Atriz do Cariri, Fernanda Callou retorna aos cinemas na comédia nacional “Solteira Quase Surtando”

Por Alana Soares

Tem caririense no cinema nacional de novo! Estreou nesta quinta-feira (12), em mais 300 salas em cinemas de todo o Brasil, a comédia nacional “Solteira Quase Surtando”, que traz em seu elenco uma atriz com forte genética cearense e que divide seu tempo entre Rio de Janeiro e Juazeiro do Norte: Fernanda Callou.

A atriz, que já havia participado do filme sucesso de bilheteria “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral” e fez aparições recentes na novela “Amor de Mãe” (Globo), retorna aos cinemas neste longa-metragem e avança em sua trajetória na grande tela ao mesmo tempo em que se para lançar dois documentários, um gravado em Cuba e outro em várias cidades do Ceará.

Com altas doses de bom humor, “Solteira Quase Surtando” (Dir. Caco Souza) aborda os dilemas de Beatriz (Mina Nercessian), uma mulher moderna que, em meio a uma carreira publicitária de sucesso, inicia uma saga em busca de um pai ideal para o seu filho. Um detalhe comprometedor é tempo curto que ela tem para cumprir essa missão.

“É uma comédia muito atual sobre essa questão do papel da mulher em nossa sociedade e de todas as funções que ela precisa ter no mundo contemporâneo, tratadas de uma maneira muito divertida”, analisa Fernanda, que reforça o convite para o filme.

RELAÇÃO PRÓXIMA COM O CARIRI
Nascida de Brasília, Fernanda Callou coleciona histórias na Região do Cariri. Cresceu entre Crato e Barbalha ouvindo sobre os feitos familiares. É neta do ex-deputado federal e médico Dr. Leão Sampaio e sobrinha do ex-prefeito de Juazeiro do Norte Mauro Sampaio, dois dos personagens mais emblemáticos da história caririense.

É atriz, psiquiatra, documentarista, produtora e roteirista. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), em Recife, período que intensificou o contato com as artes cênicas. Ainda se formou em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense, onde também fez Teatro pela Casa das Artes das Laranjeiras. No exterior, fez Teatro na The Lee Starsberg Theathr, em Nova York, e na Academia Russa de Arte Teatral, em Moscou.

Retornou ao Cariri já formada, com consultório em Juazeiro do Norte, que mantém até hoje. Divide seu tempo entre a medicina e a sétima arte, o que a leva a viver em ponte aérea entre São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

Juazeiro: proprietários de hotéis são orientados sobre Coronavírus

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Na tarde da última quinta-feira (12), a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), reuniu-se com donos de hotéis, ranchos e pousadas do município para tratar sobre medidas preventivas contra o coronavírus.

A direção da Vigilância em Saúde, junto à Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, apresentou as características do vírus. “Também focamos muito nas medidas que a população precisa entender para recebimento principalmente dos visitantes na romaria do dia 24, aniversário do Padre Cícero”, afirmou a diretora da vigilância em saúde, Evanúsia de Lima, ressaltando ainda que Juazeiro é uma cidade turística e que a população flutuante é permanente no Município.

A Secretaria da Saúde segue desenvolvendo planejamento de ações para intensificação da prevenção. “A gente precisa que todos os setores e que o maior número de pessoas estejam aptas a realizarem esses métodos de prevenção”, conclui Evanusia.

Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus é criado no Ceará

O governador Camilo Santana se reuniu nesta sexta-feira (13), no Palácio da Abolição, com os presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário para avaliar as ações de prevenção e combate ao coronavírus no Ceará. Durante o encontro, o governador assinou o decreto que cria o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará. O comitê deverá reunir 25 entidades/órgãos – Assembleia, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, OAB, Justiça Federal, Defensoria Pública, Prefeitura de Fortaleza, Aprece, Uece, UFC, Fiec, Fecomércio, Acert, CDL, Anvisa e as secretarias da Saúde, Casa Civil, Segurança, Proteção Social, Educação e Administração Penitenciária.

A partir de agora, o comitê se reunirá permanentemente para avaliar o quadro no estado, no país e no mundo, e traçar estratégias e ações para combater os efeitos do coronavírus no Ceará. “Mesmo sem o Ceará ter registrado nenhum caso até o momento, essa é uma iniciativa que reúne os três poderes, diversos órgãos e a sociedade civil com o objetivo de tomar iniciativas que visam minimizar os efeitos do coronavírus no estado do Ceará”, citou o governador Camilo Santana.

Casos

De acordo com o boletim divulgado hoje pela Sesa, o Ceará continua sem caso confirmado do Covid-19, sendo 67 descartados e 37 suspeitos – Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro, Crato, Quixadá e Tamboril.

Secretariado

Na tarde desta sexta-feira, o governador já havia se reunido com os secretários de Estado e presidentes dos órgãos vinculados para tratar sobre o Plano Estadual de Contingência em relação ao coronavírus no Ceará, e discutir as medidas de prevenção em cada pasta estadual. “Estamos nos antecipando para evitar a propagação do vírus. Queremos que todos os órgãos públicos do Estado façam o dever de casa para minimizar os riscos da doença no Ceará”, citou o governador Camilo Santana.

Na última quinta-feira (12), o governador Camilo Santana já havia anunciado medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Entre elas, a liberação de R$ 45 milhões para todas as ações necessárias pela Secretaria da Saúde, como compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de pacientes, além da ampliação de leitos de retaguarda e de UTI. De imediato serão 200 enfermarias e 30 leitos de UTI. Serão preparados 14 equipamentos estaduais de saúde para atendimento de pacientes, sendo 5 hospitais em Fortaleza, 3 hospitais regionais e 7 UPAS.

Além disso, um plano de comunicação será utilizado em todos os equipamentos públicos do Estado do Ceará, com a distribuição de cartilhas de prevenção – cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas; quais os principais sintomas; e canais de comunicação em casos de suspeita. As informações estarão disponíveis, ainda, em todos os sites e redes sociais das secretarias e órgãos vinculados, para facilitar o acesso do cidadão.

Darlan Lobo anuncia implantação de sistema legislativo digital na Câmara de Juazeiro do Norte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo (MDB), anunciou a implantação de um moderno sistema legislativo digital, previsto para entrar em operação já nos próximos dias.

Conforme o presidente, a ferramenta irá informatizar de maneira integral as atividades parlamentares, incluindo as sessões realizadas em plenário. “Cada vereador terá seu tablet, através do qual poderá protocolar requerimentos e efetuar voto nos projetos discutidos na casa legislativa”, detalhou Darlan.

Ainda segundo o presidente, o novo sistema deve impactar positivamente no orçamento legislativo, já que a medida implica em diminuição na utilização de papel. Além disso, os requerimentos registrados pelos vereadores serão enviados de forma automática para os órgãos destinatários. “Esse investimento é um grande avanço, que marca uma nova era na Câmara”, completa o presidente do legislativo juazeirense.