Central de Ventiladores Mecânicos garante funcionamento de 103 leitos de UTI

Criada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER) já entregou 103 ventiladores para unidades de saúde.

Essencial para a manutenção da vida de pacientes com Covid-19 em estágio avançado, cada ventilador permite a criação de um novo leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em três meses de atuação, a CVMER salva vidas e impacta positivamente a Saúde do Ceará.

“Imaginando que cada ventilador mecânico pode atender três pessoas por mês, o reparo de 103 ventiladores mecânicos já possibilitou o tratamento de mil pessoas. A Central faz história e salva vidas”, destaca o superintendente da ESP/CE e coordenador técnico da CVMER, Marcelo Alcantara.

Os respiradores são doados à Central ou repassados por unidades de saúde, como policlínicas, hospitais municipais e regionais, para manutenção corretiva. Após o reparo, que ocorre sem custo, os equipamentos retornam às unidades de origem ou são redistribuídos de acordo com a demanda de leitos de UTI da capital e do interior do Estado.

Alguns equipamentos, mesmo que de ponta, já não são mais produzidos no mercado. Por isso, algumas peças são produzidas na própria CVMER graças à expertise da equipe especializada. A manutenção é feita por engenheiros clínicos, civis, mecânicos e de produção, além de técnicos especialistas em usinagem e ferramentaria, apoiados por profissionais de saúde como médicos e fisioterapeutas.

“A Central de Ventiladores Mecânicos permitiu ao Ceará evoluir no conserto dos respiradores com base em critérios técnicos que assegurem o reparo adequado e a segurança do paciente”, salienta David Guabiraba, engenheiro clínico da CVMER.

O conserto é possível a partir de parceria entre Governo do Estado, Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Senai e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de outros órgãos voluntários.

Novas ações e legado da pandemia

A CVMER agora avança para um novo passo. A Central será transformada num espaço de capacitação técnica a partir de parceria entre Senai e ESP/CE, que vai oportunizar o treinamento e formação de novos profissionais.

O caráter preparatório, no entanto, já é uma marca do projeto. Para realizar a intervenção dos ventiladores mecânicos captados, os engenheiros e técnicos foram treinados e têm a oportunidade de aplicar as habilidades adquiridas na recuperação dos itens.

Além disso, no espaço foram produzidos vídeos instrucionais sobre o funcionamento dos ventiladores mecânicos modelo VG70, um dos mais modernos e robustos do mundo, adquiridos na China pelo Governo do Ceará. A ação contempla cerca de 1.500 profissionais que atuam na linha de frente e passam por capacitação sobre ventilação mecânica em curso ofertado pela ESP/CE na modalidade a distância.

“O trabalho da Central permite que o Ceará tenha menos dependência tecnológica, mais profissionais qualificados nas áreas de engenharia clínica, manutenção de equipamentos de saúde e produção industrial, com inovação e agregação de valor ao nosso sistema de saúde. Temos um estado rico capaz de produzir tecnologia, de ensinar e formar pessoas para agregar valor à saúde”, salienta Marcelo Alcantara.

Juazeiro do Norte registra mais 4 óbitos e 196 novos casos de coronavirus e ultrapassa os 6 mil casos

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, lamenta comunicar que foram confirmados mais quatro óbitos por coronavírus no município. Ao mesmo tempo, solidariza-se com os familiares dos pacientes.

Os óbitos ocorreram entre os dias 07 e 12 de julho. Trata-se de uma mulher, de 61 anos, com doença cardiovascular e diabetes; um homem, de 83 anos, sem comorbidade; um homem, de 79 anos, com doença cardiovascular crônica; e uma mulher, de 81 anos, sem comorbidade.

Até a tarde deste domingo (12), o Município notificou 18.799 pacientes, dos quais 11 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 12.609 casos descartados e 6.179 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 70 hospitalizados, 3.303 em isolamento domiciliar, 2.649 que já estão recuperados, e 157 óbitos.

A ampliação da realização de testes rápidos tem possibilitado detectar mais pessoas infectadas, o que viabiliza as orientações quanto ao isolamento domiciliar e quanto ao tratamento adequado à necessidade de cada caso.

Os atendimentos dos casos suspeitos e confirmados foram descentralizados para as Unidades Básicas de Saúde, e os leitos para internamento foram ampliados com a implantação da Unidade de Combate ao Covid-19 e do Hospital de Campanha.

A Prefeitura Municipal segue desenvolvendo as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus, alinhada com as medidas do Governo do Estado do Ceará, e reforça junto à população a necessidade da adoção de todas as medidas preventivas para conter a disseminação da doença, como uso de máscara, a higienização das mãos e o isolamento social.

ESPECIAL EXPOCRATO: A cidade já está preparada para esse grande evento

O Portal News Cariri relembra uma série de reportagens especiais sobre o Festival Expocrato, produzido em 2019. Por conta da Pandemia e consequentemente com o cancelamento do evento, vamos trazer esta série durante a semana para matar um pouco da saudade de todos os nossos leitores.

Confira:

A brisa alegre de julho traz novos ares para o Crato. A cidade se prepara e planeja todos os anos as ações para viver esse momento que movimenta intensamente o turismo e a economia do município.