crato, no interior do Ceará, vítima da Covid-19. Ele estava internado com problemas cardíacos desde o último sábado (10), no Hospital São Camilo, e faleceu na quinta-feira (15). O artesão, músico e brincante era o mais antigo dos integrantes vivos da tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, que possui dois séculos de história.

Segundos os familiares, Raimundo Aniceto estava doente há 22 dias por problemas no coração, mas a Covid-19 só foi descoberta no hospital. Antes da internação, três exames realizados em sua casa deram negativo. Há quatro anos, o artesão já havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) que prejudicou sua dicção. Hospitalizado há cinco dias, teve falência múltipla dos órgãos.

Seu enterro acontece às 10h, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, em Crato. Antes, em frente ao local do sepultamento, acontece um cortejo, comandado pelos remanescentes do grupo.

Mestre da Cultura reconhecido pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) desde 2004, Raimundo era o último integrante vivo da geração dos Irmãos Aniceto formada pelos filhos de José Lourenço da Silva e Maria da Conceição. O avô do artesão criou a banda no século XIX, ao pé da Chapada do Araripe. Agora, os sobrinhos de Raimundo permanecem à frente do grupo.

Nascido em 14 de fevereiro de 1934, Raimundo começou a tocar na banda aos seis anos de idade, junto com seus irmãos, pai e primos. Todos os instrumentos utilizados pelo grupo eram fabricados à mão pelos próprios integrantes. Os pifes eram feitos de taboca e a zabumba fabricada com timbaúba e couro de bode. A produção deste último sempre foi tarefa do mestre da cultura.

O sucesso dos Irmãos Aniceto fez com que eles realizassem uma turnê na Europa, com apresentações de sucesso em Portugal e na Espanha, em 2004.

Em agosto do ano passado, foi inaugurado o museu orgânico do Mestre Raimundo Aniceto, projeto do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE), em parceria com a Fundação Casa Grande de Nova Olinda, que tornou a casa de Raimundo em espaço para visitação e preservação da história do grupo e seus instrumentos artesanais.

Legado

Para o cantor, ator e produtor cultural João do Crato, a Banda Cabaçal é a essência da tradição da ancestralidade no Cariri e a presença de Raimundo sempre foi fundamental. “Ele sempre foi um dos grandes mestres empenhados a preservar o que vinha da oralidade, dos mais antigos, do seu pai, mas também mantinha muito a história de se reinventar. Tinha uma infinidade de peças, cânticos e apresentações”, descreve.

João classifica Raimundo como “um menino ‘véio’ brincante”. “Aquela energia, do curumim, dos indígenas. O que mais me lamenta é que essa magia, esse canto, vai se quebrando e eles davam passagens a estes elementos. Nunca o vi triste. Mesmo nas contradições, nas inúmeras viagens que fizemos, sempre teve uma coisa de alegria, a alegria de representar. A partida é dolorosa. Mas vamos ficar raiado nessa luz que ele deixou”, finaliza.

Fonte: G1/CEARÁ 

Estudo liderado pela OMS em mais de 30 países afirma ineficácia de 4 antivirais contra a Covid-19

‘Solidarity Therapeutics Trial’ foi feito em 405 hospitais e com 11.266 pacientes. Organização Mundial da Saúde diz que resultados produzem ‘evidências conclusivas’.

O “Solidarity Therapeutics Trial”, estudo liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em mais de 30 países, apresentou os resultados em uma pré-publicação nesta quinta-feira (15). A pesquisa, que aguarda a aprovação de revistas científicas e revisão por outros especialistas, afirma que quatro antivirais utilizados contra a Covid-19 são ineficazes: remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir/ritonavir (combinação) e interferon beta-1a.

Informações do estudo:

  • O “Solidarity” é um estudo global com mais de 30 países, feito em 405 hospitais;
  • É um ensaio randomizado, padrão ouro, que tem os mais rígidos padrões para coleta de evidências científicas;
  • Participaram 11.266 adultos: 2.750 tomaram remdesivir; 954, hidroxicloroquina; 1.411, lopinavir; 651, interferon mais lopinavir, 1.412, apenas Interferon; e 4.088 fizeram parte do grupo controle, que não recebeu os medicamentos.
  • Resultado: 1.253 mortes foram relatadas durante a pesquisa. As evidências apontam que os medicamentos desempenharam pouco ou nenhum papel na redução da mortalidade ou tempo de internação da Covid-19.

De acordo com a OMS, mesmo que o ensaio ainda precise da análise de outros cientistas, ele já produziu “evidências conclusivas” sobre os medicamentos.

“O progresso alcançado pelo ‘Solidarity Therapeutics Trial’ mostra que grandes ensaios internacionais são possíveis mesmo durante uma pandemia, e oferecem a promessa de responder questões críticas de saúde pública relativas ao tratamento de forma rápida e confiável”, afirma o texto publicado pela organização.

‘Nenhum país fora de perigo’

Na segunda-feira (12), o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, afirmou que dados recentes mostram estabilização e quedados casos de Covid-19 no Brasil, mas ele alertou que essa tendência ocorre a partir de números “muito, muito altos”.

“Nenhum país está fora de perigo ainda” – Michael Ryan, diretor na OMS

Na última semana, o Brasil passou das 150 mil mortes causadas pelo novo coronavírus e ainda bateu os 5 milhões de casos de Covid. Apesar dos números altos, a média móvel de mortes ficou abaixo de 600 pela primeira vez desde maio, segundo o consórcio de veículos de imprensa.

O chefe de emergências lembrou que o Brasil é um país de proporções continentais e as autoridades locais precisam estar atentas. “Dizer que a doença está caindo no Brasil é uma coisa positiva”, disse Ryan.

“(Mas) deve haver um alto índice de desconfiança conforme os números (gerais) caem para garantir que sejam detectadas áreas em que eles possam estar aumentando”, disse o diretor de emergências da OMS.

“Como todos nós aprendemos sob duras penas nos últimos meses, o fato de a doença estar em declínio não significa que ela não se agravará novamente. (…) Precisamos continuar vigilantes” – Michael Ryan, diretor na OMS

Fonte: G1

Covid-19: Brasil tem 713 óbitos e 28.523 novos casos em 24h

Total de recuperados chega a 89%

Desde o início da pandemia de covid-19, o Brasil acumula 5.169.389 casos confirmados da doença. Desse total, 89% dos pacientes se recuperaram da doença, 2,9% morreram e 8,1% se recuperaram.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (15).

O Brasil registrou 713 mortes em 24 horas, elevando o total de óbitos para 152.460. Outras 2.360 mortes estão em investigação.

Já o número de diagnósticos positivos de covid-19 teve o acréscimo de 28.523 em 24 horas.

O número de pacientes recuperados chega a 4.599.446.

Neste momento, 417.480 brasileiros estão em tratamento.

SP mantém indicadores abaixo de projeções para primeira quinzenade outubro

Balanço sobre os casos de covid-19 divulgado na tarde de hoje pela Secretaria estadual da Saúde demonstrou que o estado de São Paulo se manteve abaixo das projeções feitas pelo Centro de Contingência do Coronavírus para a primeira quinzena do mês de outubro.

O Centro projetava que, até o dia de hoje, o estado teria entre 1,10 milhão e 1,15 milhão de casos confirmados de covid-19 e entre 38 mil e 39 mil mortes. Segundo o balanço divulgado esta tarde, o estado paulista soma 1.051.613 casos confirmados do novo coronavírus, com 37.690 mortes. Os números diários de mortes e de novos casos ainda são altos no estado, mas vem apresentando desaceleração.

O número de pacientes internados em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus atualmente soma 7.672 pessoas no estado, demonstrando também tendência de queda. Desse total de pacientes internados, 3.343 estão internados em estado grave. A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) é de 41,9% no estado e de 41,3% na Grande São Paulo.

Do total de casos diagnosticados no estado, 934.547 pessoas já se recuperaram da doença, sendo 115.107 delas após internação.

Dos 645 municípios de São Paulo, todos eles registram ao menos um caso confirmado da doença e, em 582 deles, houve a notificação de ao menos uma morte.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL