Chuva causa transtornos em Juazeiro e demais cidades do Cariri; Veja Vídeos

A chuva que banhou Juazeiro do Norte e demais cidades do interior do Estado, no final da tarde dessa quarta-feira, causaram bastantes transtornos.

Além de uma quantidade exorbitante de raios e relâmpagos, pontos ficaram alagados, ruas danificadas e moradores ilhados.

Em Araripe moradores exibiram vídeos de moradores nas ruas usando canoas para se locomover.

Já no Crato, além do Rio Granjeiro que corta a cidade, moradores ficaram ilhados após as chuvas.

Confira:

Número de casos de Covid-19 sobe para 211 no Ceará

ATUALIZAÇÃO

CASOS CONFIRMADOS NO CEARÁ

25 de Março de 2020

Aquiraz – 6
Fortaleza – 196
Fortim – 1
Juazeiro do Norte – 1
Sobral – 4
Mauriti- 1

São Paulo – 1

Uberlândia (MG) – 1

OBSERVAÇÃO: Os dois casos, São Paulo e Uberlândia – MG, foram notificados no Ceará, mas os pacientes são das referidas cidades!

Total – 211

FONTE – Secretaria de Saúde do Ceará

Casos no BRASIL

Confirmados: 2.433

Mortes: 57

Fonte: Ministério da Saúde

Juazeiro: obra da UPA da Lagoa Seca segue em ritmo acelerado

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura estão concentrando esforços intensos para a conclusão da obra de uma nova Unidade de Pronto Atendimento, no Bairro Lagoa Seca.

Uma frente trabalha a todo o vapor na conclusão da estrutura do prédio, outra executa serviços de recuperação das vias que dão acesso ao local.

Além disso, mesmo observando o que foi determinado pelo Governo do Estado e a Prefeitura Municipal através dos decretos que visam combater a proliferação do Coronavírus, a Seinfra mantém uma equipe de prontidão para solucionar casos de emergência que se apresente no Município.

O Secretário de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Isaac Daniel, comenta que neste momento, é importante priorizar a obra da nova UPA, porém, deixando sempre uma equipe de prontidão para atender as demandas emergenciais.

“Nós estamos tomando os devidos cuidados para garantir a saúde da equipe, com a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) disponíveis. Temos esse dever a ser cumprindo, mas nossa prioridade é garantir a segurança e a saúde de nossos colaboradores”, afirma o Secretário Isaac.

Outros servidores da pasta estão realizando, dentro das possibilidades, o trabalho de casa.

Conclusão da UPA

Recentemente, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, recebeu autorização da Justiça para dar continuidade às obras do prédio de uma UPA localizada no bairro Lagoa Seca.

O Prefeito Arnon Bezerra esteve no local na tarde da última terça-feira (18), para avaliar as condições estruturais.

A nova UPA, depois de pronta, irá dispor de mais 25 a 30 leitos para a população do município. Na época, o Prefeito Arnon Bezerra declarou que autorização da justiça para a conclusão da nova UPA chega em um momento importante em que o Município desenvolve um trabalho no combate ao novo coronavírus. “Vamos oferecer um grande serviço com qualidade e segurança para quem precisa e também para quem trabalha”, destacou o Prefeito.

Florisval Coriolano destina 100 mil reais de sua emenda impositiva para o combate à pandemia da Covid-19 em Crato

O presidente da Câmara de Crato, Florisval Coriolano (PRTB), autorizou nesta quarta-feira (25) a utilização de R$ 100.000,00 (cem mil reais) de sua emenda impositiva no Orçamento Municipal para o combate e prevenção contra o Coronavírus.

O valor também será destinado à assistência de pessoas prejudicadas de qualquer modo, comprovadamente, pela pandemia que atingiu todo o mundo.

O Chefe do Legislativo afirma que está sensibilizado com o esforço do poder público e tem acompanhado de perto a atuação dos órgãos envolvidos no combate à pandemia, além disso, está buscando promover ações para auxiliar as questões protetivas no Legislativo contra a propagação da COVID-19.

Grêmio abre negociação com elenco sobre férias e redução salarial

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) – O Grêmio já tem conversa aberta com o elenco principal sobre as próximas semanas. Segundo apurou a reportagem, representantes do clube estão negociando com lideranças do grupo de jogadores a possibilidade de antecipação das férias por conta da pandemia do novo coronavírus. O diálogo corre em paralelo ao movimento de clubes brasileiros.

 A ideia do Grêmio é antecipar todo o período de férias para abril, contando com a retomada dos jogos em maio e complemento da temporada em dezembro. De acordo com a proposta, metade do valor referente às férias será pago no próximo mês e a outra parte, no final do ano.

A oferta do clube também prevê cenário com redução salarial de até 50% depois do retorno das férias. E ainda abrange a possibilidade de suspensão dos contratos, caso as partidas não sejam retomadas ainda em maio.

A CBF pretende concluir os campeonatos estaduais. Não é descartada uma mudança na fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro.

Os jogadores preparam uma contraproposta oficial, mas já informaram o desejo de mudar os termos da proposta.

O elenco principal do Grêmio foi orientado a permanecer em Porto Alegre, com medidas preventivas contra a pandemia de Covid-19. Na última sexta-feira (20), os atletas foram examinados por médicos do clube e receberam dose da vacina contra a gripe.

Na segunda (23), o Grêmio cancelou a reapresentação marcada para terça-feira (24) e anunciou treinos suspensos por tempo indeterminado. É neste intervalo que a negociação vem ocorrendo.

O contato entre diretoria e jogadores ainda leva em consideração outros cenários possíveis, pela incerteza atual do quadro. Com retorno do futebol projetado para maio em visão otimista, a ideia é liberar jogadores em abril e esticar a temporada por algumas semanas em dezembro.

Fonte: Noticias ao minuto

Cristiano Ronaldo doa 1 milhão de euros a hospitais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O jogador de futebo Cristiano Ronaldo, que nos últimos anos têm se destacado entre os melhores do mundo, fez doação de 1 milhão de euros a um hospital para ajudar no combate à Covid-19.

Ronaldo, que defende a Juventus (ITA), e seu agente, Jorge Mendes, fizeram suas doações para dois hospitais nas cidades portuguesas Lisboa e Porto.

Os campeonatos Espanhol e Italiano, assim como a Champions League, estão suspensos em razão da pandemia e ainda não têm uma data marcada para retornarem

Fonte : Noticias ao minuto

Messi faz doação de 1 milhão de euros a hospital de Barcelona

O atacante Lionel Messi fez uma doação no valor de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões) para um hospital de Barcelona com o objetivo de ajudar no combate ao avanço do novo coronavírus na cidade catalã. A Espanha vem se tornando um dos países mais atingidos pela pandemia nos últimos dias.

 A doação foi recebida pelo Hospital Clínic. “O Hospital Clínic de Barcelona recebeu uma doação de Leo Messi para enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Essa doação será dedicada, entre outras coisas, à pesquisa e aquisição de equipamento respiratório assistido, usado para cuidar dos pacientes mais graves”, informou o hospital.

O jogador argentino também teria feito uma doação a hospitais argentinos, de acordo com jornais espanhóis. Messi não se manifestou a respeito.

Nascido na Catalunha, Josep Guardiola também doou recursos na região. O técnico do Manchester City fez uma doação, cujo valor não foi revelado, ao Barcelona Medical College. O dinheiro também será utilizado para o atendimento às vítimas da covid-19.

Segundo país da Europa com o maior número de casos, a Espanha agora só está atrás da Itália em número de mortos no continente. São 2.182, diante de 6.077 no outro país. E são 33.089 infectados, quase a metade dos 63.927 na nação italiana.

Fonte: Noticias ao minuto

Com mãe em coma por covid-19, astro da NBA alerta: ‘Doença é real’

Primeira liga profissional dos Estados Unidos a paralisar as suas atividades por conta da pandemia do novo coronavírus, a NBA já tem uma série de jogadores infectados. Pivô do Minnesota Timberwolves, Karl-Anthony Towns não é um deles, mas a doença atingiu a sua família. Como forma de conscientizar as pessoas do risco de se contaminar, ele usou sua conta no Instagram para compartilhar a luta de sua mãe contra o covid-19.

Em uma postagem, o jogador revelou que ela se encontra em coma induzido e pediu que a população leve a doença a sério, sobretudo tomando atitudes que evitem que o contágio se espalhe mais rapidamente. “A doença é real e ela precisa ser levada a sério. Por favor, protejam suas famílias, seus entes queridos, seus amigos, você”, escreveu.

Karl-Anthony Towns relatou que na semana passada seus pais não estavam se sentindo bem e foram levados a um hospital. Seu pai foi liberado, ficando em quarentena em casa, mas sua mãe não melhorou. A febre não baixou e os médicos disseram que fizeram de tudo para melhorar sua saúde. “Sempre achamos que o próximo remédio ajudaria. O próximo vai ajudar. Esse vai ajudar. Esse eu tenho certeza”, comentou.

De acordo com o jogador, ela até melhorou de saúde, mas teve uma piora no quadro clínico e os médicos explicaram que precisariam colocá-la em um respirador. E então foi posta em coma induzido. “Vamos continuar lutando. Vamos vencer. Minha mãe é a mulher mais forte que conheço e vai vencer isso. E vamos nos juntar quando ela conseguir”, finalizou.

Há mais de 50 mil casos do novo coronavírus nos Estados Unidos, país considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como provável novo centro da doença, e mais de 700 pessoas morreram. O governo pediu que as pessoas pratiquem o isolamento. A pandemia já registrou mais de 425 mil casos e mais de 18 mil mortes em todo o mundo.

Fonte: Noticias ao minuto

Infectologistas se dizem preocupados com discurso de Bolsonaro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) reagiu com preocupação ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de quarta (24). Bolsonaro criticou o isolamento e quarentena promovidos pelos estados na tentativa de conter a expansão das infecções por coronavírus.

 Após ataques do presidente a governadores, à imprensa e medidas adotadas por ao menos uma centena de países, a SBI apontou que é “temerário” associar as mortes de idosos na Itália ao clima frio.

“Tais mensagens podem dar a falsa impressão à população que as medidas de contenção social são inadequadas e que a COVID-19 é semelhante ao resfriado comum, esta sim uma doença com baixa letalidade. […] A pandemia é grave, pois até hoje já foram registrados mais de 420 mil casos confirmados no mundo e quase 19 mil óbitos, sendo 46 no Brasil”, diz comunicado.

A organização, entretanto, elogia o trabalho do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ” cujas ações têm sido de grande gestor na mais grave epidemia que o Brasil já enfrentou em sua história recente”.

Apesar de demonstrar preocupação com a situação econômica do país, a SBI ressalta que o isolamento social é fundamental para conter a disseminação do vírus.

“As medidas de maior ou menor restrição social vão depender da evolução da epidemia no Brasil e, nas próximas semanas, poderemos ter diferentes medidas para regiões que apresentem fases distantes da sua disseminação.”

A recomendação final da SBI é a que tem se disseminado pelo país e pelo mundo: fique em casa.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia disse, em nota divulgada nesta quarta (25), que ações que abrandem o isolamento social serão “extremamente” prejudiciais para o combate ao coronavírus. “Salientamos que a maioria dos países adotam a mesma estratégia de contenção, apresentando sucesso. Seremos militantes do nosso posicionamento para o bem dos idosos e da população brasileira”, diz o texto.

Fonte: noticias ao minuto

Dois navios pedem ajuda ao Brasil para desembarcar passageiros

Dois navios de cruzeiro pediram ajuda humanitária ao Brasil para poderem atracar e fazer a remoção dos seus passageiros para seus países de origem. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os navios L’Austral e Le Boreal não conseguiram autorização para atracar em outros países, mas o Brasil permitiu que as embarcações atracassem no Pier Mauá, na região central do Rio de Janeiro.

 Segundo a Anvisa, os dois navios vêm da Antártica e não há relatos de problemas de saúde a bordo que levantassem suspeitas para possíveis infectados com o novo coronavírus (covid-19).

Os passageiros do L’Austral já desembarcaram esta semana e pegaram voos de volta para seus países. De acordo com a Anvisa, o navio ficou em alto-mar, sem atracar em nenhum porto, por mais de 20 dias. Segundo a agência, os passageiros ficaram isolados no navio por um período maior que o isolamento recomendado sem que houvesse casos da doença a bordo.

“Para esta remoção, a Anvisa exigiu que os passageiros fossem paramentados com equipamentos de proteção. A medida teve como objetivo proteger os passageiros, tendo em vista que há transmissão comunitária de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro”, diz a nota da agência.

O navio Le Boreal está previsto para atracar hoje (25) no Rio com 324 passageiros. A embarcação está há mais de 10 dias sem ter parado em nenhum outro porto. Segundo a Anvisa, também não há relatos de casos ou suspeitas de infectados pelo coronavírus a bordo.

O desembarque dos passageiros será autorizado a partir de amanhã (26) desde que mantidas as condições de saúde a bordo. “O desembarque dos passageiros será autorizado à medida que os voos de retorno para casa estiverem disponíveis. O desembarque acontecerá com o tempo necessário para que os passageiros sejam transportados para o aeroporto e façam os procedimentos de embarque. O transporte acontece de forma direta, da porta do navio até o aeroporto”, informa a Anvisa.

O L’Austral ainda está na costa do Rio somente com sua tripulação. Segundo a agência, após o desembarque de todos os passageiros, os dois navios farão uma parada técnica para o abastecimento de água e alimentos e seguirão juntos de volta para a França, país de origem das embarcações.

Fonte: Noticias ao minuto

Crato: vândalos destroem estátua do Padre Cícero no Distrito Ponta da Serra

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O monumento que homenageia Padre Cícero Romão Batista, localizado entre a área urbana do Crato e o Distrito Ponta da Serra, amanheceu esta quarta-feira (25) em destroços. Durante a madrugada, a estátua foi alvo da ação criminosa de vândalos ainda não identificados pela polícia.

A imagem havia sido erguida há cerca de 40 anos pelo empresário Raimundo Ferreira (in memorian), então proprietário da antiga Viação Brasília. Ele construiu o monumento para agradecer ao Padre Cícero, de quem era devoto, por ter sobrevivido a um grave acidente automobilístico.

Campanha arrecada R$ 23,5 milhões para compra de respiradores

NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

A organização Comunitas, que reúne lideranças do empresariado brasileiro, captou R$ 23,5 milhões para adquirir 345 respiradores mecânicos, que serão doados a hospitais públicos do estado de São Paulo. A quantia faz parte de um fundo criado pela coalizão para auxiliar o poder público no atendimento à população em meio à pandemia de covid-19.

O último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta terça-feira (24), indicava um total de 810 casos confirmados da doença no estado de São Paulo. Até o momento, foram registradas 40 mortes, todas na Grande São Paulo.

A campanha da Comunitas durou quatro dias e recebeu contribuições de mais de 150 pessoas, entre lideranças privadas que integram a rede da organização e sociedade civil. Após angariar o valor necessário para a compra dos ventiladores pulmonares, a organização pretende bater outra meta: arrecadar R$ 3,3 milhões para a obtenção de monitores multiparâmetros, que medem sinais vitais de pacientes, como temperatura, pressão arterial e batimentos cardíacos.

O objetivo é equipar 121 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com os monitores. Os valores arrecadados serão constantemente atualizados no site e nos perfis das redes sociais mantidos pela Comunitas.

De acordo com a Comunitas, o governo local se prontificou a investir na estrutura necessária para o recebimento dos aparelhos. Atuante em cinco estados e 22 municípios, a organização destacou, ainda, que estuda replicar a iniciativa em outras unidades federativas.

Para a diretora-presidente da organização, Regina Esteves, o desafio que se impõe com a pandemia “é gigantesco” e a situação, “se não cuidada, pode provocar enorme impacto com consequências no desenvolvimento social”.

Fonte : Noticias ao minuto