Casos de Covid-19 no Cariri, litoral Leste e Jaguaribe crescem acima da média do Ceará

Uso de máscara segue obrigatório em todo o Ceará — Foto: PCR/Divulgação

Publicidade

Situação atual é mais grave na cidade de Juazeiro do Norte, que teve aumento 136% no número de casos em duas semanas.

O Ceará passou de 131.128 casos da Covid-19para 136.790 entre 28 de junho e 12 de julho, segundo a plataforma a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Isso representa um aumento de 4,31%. Neste intervalo, as macrorregiões do Cariri e Litoral Leste/Jaguaribe foram as que apresentaram o maior crescimento, 12,07% e 6,6%, respectivamente. Ambas, acima da média estadual.

Em números absolutos, a macrorregião de Sobral lidera os casos no interior, com 33.810; mas se olhar as últimas duas semanas, quando havia 32.523 casos, o crescimento foi de 3,9%, abaixo da média estadual. A situação também é mais tranquila no Sertão Central, que saiu de 8.423 pessoas que contraíram a doença para os atuais 8.663 casos, que representam um aumento de 2,8%.

Alerta em Juazeiro do Norte

A situação de Juazeiro do Norte continua sendo a mais preocupante. A partir dos dados da Secretaria Municipal da Saúde, em 28 de junho, havia 2.609 casos, enquanto o último boletim epidemiológico registrava 6.179. Um salto de 136,8%.

O crescimento no número de óbitos também está entre os maiores (53.93%) durante este intervalo de tempo entre os principais municípios de cada macrorregião, saindo de 89 para 137 mortes.

O Cemitério Público Municipal Bom Jardim é o maior da cidade. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O Cemitério Público Municipal Bom Jardim é o maior da cidade. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Apesar do salto, a diretora de Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte, Evanusia de Lima, acredita que a rede de assistência hospitalar ainda está numa situação satisfatória no Município. “O hospital de campanha tem uma certa margem de leitos clínicos”.

A preocupação são os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), que são ofertadas pelo Hospital Regional do Cariri, hoje com 90% dos seus 90 leitos ocupados. “Mas ainda não tem histórico de morte de pessoas sem assistência médica”, pondera.

Outra cidade que começa a preocupar é Russas, que lidera o número de casos na macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe com 1.550 casos. Há duas semanas, o número era de 900 pessoas confirmadas com a Covid-19, um crescimento de 72,2%. Já em óbitos, o Município supera, proporcionalmente, Juazeiro do Norte, saltando de 20, no último dia 28 de junho, para 32, segundo o último boletim do Município. O aumento é de 60%.

Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Russas através dos telefones disponíveis e também das páginas oficiais da Prefeitura nas redes sociais, mas sem sucesso até a publicação desta matéria.

Regiões em queda

Uso de máscara segue obrigatório em todo o Ceará — Foto: PCR/Divulgação

Uso de máscara segue obrigatório em todo o Ceará — Foto: PCR/Divulgação

Em Sobral, segunda cidade com maior número de casos da doença (8.826), atrás apenas de Fortaleza, houve uma diminuição no crescimento dos casos e também no número de óbitos. De 14 a 28 de junho, o aumento de pessoas com a doença de 57,65%, saindo de 4.332 para 6.672. Em mortes, pelo mesmo período, o acréscimo foi de 172 para 227 (31,97%).

Já nas duas últimas semanas, o maior Município da região Norte teve aumento de 6.672 para 8.826 (32,2%), enquanto os óbitos pela covid-19 saíram de 227 para 259 neste intervalo de 14 dias, que representa 14,09%.

O coordenador de Vigilância do Sistema de Saúde de Sobral, Marcos Aguiar Ribeiro, acredita que o isolamento social mais rígido que o Município viveu por seis semanas foi fundamental para esta redução. “A gente também percebeu uma redução na ocupação dos hospitais. Ficou mais confortável de chegar na fase de transição, mas, claro, com todo cuidado e com envolvimento de toda uma rede de acompanhamento”, pondera.

No Sertão Central, Quixadá lidera o número de casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo assim, a situação é mais confortável. De 28 de junho para 12 de julho, saltou de 2.289 para 2.522 casos confirmados (10,1%). Já no número de óbitos, o crescimento é um pouco maior, saindo de 52 para 58, que representa um aumento de 11,5%.

Os números das Secretarias da Saúde dos municípios trazem diferença dos números ofertados pela Sesa. A assimetria ocorre devido ao repasse das informações dos municípios ao Estado não acontecer de forma automática. Deste modo, pode levar alguns dias até o IntegraSus compilar todos os dados.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também