Governador esclarece à população sobre ações e medidas de enfrentamento ao Coronavírus

Dentre as ações, o Estado adquiriu cinco mil kits para a realização de teste, além dos 240 disponibilizados pelo Governo federal

Publicidade

O Governo do Ceará está promovendo uma série de ações para minimizar a propagação do Covid-19, responsável mundialmente pela pandemia do Coronavírus. Nesta terça-feira (17), durante sua conversa semanal nas redes sociais com a população, o governador Camilo Santana enfatizou as iniciativas adotadas pelo Estado, em parceria com municípios, entidades de classe, Justiça e Legislativo, através do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, para mitigar a contaminação de cearenses e minimizar os efeitos da doença. Dentre as medidas adotadas, estão a compra de mais kits para testes, preparação de unidades de saúde, campanhas educativas, entre outras. O Ceará tem nove casos confirmados, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta segunda-feira (16).

O colegiado definiu uma série de condutas para os próximos 15 dias e que foram publicadas ontem (16) no Diário Oficial do Estado, junto com o decreto de estado de emergência de saúde pública. “Nós estamos antecipando uma série de medidas para mitigar os efeitos dessa infecção no Ceará. Caberá à Secretaria de Saúde do Estado coordenar a ações de enfrentamento ao Coronavírus aqui no Ceará. Ficam suspensos eventos públicos com mais de 100 pessoas. Também ficam proibidas atividades coletivas em equipamentos públicos que possibilitem aglomeração de pessoas. Ficaram suspensas também as atividades das escolas e universidades da rede de ensino pública. O decreto também suspendeu a visitação nas unidades prisionais ou de internação do sistema socioeducativo. Os eventos esportivos no Ceará só poderão ocorrer de portões fechados”, informou Camilo, que completou dizendo que a possibilidade de prorrogação desses prazos será de acordo com avaliações constantes da situação no estado.

O Estado já disponibilizou recursos que estão sendo utilizados para preparar a rede pública para o atendimento da população que necessitar. “O Ministério da Saúde disponibilizou 240 kits (de testes) para o Ceará. Nós achamos pouco e estamos adquirindo cinco mil kits dos Estados Unidos. É um teste mais rápido e que sai o resultado em quatro horas. Adquiri provisoriamente um hospital privado aqui em Fortaleza que estava fechado. Nós estamos o equipando todo. Ele tem 200 leitos, sendo 30 de UTI, e esse será um hospital exclusivamente para atender pacientes graves com Coronavírus. Já liberei R$ 45 milhões para a compra desses kits, insumos e preparação dessa rede de atendimento. Definimos 14 equipamentos do Estado para que tenham alas isoladas para receber pacientes que vão precisar ser internados”, disse o chefe do Executivo estadual.

Servidores públicos estaduais com mais de 60 anos poderão, em caráter excepcional, trabalhar de suas residências. Viagens a serviço estão canceladas pelo Estado nesse momento. Todos os transportes públicos devem passar, pelo menos uma vez por dia, por uma higienização. Elevação de preço de insumos sem justa causa devem ser denunciadas. O governador Camilo Santana também solicitou à Anvisa e à Anac o cancelamento de todos os voos internacionais que tenham o Ceará como destino.

Orientações

Em um momento como esse que o Mundo atravessa, a informação deve ser a melhor parceira da população. Camilo Santana destacou que o Governo já está criando um teleatendimento para atender informar à população qual a melhor medida a ser adotada em casos de sintomas aparentes. “Estamos criando a rede de teleatendimento em saúde que vai atender 24h, para que as pessoas que tiverem algum sintoma possam se informar. Nós já havíamos disponibilizado três telefones para orientação, mas estão ficando congestionados. O objetivo é que a pessoa não procure um equipamento de saúde sem ligar para a central, a não ser que já esteja com algum problema respiratório. Você vai receber as informações por esse teleatendimento do que você precisa fazer, porque se estiver contaminado e for ao equipamento de saúde é possível que outras pessoas sejam contaminadas, ou se você não está corre o risco de se contaminar”, explicou.

O governador alertou também para a busca por notícias em canais oficiais do Governo. “É importante vocês entrarem no site da Secretaria da Saúde. Lá tem uma cartilha com informações. O Ceará foi o primeiro estado a montar o plano de contingenciamento. Vamos evitar compartilhar fake news. A centralização das informações será na Secretaria de Saúde. Não podemos entrar em pânico, é preciso manter racionalidade”, disse.

Ponto facultativo

Na próxima quinta-feira (19), o Ceará comemora o Dia de São José, padroeiro estadual. Camilo Santana informou que assinou um decreto instituindo ponto facultativo para servidores da administração pública estadual na data e no dia seguinte, a sexta-feira (20). Contudo, o governador ressaltou que serviços essenciais à sociedade, especialmente os de saúde, estão assegurados.

Enchentes

Após repassar as informações sobre o enfrentamento ao Coronavírus, Camilo Santana aproveitou para responder perguntas sobre ações em outras áreas. Recentemente, municípios da região dos Inhamuns passaram por problemas ocasionados por enchentes. Questionado sobre o auxílio do Estado na questão, o governador avisou que equipes já estão na região para trabalhar. “Tivemos fortes chuvas na região, inicialmente em Quiterianópolis, com rompimento de barragens, inclusive particulares, e isso causou inundação de algumas áreas de Quiterianópolis, indo em direção a Novo Oriente e chegando a Tauá e Crateús. Ontem mesmo enviei equipe da SOP e do Corpo de Bombeiros para avaliar os danos causados. Tivemos estradas interrompidas, casas inundadas. Já liberei recursos para a cidade de Quiterianópolis para o enfrentamento dessa situação e vou decretar hoje estado de emergência para esses quatro municípios para que a gente possa tomar medidas mais enérgicas e com maior velocidade para enfrentar essa situação. Já estamos lá com máquinas recuperando alguns trechos e o que for necessário para enfrentar essa situação de emergência terá todo apoio do Governo do Estado”, comunicou Camilo.

 

Publicidade

Leia também