Cariri: 21 cidades recebem equipamentos de proteção individual

Foto: Thiara Montefusco

Publicidade

Para reforçar os cuidados de prevenção ao coronavírus, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) segue distribuindo kits de máscaras de pano para os municípios cearenses. Nesta quinta-feira (09), serão contempladas com o terceiro lote da doação 21 cidades da macrorregião do Cariri. Ao todo, serão entregues 857.250 máscaras. Com isso, já somam 76 municípios beneficiados com a ação. No total, estão sendo doadas cinco milhões de máscaras adquiridas pelo Governo do Ceará.

A titular da SPS, Socorro França, destaca a importância desta ação, que é resultado da parceria entre Casa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e SPS. “As entregas estão acontecendo aos poucos. Neste terceiro lote, estamos dividindo as doações a partir de análises dos número de casos de covid-19 registrados em cada cidade. Esta é a nossa forma de dizer ao povo cearense que estamos de mãos dadas para enfrentar esta pandemia juntos.”, frisa a gestora, que lembra, “empatia e solidariedade ainda são os importantes antídotos para combater a transmissão em larga escala.

Dentre as cidades beneficiadas com esta ação, estão: Juazeiro Do Norte, Iguatu, Crato, Mombaça, Barbalha, Orós, Acopiara, Mauriti, Várzea Alegre, Missão Velha, Quixelô, Brejo Santo, Icó, Farias Brito, Campos Sales Caririaçu, Cariús, Assaré, Araripe, Potengi e Baixio.

Povos e comunidades contemplados

Além da cinco milhões de máscaras adquiridas pelo Governo do Ceará, a SPS está distribuindo um milhão de máscaras doadas pela Fundação Itaú. O material já contemplou povos indígenas, comunidades quilombolas, povos de terreiro, ciganos, movimentos negros, migrantes africanos, associações de apoio a mulheres vítimas de violência, idosos, e população LGBT.

Organizações e instituições de saúde lembram que o uso da máscara associado ao distanciamento social e à higienização regular das mãos pode ser ainda mais eficaz para evitar a transmissão do coronavírus e mitigar a pandemia. Aglomeração de pessoas e a conversa muito próxima entre dois indivíduos, sem uso de máscaras, aumentam bastante o risco de transmissão do vírus. Manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas também é outra medida que minimiza bastante o risco de contágio.

Material Pedagógico

Junto às máscaras de pano, a SPS entrega, nesta quinta-feira (09), 243 kits com materiais pedagógicos e equipamentos de proteção individual para as equipes de abordagem social dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O objetivo é assegurar o trabalho dos profissionais que atuam com busca ativa em territórios com incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outras situações de vulnerabilidade.

A distribuição desse material se dará acompanhando o cronograma de entregas das máscaras de pano na SPS. Neste primeiro lote serão contemplados 21 municípios do Cariri. O material didático é composto por jogos educativos, materiais como borracha, cola, caneta, lápis e outros. Os kits de EPIs contém álcool em gel, luva descartável látex, máscara em tecido, protetor facial, protetor solar, touca descartável, bolsa, camisa e garrafinha de plástico.

Publicidade

Leia também