Juazeiro do Norte registra 380 novos casos e 5 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, confirmou mais cinco óbitos por coronavírus no município na tarde desta quinta-feira (16).

Os óbitos ocorreram nos dias 13 e 15 de julho. Trata-se de 04 homens, de 54, 74, 90 e 97 anos, dos quais 03 tinham alguma comorbidade; e uma mulher, de 57 anos, com osteoporose.

Até a tarde desta quinta-feira (16), o Município notificou 21.223 pacientes, dos quais 20 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 13.777 casos descartados e 7.426 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 71 hospitalizados, 3.716 em isolamento domiciliar, 3.465 que já estão recuperados, e 174 óbitos.

HISTÓRIA: Juazeiro nunca reelegeu prefeito; Arnon quer ser o primeiro

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A história política de Juazeiro do Norte tem uma peculiaridade que o diferencia de muitas outras cidades do Brasil. A Terra do Padre Cícero nunca reelegeu um prefeito. A alternância no poder até agora se mantém como algo imperativo nos processos eleitorais da maior cidade do Cariri. Neste ano, o atual prefeito Arnon Bezerra (PTB) quer pôr fim a essa tradição e entrar para a história como o primeiro prefeito reeleito de Juazeiro. Mas até a vitória, o caminho é longo, e pode ser dificultado ainda mais depois da deflagração de três operações, coordenadas pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União, que investigam desvios milionários nos cofres da educação municipal. Os órgão dizem que o prejuízo ao erário chega a 17,9 milhões de reais.

Mesmo com as suspeitas, Arnon se diz “tranquilo” para enfrentar as investigações. O prefeito conta com a sorte para que até o próximo pleito o inquérito não tome proporções maiores. Caso isso venha a ocorrer, uma eventual baixa jurídica seria explorada por adversários, resultando no enfraquecimento do projeto de reeleição de Bezerra.

Se o caminho de Arnon até a reeleição não seria nada fácil, dado o contexto histórico de prefeitos não serem reconduzidos aos seus mandatos em Juazeiro do Norte, agora se tornou ainda mais desafiante. Resta aguardar e saber o que a história nos reserva.

Obras do Contorno de Itapipoca chegam a 49% de execução

Uma das metas do Governo do Ceará é dotar cada vez mais o estado da infraestrutura viária. Ela é necessária para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida em todo o Estado. A 135 quilômetros de Fortaleza, o município de Itapipoca em breve contará com uma nova opção de tráfego por fora da sede. As obras de duplicação e ampliação da CE-354, no contorno da cidade, estão com 49% dos serviços executados.

“Ela permitirá redirecionar todo o tráfego de veículos de carga para fora da sede, onde eles poderão utilizar, com a conclusão, uma via duplicada, reduzindo o tempo de transporte. Levando ainda benefícios para o município, bem como para as comunidades lindeiras”, destaca o gerente de obras rodoviárias da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quirino Ponte.

A nova estrada, de 9 km, beneficia diretamente os moradores do município de Itapipoca e de localidades do Litoral Oeste e do Vale do Curu. O trecho passa por serviços de drenagem, instalação de pontes e bueiros, pavimentação, revestimento asfáltico, sinalizações horizontal e vertical, além de proteção ambiental.

O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões, com recursos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão é que a obra seja entregue até o início do próximo ano.

Moisés Rolim é nomeado Relações Públicas e Assessor de Imprensa do Crato Esporte Clube.

O comunicador e radialista Moisés Rolim assumiu hoje pela manhã a assessoria de imprensa do Crato esporte clube como também, se tornou Relações Públicas da agremiação.

Rolim, já conhecido na região do Cariri na área jornalística política e social, agora entra no mundo esportivo através do Crato Esporte Clube.

A confirmação foi feita pelo presidente da agremiação cratense Ivan Barros, que por sua vez, afirmou está muito satisfeito por contar com um profissional gabaritado com o nível do Moisés Rolim. A partir de agora, todas as informações relacionadas ao Crato Esporte Clube serão divulgadas de forma oficial através das redes sociais e de notas da assessoria.

Prefeita de Brejo Santo é diagnosticada com a covid-19

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A prefeita de Brejo Santo, Tereza Landim (PTD) testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi divulgada pela própria gestora através de publicação nas redes sociais. A prefeita informou que tem sintomas leves e boa evolução do quadro de saúde. Teresa também disse que todas as pessoas que tiveram contato com ela nos últimos dias estão sendo monitoradas pela secretaria municipal de saúde.

Também na nota, a prefeita lembrou da importância do isolamento social para o combate à covid-19 no município e pediu que a população se mantenha em casa para evitar a disseminação descontrolada da doença. Tereza Landim é a terceira prefeita caririense a testar positivo para o novo coronavírus. Antes os prefeitos de Mauriti, Mano Morais (PDT) e de Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB) também já haviam testado positivo para a doença.

BPMA da PMCE resgata filhote de gato-mourisco no Cariri

Policiais militares lotados na 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionados para resgatar um filhote de jaguarandi (gato-mourisco), na tarde dessa terça-feira (14), em Milagres – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). O animal foi encontrado por moradores da localidade de Sítio Morcego, no distrito de Catarina.

O acionamento ocorreu por volta das 14h15min, quando a composição especializada recebeu um chamado de um morador da região, que realizava um plantio de milho no quintal de sua residência, quando encontrou o animal silvestre. Após deslocamento até a localidade, os PMs resgataram o filhote que aparentava ter aproximadamente 25 dias de vida.

Quando adulto, o gato-mourisco pode pesar até 40 quilos, mas possui um porte menor se comparado a outros felinos presentes na fauna brasileira, como a onça. Atualmente, o animal é considerado raro e em extinção. Após o resgate, o BPMA levou o filhote até a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Cariri, para receber os cuidados necessários.

 

Covid-19: saiba mais sobre a vacina da Rússia anunciada para agosto

Mecanismo é o mesmo da Coronavac, imunizante chinês que será testado no Brasil a partir de segunda-feira (20); infectologista diz que avanço é ilusão

A Rússia anunciou que terá vacina contra a covid-19 em agosto. “Lá para 14 ou15 de agosto, espero, a quantidade pequena de vacina que devemos ser capazes de produzir entrará em circulação pública”, afirmou Alexander Ginsburg, diretor do Instituto Gamaleya, em Moscou, de acordo com a Reuters. Assim, o país seria o primeiro do mundo a ter um imunizante contra a doença.

Mas o infectologista Alexandre Barbosa, chefe do departamento de Infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), explica que, na verdade, a vacina russa não está mais avançada do que outras produzidas ao redor do mundo e que estão na fase 3 (última etapa de testes). “[esse prazo apresentado pela vacina russa] diz respeito à fase em que a vacina é testada nas populações de maior risco, que deve durar no mínimo três meses”, afirma.

A agência de notícias russa RIA confirma essa informação. “Isso será equivalente a um teste de fase 3, já que as pessoas que receberem a vacina ficarão sob supervisão”, segundo a Reuters.

Há atualmente 19 vacinas contra a covid-19 no mundo em fase de testes em humanos, sendo que apenas duas estão na fase 3, ainda de acordo com a Reuters. Uma é a chinesa Sinopharm, a outra é a vacina da Universidade de Oxford, do Reino Unido, com a empresa AstraZeneca, que tem parte do teste realizado no Brasil pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech e coordenada no Brasil pelo Instituto Butantan, deve se tornar a terceira no final deste mês, também com testes por aqui a partir de 20 de julho.

Caso a comercialização seja aprovada, as vacinas da Oxford e a Coronavac serão distribuídas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Já a vacina russa não deve estar disponível no país, nem em clínicas particulares. “Pelo menos inicialmente, qualquer vacina que for aprovada para uso, estará disponível somente na rede pública”, afirma Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imuzações).

Vacina russa é parecida com Coronavac

Os mecanismos de ação das vacinas são diferentes, embora todas tenham o mesmo objetivo, que é produzir uma memória de defesa no organismo. A infectologista Rosana Richtmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que a vacina de Oxford é preparada por meio da combinação de adenovírus inativados e proteínas do Sars-Cov-2, o coronavírus que causa a covid-19.

Até o momento, cerca de 10% dos voluntários apresentaram efeitos colaterais comuns entre vacinas, como febre de leve a moderada, por no máximo dois dias, segundo a médica.

Já a Coronavac é feita com fragmentos do novo coronavírus inativado. De acordo com Barbosa, apesar de mais segura, esse tipo de vacina não é tão eficiente. Por esse motivo, é preciso adicionar ao imunizante os chamados adjuvantes, substâncias que melhoraram sua efetividade.

O adjuvante usado na Coronavac é uma formulação de alumínio, que “pareceu promover altas quantidades de anticorpos neutralizantes”, segundo artigo publicado na revista científica Nature no dia 4 de junho.

Nas duas primeiras fases de testes da Coronavac, mais de 90% dos voluntários desenvolveram anticorpos e nenhum deles apresentou efeitos colaterais graves.

Segundo a infectologista Raquel Garcia, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o mecanismo da vacina russa é semelhante à Coronavac, pois ambas são preparadas com pedaços inativos do vírus.

“A diferença é que a Coronavac utiliza de pedaços da proteína spike, que é uma membrana da cápsula externa do vírus, já a vacina russa utiliza pedaços do RNA, que é localizado dentro do vírus”, explica. Ela afirma que o primeiro modelo produz maior reação no organismo.

Segura para uso

Resultados iniciais de um primeiro teste em pequena escala da vacina russa desenvolvida com humanos demonstraram que ela é segura para uso, de acordo com informações da Reuters.

Os testes da vacina russa com humanos começaram em 18 de junho. Outros 20 voluntários receberam a vacina em um hospital militar no dia 23 de junho. Todos não apresentaram nenhuma reação adversa significativa, ainda de acordo com a agência de notícias.

“Dados disponíveis atualmente mostram que os voluntários desenvolveram uma reação imunológica à vacina contra o coronavírus”, afirmou o Ministério da Defesa russo em publicação da Reuters.

Fonte: R7

Números de casos confirmados em Crato, Juazeiro e Barbalha somam 10.216; Recuperados somam 4.872

JUAZEIRO DO NORTE

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde,  confirmou mais seis óbitos por coronavírus no município na tarde desta quarta-feira (15).

Os óbitos ocorreram entre os dias 07 e 15 de julho. Trata-se de 03 homens, de 73, 78 e 82 anos, dos quais 02 tinham alguma comorbidade; e 03 mulheres, de 62, 69 e 72 anos, todas com alguma comorbidade.

Até a tarde desta quarta-feira (15), o Município notificou 20.497 pacientes, dos quais 20 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 13.431 casos descartados e 7.046 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 78 hospitalizados, 3.584 em isolamento domiciliar, 3.215 que já estão recuperados, e 169 óbitos.

CRATO

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou mais dois óbitos por COVID-19 no município, na tarde desta quarta-feira (15). Um ocorreu no dia 11 de julho, e trata-se de um homem, de 76 anos, com histórico de hipertensão, e estava internado no Hospital São Camilo. Porém, a amostra de SWAB do paciente foi encaminhada para o LACEN, e o resultado saiu hoje. O outro óbito ocorreu hoje, 15 de julho, e trata-se de um homem, de 80 anos, com histórico de hipertensão, e estava internado no Hospital São Raimundo.

Até o momento, o município notificou 7316 pacientes, sendo 2289 casos confirmados, 4971 descartados, e 56 aguardam o resultado dos exames. Entre os casos confirmados, 1000 já estão curados, 19 internados, sendo 5 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 em enfermaria clínica. Os outros 1237 estão em isolamento domiciliar. Foram confirmados 33 óbitos por COVID-19 no município.

BARBALHA

A prefeitura municipal de Barbalha, por meio da secretaria de saúde do município, registra um total de 881 casos confirmados do novo corona vírus. Dos casos confirmados, 657 já estão recuperados da doença. Outros 169 estão em isolamento domiciliar, 30 estão em tratamento hospitalar, sendo que, 17 utilizam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nas últimas 24 horas o município não registrou novos óbitos por Covid-19, mantendo-se com 25 ao total. O número de casos descartados subiu para 1.318, até esta terça-feira (14), eram 1.289. Ainda existem 1.209 casos suspeitos e até o momento já foram notificados 3.048 casos. Barbalha é a única cidade do eixo CraJuBar que não ultrapassou a marca de mil casos confirmados por coronavírus.

Câmara de Juazeiro apresenta meios visando diminuir os impactos da pandemia

Subtítulo – Necessidade de mais testagem, de medicação gratuita e de médicos nas unidades foram alguns dos assuntos abordados entre os vereadores

 

Na sessão da Câmara Municipal de vereadores de Juazeiro do Norte, realizada por videoconferência na tarde dessa terça-feira, dia 14. O vereador Capitão Vieira Neto, 1º vice-presidente da mesa diretora conduziu os trabalhos.

 

Na pauta formas de como minimizar o impacto da pandemia de Covid-19. Vieira fez requerimento ao prefeito Arnon Bezerra encaminhado também ao diretor do Demutran, José Cipriano solicitando a isenção do ISS [imposto sobre serviço] e do alvará dos taxistas e moto taxistas.

 

De acordo com o parlamentar a categoria está sofrendo muito por conta da pandemia e a essas isenções seriam para aliviar o impacto financeiro que acomete os taxistas e moto taxistas.

 

Outros requerimentos foram feitos como a aplicação testes, uso de ambulâncias e a necessidade da medicação gratuita para os pacientes testados positivo para o novo corona vírus.

 

Capitão Vieira destaca também que foi solicitada a presença de médicos nos locais de testagem e na unidade sentinela com a finalidade de prestar melhor atendimento para as pessoas diagnosticadas positivo. Assim o paciente já seria encaminhado ao médico de imediato que faria avaliação prescrevendo a medicação com ela sendo entre imediatamente.

Novo voo com equipamentos chegará ao Ceará; se aprovada, Fase 4 em Fortaleza terá restrições

Governador Camilo Santana utilizou as redes sociais e informou sobre as restrições que serão aplicadas mesmo se Fortaleza para a 4ª fase da retomada da economia

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou nesta quarta-feira (15) que Fortaleza terá restrições mesmo se passar para a 4ª fase do Plano de Retomada da Economia. Não retornarão as aulas presenciais, e cinemas, bares, academias e shows não terão autorização para funcionar. Ele informou também que o Ceará receberá ainda nessa semana mais uma carga de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros produtos que ajudarão no combate contra o coronavírus, comprados ainda no início da pandemia.

Fortaleza: Fase 4

Camilo informou que, seguindo os dados do corpo técnico da saúde, se a estabilização e queda nos números da covid-19 em Fortaleza se mantiverem até o final da semana, a Capital passará para a Fase 4, mas com restrições. “Como uma questão de prevenção, e para não ocorrer o que aconteceu em outras partes do mundo, que abriram e depois tiveram de fechar tudo de novo, cinco setores não serão incluídos na 4ª fase do plano de retomada da economia, que tem previsão para entrar em vigor na próxima segunda-feira (20), são eles as aulas presenciais, os cinemas, bares, academias e shows”, explicou.

O governador falou um pouco mais sobre o possível retorno das aulas, e falou sobre os critérios de suas decisões. “A volta das aulas ainda será novamente discutida e avaliada. Não apenas para as aulas, mas cada setor vai passar por uma avaliação individual para ser liberada, pois precisamos definir protocolos para um retorno responsável. Segundo os especialistas todas essas atividades são de extremo risco”, disse Camilo.

Outras macrorregiões

O governador aproveitou para fazer um apanhado geral sobre as regiões do Estado e seu constante acompanhamento. “Estamos trabalhando as questões da pandemia de forma regionalizada, pois o tempo da pandemia tem sido diferente em cada região do Ceará. Em Fortaleza os números continuam apontando para uma redução. Tanto os dados epidemiológicos, como de assistência na saúde estão diminuindo, a procura por atendimento por conta da covid-19 está em queda, portanto Fortaleza está na fase 3 até o final de semana. Temos melhorado os números na região Norte, tivemos uma pequena elevação no Sertão Central, e o nosso maior olhar agora têm sido a região do Cariri e Centro-Sul”, listou o governador.

Novo carregamento de equipamentos

“Até o final de semana receberemos mais um carregamento com equipamentos de proteção individual da China, de uma compra feita no início da pandemia, e que têm sido entregue de forma parcelada. Esses equipamentos adquiridos são para dar mais segurança aos profissionais de saúde que estão atuando no combate à pandemia de Covid-19 no Ceará”, ressaltou Camilo, que falou ainda que no Ceará foram criados 2.863 leitos exclusivamente para receber pacientes com o covid-19, sendo mais de 900 só de UTI.

Esse será o quinto carregamento adquirido com recursos do Governo do Ceará, e está sendo utilizado para reforçar o sistema público de saúde do Ceará (Capital e Interior) durante a pandemia. Em abril o Governo do Ceará havia recebido a primeira carga proveniente da China com quase 90 toneladas de insumos. O material chegou em uma aeronave fretada, composto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes para detecção da Covid-19. Já em maio, o Estado recebeu uma segunda aeronave com 200 respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos, totalizando 103,7 toneladas de material para o enfrentamento ao novo coronavírus.

No último dia 27 de junho, desembarcou a terceira carga de equipamentos com 300 respiradores para equipar unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública, principalmente em cidades do Interior. O Ceará já totaliza 550 respiradores adquiridos para auxiliar no tratamento a pacientes com a Covid-19, sendo 500 comprados da China e 50 aqui no Brasil. O quarto carregamento chegou no último dia 4 de julho, com 70 toneladas de equipamentos de proteção individual (EPIs), adquiridos para dar mais segurança aos profissionais de saúde que estão atuando no combate à pandemia de Covid-19.