Ceará registra três óbitos por Covid-19

Publicidade

Em pronunciamento na tarde desta quinta-feira, 26, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), informou que houve duas mortes por coronavírus (Covid-19) no Estado. Logo após a transmissão ao vivo nas redes sociais, o número subiu para três. Os pacientes residiam em Fortaleza.

Uma das vítimas foi um homem de 72 anos, que estava internado na UTI do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) há cinco dias. Hipertenso e diabético, ele morreu na manhã de hoje por insuficiência respiratória. As outras pacientes eram mulheres com idade de 72 e 85 anos. Além de testar positivo para Covid-19, elas apresentavam doenças crônicas. Ambas foram atendidas em hospitais particulares. A Sesa ainda aguarda mais informações das unidades sobre os óbitos.

Durante a transmissão, Dr. Cabeto reforçou a importância das medidas de controle e prevenção da doença no Ceará.”Nós sabemos que temos que proteger principalmente os mais vulneráveis. Não se trata simplesmente de excluir o idoso em casa, até porque o jovem sai e volta para trabalhar. Então, esse momento inicial [de isolamento] tem sido eficiente e nós temos acompanhado de forma científica”, ressaltou o gestor.

Casos confirmados no Ceará

Até quarta-feira (25), o Ceará registrou 211 casos de coronavírus. 209 pessoas moram no Estado, uma em São Paulo e outra em Uberlândia (MG). Fortaleza concentra a maior parte de ocorrências da doença (196). Os dados constam no informe divulgado diariamente no site da Sesa (link).

Além dele, a Secretaria irá publicar às quintas-feiras um boletim com informações detalhadas acerca do cenário epidemiológico no território cearense. O documento estará disponível no site da Sesa a partir das 18h.

Medidas de prevenção e controle

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, implementou diversas medidas voltadas ao enfrentamento da Covid-19. As ações têm como objetivo fortalecer a prevenção à doença e garantir um atendimento de qualidade para a população cearense.

A Comissão Intergestora Bipartite do Ceará (CIB/CE) aprovou os critérios de distribuição de recursos do Governo Federal para o Estado. A resolução 13/2020 da CIB assegura o repasse de R$ 18. 356.726,00 para o enfrentamento ao coronavírus . Liberado pelo Ministério da Saúde (MS), o recurso está sendo usado na compra de insumos e no custeio de despesas.

Por meio da resolução 14/2020, a CIB também aprovou a distribuição de R$ 25.998.669,23 para o combate à doença nos 184 municípios cearenses. O recurso será distribuído com base no número de habitantes de cada cidade em 2019, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é de que a verba seja repassada pelo Ministério da Saude nesta sexta-feira (27). Os repasses são resultado da articulação permanente do Governo do Ceará com o Ministério da Saúde.

Publicidade

Leia também