Secretário da Saúde tira dúvidas da população sobre coronavírus no Ceará

Publicidade

Em seu primeiro pronunciamento ao vivo realizado no perfil das redes sociais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na tarde desta sexta-feira(20), o secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto) ressaltou as medidas adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Dr. Cabeto informou ainda que, até as 14h30min de hoje, 55 casos foram confirmados e que já há transmissão comunitária do vírus no Ceará.

“A colaboração de todo cidadão é muito importante. O governador Camilo Santana definiu estratégicas radicais de isolamento social. Nessa fase é muito importante que nós tenhamos o menor número de pessoas contagiadas, isso vai fazer que o sistema de saúde tenha o menor número de atendimento a pessoas graves. E isso faz com que essas pessoas tenham o melhor atendimento”, disse.

O secretário da Saúde respondeu perguntas enviadas previamente pelos jornalistas e também as dúvidas mais comuns da população, comentadas nas redes sociais da Sesa. Questões sobre os critérios para realização dos exames, formas de transmissão da doença, cenário epidemiológico,resistência do vírus e atendimento à população foram as principais.

“O Estado do Ceará montou pra isso um hospital, que deve ser inaugurado até domingo,que vai funcionar como retaguarda das unidades de atendimento. E lá,todos os doentes, que necessitarem de internação vão ficar no Hospital Leonardo da Vinci”, falou.

Confira o vídeo da live

Orientações

Conforme pronunciamento do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, pessoas gripadas, aquelas que não tem sintomas e as que não são graves devem ficar em casa. Apenas pessoas que fazem parte do grupo de risco e aquelas que apresentarem sintomas graves devem procurar uma unidade de saúde.

São considerados grupos de risco, pessoas com mais de 60 anos de idade e que tenham doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma, doenças cardíacas, imunossupressoras etc. Os sintomas do coronavírus são febre, coriza, tosse e dificuldades de respirar.

Atualização

Diariamente, a Secretaria da Saúde divulga informações atualizadas sobre o cenário do Covid-19 no Ceará. O informativo é publicado no fim da tarde, com o número de casos e a situação epidemiológica.

Doadores de sangue

Voluntários saudáveis, com idade abaixo de 55 anos, podem doar sangue. O secretário da Saúde reforçou a importância da doação e as medidas que o Hemoce está tomando para segurança do doador. Diante da situação de epidemia do coronavírus no Ceará, o hemocentro passou a disponibilizar o agendamento pelo site e telefone. Há três unidades do Hemoce realizando a coleta de sangue em Fortaleza. Para saber mais como agendar e onde doar, confira aqui.

Publicidade

Leia também