Juazeiro do Norte registra 3 novas mortes em 24 horas e total de casos confirmados sobre para 4.255

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, lamenta comunicar que foram confirmados mais três óbitos por coronavírus no município. Ao mesmo tempo, solidariza-se com os familiares dos pacientes.

Os óbitos ocorreram no dia 29 de junho. Trata-se de uma mulher, de 83 anos, com doença cardiovascular; uma mulher, de 80 anos, sem comorbidade; e um homem, de 91 anos, com diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva e câncer no esôfago.

Até a tarde desta segunda-feira (06), o Município notificou 15.244 pacientes, dos quais 13 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 10.976 casos descartados e 4.255 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 49 hospitalizados, 2.216 em isolamento domiciliar, 1.879 que já estão recuperados, e 111 óbitos.

Com a ampliação da realização de testes rápidos, estão sendo detectadas mais pessoas infectadas, o que possibilita as orientações quanto ao isolamento domiciliar e quanto ao tratamento adequado à necessidade de cada caso.

A Prefeitura Municipal, alinhada com as medidas do Governo do Estado do Ceará, segue desenvolvendo as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus, reforçando junto à população a necessidade do isolamento social mais rígido, bem como da adoção de todas as medidas preventivas para conter a disseminação da doença.

Zé Aílton desmente participação em almoço durante pandemia e critica oposição

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil (PT), publicou uma nota de esclarecimento nas redes sociais na qual desmente suposta participação em um almoço com correligionários, sem o uso de máscaras, em plena pandemia. O gestor explicou que a imagem divulgada em grupos de whatsapp na qual ele participa de um almoço foi registrada no dia 21 de fevereiro, antes do início da pandemia. Zé Aílton também critica os autores da ação, segundo ele motivados por interesses políticos, e diz que vai adotar as medidas cabíveis.

Veja:

Caros Cratenses. Venho por meio desta esclarecer sobre uma imagem que alguns atores de oposição a atual gestão municipal têm utilizado e propagado como sendo um registro de minha pessoa acompanhada de secretários e assessores em situação de aglomeração em plena época de pandemia. Quero esclarecer que a referida imagem se deu em encontro no dia 21 de fevereiro do corrente ano (antes do carnaval), na casa do amigo, Sr. Chico das Kombis, no Sítio Minguiriba, conforme demonstra os arquivos das minhas redes sociais, bem como do Facebook do amigo João de Borba, de onde a imagem foi retirada e está sendo utilizada indevidamente. Vale destacar que neste período, nem o Estado do Ceará, nem o Municipio do Crato, tinham registrado casos da COVID-19, bem como as autoridades sanitárias do país também não tinham oficializado nenhuma infecção no Brasil. Quero aqui externar minha indignação e repúdio pelas notícias falsas que um grupo de pessoas com claro interesse eleitoral têm dirigido a minha pessoa. Estou tomando as medidas cabíveis.

Italianíssima: Zizi Possi faz show inédito em live com parceria do Sesc Juazeiro do Norte

A ação contempla mais uma edição do projeto Sintonia do Bem que arrecada alimentos para o programa Mesa Brasil Quem nunca cantou ou citou o trecho “Per Amore…”, que foi tema de uma novela de sucesso e ficou entre uma das canções mais tocadas no rádio na época? Essa e outras canções italianas fazem parte do repertório de um show inédito da cantora Zizi Possi que se apresenta neste sábado, dia 11 de julho, às 18h, na live “ITALIANÍSSIMA”. A ação é uma parceria do Sesc Juazeiro do Norte, que contempla mais uma edição do projeto Sintonia do Bem que tem objetivo arrecadar alimentos para o programa Mesa Brasil.

A apresentação acontecerá no canal no Youtube da cantora e terá no repertório somente músicas italianas. O público que assistir a live de Zizi Possi poderá fazer doações, de forma online, que será destinado, integralmente, ao programa Mesa Brasil Sesc. Essas doações serão realizadas por meio de uma plataforma do projeto, hospedada no site www.sesc-ce.com.br, ou pelo QR code, que, por sua vez, estará disponível no Youtube. Além disso, a partir da plataforma, pessoas e empresas poderão contribuir com valores maiores ou com doações de alimentos.
No show, Zizi vai mostrar toda a sua versatilidade ao interpretar sucessos dos CDs “Per Amore” e “Passione”, como “Torna a Surriento”, “Io che amo solo te”, e outras belíssimas canções italianas/napolitanas, como “”Incacellabile” (Laura Pausini), “Dio Come ti amo” (Gigliola Cinquetti), “Datemi un Martello” (Rita Pavonne) e “Mambo Italiano” (Carozzone). Na apresentação, Zizi será acompanhada pelo maestro Jether Garotti Jr no piano e clarineta, Camilo Carrara no violão e bandolim, Keco Brandão nos teclados e Luiz Guello na bateria e percussão.

Lançada em 1997, a canção “Per Amore”, que chegou ao topo da lista das canções mais ouvidas no Brasil, também estará no repertório.

“Estávamos agendando um show pelo projeto estacionamento da música de forma presencial este ano, seria em abril, porém devido as complicações do Covid-19 tivemos que cancelar. Já tinha um tempo que pensávamos em realizar o show da Zizi, pelo seu talento enquanto intérprete, mas acima de tudo pela artista que ela é. A live Italianíssima será sem sombra de dúvidas um show de interpretação para os fãs e amantes da música”, informa o supervisor de cultura do Sesc Juazeiro do Norte, Sérgio Magalhães.

Sobre o Mesa Brasil Sesc Ceará

Há dezenove anos, os bancos de alimentos do Mesa Brasil Sesc abastecem abrigos, escolas, creches, associações, ONGs, hospitais, casas de recuperação, fundações, entre outras organizações cearenses.

Atualmente, as doações chegam a cerca de 280 mil pessoas no Estado. Durante a pandemia, o trabalho do Mesa Brasil foi intensificado e, apenas nos trimestres entre março e maio de 2020, foram distribuídos 586.293 quilos (mais de 586 toneladas) de alimentos.

Empresas de produtos alimentícios podem agendar visitas para doação pelo contato mesabrasil@sesc-ce.com.br | (85) 99662.9158

Saiba mais em mesabrasil.sesc-ce.com.br
Serviço

Live ITALIANÍSSIMA com ZIZI POSSI
Parceria do Sesc Juazeiro do Norte – arrecadação para Mesa Brasil Sesc
Dia: 11 de julho (sábado)
Horário: 18h
Transmissão: Youtube da cantora Zizi Possi

Choveu em cerca de 50 municípios cearenses e Paracuru registra sua maior chuva do ano

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em cerca de 50 municípios no que se refere ao intervalo entre as 7h deste domingo (5) e as 7h desta segunda-feira (6).

Os maiores acumulados ocorreram em macrorregiões próximo ao litoral, conforme cenário previsto pela Funceme no fim de semana quando alertou sobre a aproximação de áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano Atlântico.

A maior precipitação do intervalo de 24 horas foi em Paracuru. Com 106 milímetros, o registro foi ainda o mais expressivo do município em 2020.

Veja os demais:

Caucaia (Posto Caucaia – Sede): 72.8 mm
Paracuru (Posto Paracuru – Sede): 70.9 mm
Fortaleza (Posto Fund. Maria Nilva – Água Fria): 43,6 mm
São Gonçalo do Amarante (Posto S. Gonçalo do Amarante – Sede): 38 mm
Iracema (Posto Ac. St. Antônio Bastiões): 38 mm
Santa Quitéria (Posto Raimundo Martins): 36,6 mm
Boa Viagem (Posto Serra da Guia): 35 mm
Quixeramobim (Posto Assentamento Novo Canaã): 34 mm
Quixeramobim (Posto Belém): 32 mm

Prefeitura do Crato vai lançar plano para retomada da economia local

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento (SEFINPLAN), anuncia nesta segunda-feira (6), às 17h, o plano de apoio para a retomada da economia, adotando medidas cautelosas, com flexibilização nos tributos municipais considerando as variáveis econômicas e o impacto que o município vem passando diante pandemia do novo coronavírus.

Pregando cautela, o governo cratense ressalta que o plano foi definido a partir do entendimento com entidades do setor empresarial que têm buscado acordos para a reabertura segura do comércio.

Atuando forte nessa frente, o prefeito Zé Ailton ressalta que a administração vem trabalhando com muita responsabilidade para a retomada das atividades, que são fundamentais para a economia do Crato. “Vamos nos mobilizar e trabalhar para que essa retomada, tão esperada, seja feita da maneira correta, preservando a saúde da nossa população. Com seriedade, garantimos que a economia volte ao caminho do crescimento, sem descuidar da vida, nosso bem mais valioso”, completou.

O anúncio acontecerá pelas redes sociais oficiais da Prefeitura do Crato, no Facebook e Instagran.

Arnon agradece parceira da Câmara no enfrentamento à covid

A união entre as esferas públicas tem sido muito importante na luta contra o coronavírus. Em Juazeiro, a Câmara de Vereadores tem atuado para minimizar os reflexos da doença no Município, que é considerado o epicentro da covid no Cariri.

Neste sábado (4), o hospital de campanha iniciou seu funcionamento. O prefeito Arnon Bezerra, em vídeo institucional, agradeceu o apoio da Câmara nesse momento difícil que Juazeiro, o Ceará e todo o Brasil está passando. “Eu quero, neste momento, agradecer a solidariedade da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, que tem sido parceira, em todos os momentos, sobretudo numa hora difícil como essa.”

O prefeito Arnon ressaltou a parceria com o Legislativo, por meio do  presidente Darlan Lobo, que ofereceu um valor significativo, oriundo da economia feita pela Câmara nos últimos meses, para ajudar no enfrentamento da doença no Município. O valor, R$ 1,3 milhão, se junta a recursos do Município, Estado e União, para oferecer tratamento às pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Ações importantes para o enfrentamento da covid-19 estão sendo realizadas pela Câmara, a exemplo da devolução, antecipadamente, dos resíduos de duodécimo ao Município. A iniciativa foi do presidente Darlan Lobo e endossada pela maioria da Casa.

Altaneira: Vereador embriagado agride agentes em barreira sanitária

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Agentes que realizam a barreira sanitária na entrada da cidade de Altaneira, a 70 km de Juazeiro do Norte, foram alvo, neste domingo (05) de agressões físicas e verbais do vereador Antonio Leite (PDT), que possui mandado naquele município e chegou ao local com claros sinais de embriaguês. A cena foi registrada por uma pessoa que passava pelo local e o vídeo ganhou ampla repercussão nas redes sociais.

Nas imagens é possível perceber que o parlamentar não atendia ao pedido dos familiares e amigos para que parasse. Após ser contido, ele foi levado à força para sua residência. Segundo apurado com testemunhas, a agressão teria ocorrido após alguns amigos do vereador, vindos da cidade de Assaré, terem sido barrados na entrada da cidade.

Vida pregressa

O vereador Antonio Leite foi denunciado ao Ministério Público em março passado pelo próprio secretário de infraestrutura do Município de Altaneira, Paulo Roberto Almeira, que acusa o parlamentar de ter utilizado janelas de uma escola municipal em uma construção de sua propriedade. O vereador também teria tomado ilegalmente outros materiais da Câmara Municipal, como uma grade. O parlamentar nega todas as acusações.

Sessão remota da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

Valmir Domingos solicitou junto a Secretaria de Infraestrutura melhorias no calçamento dos bairros Triângulo, no Frei Damião nas proximidades da Baixa da Raposa. O vereador pede que seja feito um levantamento para ver a situação das ruas para depois realizar uma operação tapa-buraco.

Capitão Vieira Neto presidiu a sessão já que Darlan Lobo, presidente titular, estava passando por uma cirurgia na coluna. Vieira fez requerimento pedindo informações sobre uma pessoa que está desaparecida há dois meses. Trata-se de Francisca, conhecida como Aldenia.

A última vez que foi vista estava no Sítio dos Dudas, dia 6 de maio no caminho de Barbalha. Ela sofre de depressão. Os contatos para informação sobre o paradeiro da Aldenia são (88) 98849-8190/98813-6951 e 98846-4150.

Demontier Agra solicitou junto a secretaria de Saúde (Sesau) que não esqueça do combate à dengue. Ele revelou que o município só tem um veículo e este com problemas mecânicos. O vereador pede que se faça o reparo do carro do setor de endemias.

Márcio Joia foi outro parlamentar que fez requerimento junto a Sesau. Ele pede que a secretaria disponibilize os medicamentos para o tratamento de Covid-19 para aquelas pessoas que testam positivo, mas são de baixa renda e não têm condições de comprar os remédios.

Rita Monteiro requer que o SVO (Sistema de Verificação de Óbitos) informe quantas pessoas e nome destas, com gênero e idade que faleceu no município de Juazeiro do Norte por conta de Covid-19 entre os dias 6 a 9 de julho informando também se elas tinha comorbidades.

Damian de Firmino pediu melhorias na Lavanderia Maria de Lourdes Ferreira, bairro Antônio Vieira. De acordo com o vereador, muitas pessoas reclamam da situação do equipamento. Ele pede que seja feita uma nova construção para adequar o espaço onde pessoas trabalham lavando roupa.

Auricélia Bezelia Bezerra solicita que a MXM faça limpeza e capinação em todos os bairros de Juazeiro do Norte como forma de acabar com possíveis focos do mosquito da dengue.

Cariri recebe mais 55 respiradores para abertura de leitos de UTI

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A Secretaria de saúde do Ceará enviou 55 respiradores para hospitais da região do Cariri neste fim de semana. Os equipamentos serão utilizados na abertura de novos leitos de UTI para reforçar o atendimento a pacientes acometidos pela forma grave da covid-19.

A maioria dos respiradores será destinada ao Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, unidade referência para tratamentos de alta complexidade. Também foram enviados outros cinco respiradores para Crato e dez para Barbalha.

É previsto que ainda nesta semana, um novo carregamento seja enviado para atender mais unidades de saúde da região sul do estado, principalmente as dos municípios polos como Brejo Santo, Icó e Iguatu.

Câmara de Juazeiro do Norte aprova requerimento solicitando reformam unidade Básica de saúde

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou requerimento feito pelo vereador Demontier Agra (PSL), solicitando a reforma da Unidade de Pronto Atendimento do Bairro do Socorro que fica localizada em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na Rua Alencar Peixoto; O pedido foi encaminhado ao prefeito Arnon Bezerra.

De acordo com o vereador, anteriormente o local tinha uma ação judicial, mas já foi liberada pela Justiça, semelhante ao que aconteceu em outra UPA no Bairro Lagoa Seca, que foi reformada pela prefeitura.

“Uma reforma na UBS do bairro Socorro pode ser um equipamento de saúde para as testagens da covid-19 e a divisão dos atendidos na unidade Sentinela” disse Agra, o vereador afirma que com a reforma haveria menor sobrecarga e poderia então atender os bairros que ficam nas imediações.

A unidade de saúde atende aos bairros Socorro, Salesianos, Antônio Vieira, Santo Antônio, São José, Logradouro, Centro, Matriz e comunidade do Horto.