Referência em tratamento de doenças infectocontagiosas, Hospital São José passará por reforma de R$ 12 mi

A autorização para a liberação dos recursos foi feita pelo governador Camilo Santana durante visita à unidade hospitalar

Publicidade

No início da tarde desta quarta-feira (11), o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, visitou o Hospital São José de Doenças Infectocontagiosas, em Fortaleza, ocasião na qual autorizou R$ 12 milhões para reforma e melhorias das dependências da unidade de saúde. O equipamento integra a rede pública de saúde do Governo do Ceará e é referência no estado em doenças infectocontagiosas.

O governador destacou a importância das melhorias estruturais para que a população tenha acesso aos serviços de forma cada vez mais adequada e acolhedora. “Nós vamos fazer aqui uma grande reforma para ampliar os espaços de atendimento à população. O Estado já comprou uma propriedade aqui vizinha para ampliar o hospital. A partir de hoje, as equipes da Secretaria (da Saúde) e do hospital vão sentar para elaborar o projeto. Dr. Cabeto também já está negociando um outro espaço para que a gente possa transferir provisoriamente uma parte do hospital para que a gente possa fazer a reforma rapidamente, pois fazer uma reforma com o hospital funcionando demora mais”, disse Camilo.

O chefe do Executivo cearense enalteceu o papel do equipamento em seu meio século de existência no tratamento de pessoas com doenças infectocontagiosas. “Esse é um dos hospitais mais importantes que o Estado têm e trata não só pacientes de Fortaleza, mas de todo o interior do Ceará, com doenças infecciosas – sendo a única unidade pública aqui em Fortaleza. Queria parabenizar todos os servidores do hospital, que atende milhares de cearenses que precisam de uma mão acolhedora por sofrerem com um problema de saúde. Esse ano o Hospital São José completa 50 anos, então é um presente para o hospital e para a população do Ceará”, comentou o governador.

O HSJ

Com 700 servidores, 120 leitos de enfermaria e oito de UTI, a unidade presta serviço de internação e ambulatorial para pacientes com HIV/AIDS, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, hepatites, leishmaniose, infecções por fungos, e que necessitem de atendimento em dermatologia, ginecologia, neurologia, psiquiatria e odontologia. A estrutura do hospital conta com laboratório, farmácia, centro de estudos, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Núcleo de Assistência em Ensino e Pesquisa em Enfermagem, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, entre outros. O HSJ é um hospital de ensino credenciado pelos ministérios da Saúde e Educação com residência médica em infectologia.

O diretor geral da unidade, Edson Buhamra Abreu, comentou que as melhorias serão a concretização de um sonho para todos que compõem o HSJ. “Nossa unidade será totalmente modernizada, reivindicações antigas como ampliação do ambulatório e acessibilidade vão ser atendidas. Mostrando que nosso governador é sensível e comprometido com a saúde do povo cearense. Assim como são todos os profissionais do São José que tanto se dedicam para tratar doenças que são estigmatizadas e fazem isso há 50 anos. Agora é correr e começar logo”, afirmou.

Publicidade

Leia também