Como o Corona Vírus vai afetar o meu bolso???

Publicidade

Por Paulo André Lima  Economista , Advogado OAB /CE 43.277, poliglota, MBA Direito Empresarial FGV, pós graduando Direito Tributario e Civil.

Todo o mundo está assombrado com a pandemia de gripe causada pelo COVID- 19 (nome científico da espécie do que chamamos corona vírus). Desde que esta doença surgiu na China e se alastrou na Europa, vimos medidas provocadas pelos entes Estatais buscando evitar a propagação desta doença que tem um índice de letalidade de aproximadamente 4% (a cada 100 pessoas infectadas, 4 pessoas tendem a morrer).

A China já deu sinais de controle da doença, mas os impactos foram cruéis para a economia de lá. Pela primeira vez em 30 anos, a economia chinesa produziu 13% a menos que no mesmo período do ano anterior. O desemprego aumentou em 20%. Logo na 2°. maior economia do mundo. O mesmo deve acontecer na Europa e Estados Unidos. Tudo bem, mas o que isto tem a ver comigo aqui no Cariri?

Logo para iniciar, foi decretado aqui no Ceará fechamento do comercio, serviços
e indústria por 10 dias, deixando apenas serviços essenciais. Assim, pessoas foram impedidas de circular, e de comprar. Sem consumo, não existe produção e nem faturamento. As empresas têm prejuízos com estoques parados e dão férias ou demitem funcionários pois não podem funcionar. Sem faturamento, não tem como pagar suas contas e impostos. Sem pagar as contas, os funcionários e fornecedores não tem como arcar com seus compromissos e nem os governos com suas despesas. Um caos total.

A tendência é que o Brasil, e o Cariri também, não cresça este ano, deixando empresas falidas e sem ter a tão esperada a retomada do emprego. A bolsa de valores, que é um termômetro de investimentos no pais, caiu até o dia 20/03/2020, 42% do seu valor. Significa que aproximadamente R$ 1 trilhão de reais (sim, um trilhão) sumiu da economia. Seria como se sumissem do mapa 6 Estados do Ceará em dinheiro. Exatamente, toda a riqueza do nosso Estado sumisse 6 vezes (prédios, fazendas, gado, carros, tudo.)

Muitas empresas que estavam investindo porque achavam que iria este ano sair da crise econômica causada pelo Governo Dilma, infelizmente terão mais prejuízos e não consigam se recuperar. Assim teremos calotes, desemprego, pessoas perdendo seus bens e a continuação de uma crise que pode perdurar mais 2 a 3 anos, crise esta que iniciou em 2008.

O Governo tenta ajudar dando prazo para pagar os impostos, dando oportunidade das empresas a dar férias para funcionários ao invés da demissão, redução de jornada de trabalho e de salários, antecipação do 13 . para aposentados e até ajuda para trabalhadores informais no valor de R$ 200,00. Porém como vai pagar? Ninguém sabe. Até porque os Governo Federal, Estadual e a maioria dos municípios do Cariri não tem capacidade financeira para arcar com estes gastos sem recorrer a empréstimos. Assim terão suas contas públicas com maior endividamento, o que poderá gerar em 5 anos uma quebradeira geral dos Governos, seja em que esfera for, independente do partido politico que estiver no poder naquele momento.

E o que fazer então? Minha recomendação é a de que cada um de nós não contraia mais dívidas desnecessárias, se prepare para o risco de perder o emprego ou e ter problemas sérios na sua empresa. Fazer o ajuste das contas de casa ou da empresa, cortar custos desnecessários, pensar em novas formas de melhorar o seu negócio e de se capacitar para o futuro. Toda crise requer criatividade e trabalho. E geralmente ao sobrevivermos dela, saímos mais fortes e mais preparados. Então, mãos à obra.

https://www.instagram.com/tv/B-CPZh7BnsG/?igshid=1pce3hyiqwrai

Publicidade

Leia também