Fake News: Sistema imunológico em pleno funcionamento é importante, mas não evita Covid-19

Publicidade

É falsa a informação que circula alegando que o novo coronavírus é imune a organismos com um PH maior que 5,5. Segundo o infectologista Keny Colares, do Hospital São José de Doenças Infectocontagiosas (HSJ), da rede pública de Saúde do Governo do Ceará, a afirmação não tem amparo cientifico e é mentirosa.

“A afirmação exposta na matéria não faz o menor sentido. Não adianta você consumir qualquer alimento ácido com a intenção de acidificar o organismo, pois isso não é possível. Nosso organismo tem um controle muito rígido para manter o pH do corpo em um determinado limite, independentemente do consumo de substâncias muito ácidas ou alcalinas. Esse equilíbrio acontece por conta de uma série de mecanismos que mantém nosso sangue em um PH entre 7,35 e 7,45, que é o limite fisiológico vital, então não adianta tomar muito limão que não vai alterar essa situação”, destaca o especialista.

Uma boa imunidade é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até parasitas. Esses organismos podem, sob determinadas circunstâncias, se aproveitar de falhas no sistema e, para evitar que isso ocorra, a melhor defesa para nosso organismo é mantermos uma alimentação saudável e equilibrada, fazer atividades físicas regulares e evitar consumo de álcool, cigarro e outras drogas.

Outro agente capaz de superar o sistema imunológico são vírus novos, como é o caso do novo coronavírus. Por ser algo que o nosso organismo não tem um conhecimento preexistente, o corpo tem mais dificuldade para identificar e para combater o invasor, sendo contaminando.

Na esteira dos acontecimentos, muitos tentam oferecer soluções caseiras como alternativa no combate a Covid-19, contudo isso deve ser visto com muito cuidado, pois não existe nada conhecido que combata a doença, seja medicamentos ou alimentos.

A disseminação da Covid-19 é uma preocupação global. Até o momento não temos tratamento ou vacina para a doença, mas é importante não entrar em pânico e ter cuidado com notícias falsas. Busque sempre informações em órgãos internacionais e nacionais confiáveis, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Publicidade

Leia também