Por prevenção ao Coronavírus, UFCA cancela eventos

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Mesmo sem o registro de nenhum caso de Coronavírus no Cariri, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou nesta sexta-feira (13) a suspensão de todos os eventos públicos nas dependências da instituição, e por prazo indeterminado.

De acordo com o cerimonial da instituição, a medida atende a uma recomendação do Ministério da Saúde.

A suspensão ocasiona ainda o adiamento de duas reuniões que ocorreriam hoje, às 9h30 e às 19h30, no campus Juazeiro do Norte, sobre o orçamento da UFCA, os impactos para a Assistência Estudantil no exercício de 2020 e também os impactos do Ofício Circular nº 08/2020/GAB/SPO – MEC, de 4 de fevereiro de 2020, que trata das despesas com pessoal ativo e inativo, dos benefício e encargos a servidores e empregados públicos, das pensões especiais e das sentenças judiciais.

Além dos eventos previstos para hoje, a instituição cancelou a recepção aos calouros, programada para acontecer entre segunda e terça-feira, dias 16 e 17 respectivamente.

Juazeiro do Norte no Programa do Ratinho nesta sexta-feira (13)

Roberto Bulhões

O quadro mais recente do “Voltando Pra Casa”, no programa do Ratinho,  que vai ao ar toda sexta-feira, no Sistema Brasileiro de Televisão, SBT, foi gravado na cidade de Juazeiro do Norte/CE. No quadro de hoje a personagem é a juazeirense Maria Nailê, que pediu a ajuda do programa pra rever a mãe, Dona Idelzuíte, que ela não via há 6 anos e reside na terra do Padre Cicero. Maria Nailê vem de uma família de cinco irmãos e lembra muito do esforço da mãe, que era empregada doméstica, e, com enormes dificuldades, garantia o sustento dos 5 filhos. quando chegava à noite. Normalmente a dona Idelzuite trazia alguma comida que sobrava nas casas onde trabalhava.

Nailê morou com a mãe até completar 16 anos, quando se casou, e foi viver com o marido numa casa próxima. Depois de 2 anos, a Maria Nailê voltou pra casa da mãe: o casamento não deu certo, e ela agora estava grávida. O tempo passou, e, aos 23 anos  Nailê tomou uma decisão e foi morar em Sao Paulo, deixando o filha de 2 anos com sua mãe. Em São Paulo a vida não foi fácil. Arrumou emprego de doméstica durante a noite, se esforçou para terminar o ensino médio e, quando chegava em casa, muitas vezes chorava de saudade do filho e da mãe que ficaram no Ceará.

Com muitas saudades de sua mãe e da terra do Padre Cicero, Maria Nailê escreveu para o programa do Ratinho e conseguiu que o “voltando pra casa” fosse ver sua situação em São Paulo e foi escolhida para ser a personagem do quadro no programa do Ratinho. Ao lado do repórter Fabio Marcos Maria Nailê voltou a Juazeiro do Norte para rever seus familiares que não via há mais de seis anos. O “voltando pra casa” desta sexta-feira 13 é o de número 292 que vem sendo gravado pela produtora de video juazeirense, Bulhōes Produções, para o SBT.

Após atraso dos salários de servidores em Juazeiro, vereador cobra informações sobre repasses Federais e Estaduais à gestão municipal

O vereador Tarso Magno pediu que fossem remetidos ofícios para o Prefeito Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços públicos, empresa MXM, e a COSAMPA, solicitando o conserto das luzes da Rua Argentina Evangelista Leite, no bairro São José, próximo ao nº 312, além de limpeza e capinação.  De acordo com Tarso, a rua encontra-se às escuras e a população se sente em perigo com os assaltos que vem acontecendo.

 

Ainda na sessão, o parlamentar cobrou que fosse enviado ofício para os secretários da SEDEST e SESAU, questionando o porquê do atraso dos salários de alguns servidores? O vereador solicitou informações referentes aos repasses Federais e Estaduais dos anos 2017 a 2020, com as datas em que receberam repasses, valor total dos repasses por programa ou equipamento, quantidade de servidores contratados por equipamentos e com nome, escolaridade, função e salário. Ele solicitou também um ofício ao secretário de finanças, pedindo informações sobre a arrecadação do município e qual o impacto na folha de pagamento.

 

Na ocasião, Tarso pediu, em um de seus ofícios, que o Prefeito Municipal e secretário de Finanças repassem à casa legislativa informações sobre a realização, licitações, homologação e contratação de empresas para os serviço de tapa buracos em pedra tosca e paralelepípedo, considerando que os valores somados ultrapassam a cifra de R$ 7.200,000,00 ( Sete Milhões e Duzentos Mil Reais ), o vereador quer ser informado sobre a quantidade de Ruas em que serão realizados os serviços, qual a planilha de valores de pagamentos a serem utilizadas, qual o cronograma, além de todo processo licitatório.

Chuva alaga ruas e destrói parede e túmulos de cemitério em Crato; prefeitura inicia limpeza e reparos

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O canal do Rio Granjeiro, no centro do Crato, mais uma vez transbordou após forte chuva na madrugada desta sexta-feira (12). Além disso, a água que vem do Riacho da Matinha invadiu o cemitério Nossa Senhora da Piedade, que teve o piso superior alagado e o muro derrubado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações registradas até as 7h desta sexta na cidade foram de 80 milímetros.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Francisco de Brito Lima Junior, a gestão realizou um plano emergencial que já está sendo executado.

“Nós temos um trecho de drenagem que é adequado ao esgotamento das águas residenciais, mas obviamente, com o volume de chuvas aqui nas Cabeceiras, essa água veio pela superfície e encontrou a barreira do muro de contenção, que é antigo e acabou deslocando-se, mas tendo em vista outros problemas históricos na cidade do Crato, esse não é nada além do normal, e a secretaria de infraestrutura já esteve no local onde novo muro será feito para que não crie transtorno à população”, destacou o secretário.

O Riacho da Matinha recebe a contribuição de águas do bairro Pantanal, Caixa D’água, e passa pelo Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. De acordo com moradores, o cenário se repete na cidade, geralmente, quando há fortes chuvas na região.

Inauguração de Pousada Social acontece nesta sexta (13) em Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), inaugura na próxima sexta-feira, 13, às 17h, a primeira Pousada Social para pessoas em situação de rua do município. O equipamento receberá até 20 pessoas por noite, incluindo os finais de semana, com locais distintos para homens e mulheres.

Apesar do equipamento cumprir uma função de caráter transitório para quem dele se utiliza, serão desenvolvidas atividades que promovam a socialização e ações que possibilitem o acesso a serviços públicos de qualidade.  “É sempre importante ressaltar que a Pousada não é abrigo permanente, iremos nos orientar por políticas públicas que possibilitem a saída da pessoa em situação de rua dessa condição”, afirmou o secretário Sandoval Barreto.

O Centro Pop é o equipamento que referencia a Pousada social de Juazeiro do Norte, localizada na Rua São José com a Rua da Conceição, no Centro, como manda a Lei Municipal 4993/2019.

Árvores Nativas – Plantar, Cuidar e Multiplicar será o tema da Semana da Água e da Árvore do Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT), promoverá de 31 de março até o dia 4 de abril a Semana da Água e da Árvore 2020.

Com o tema “Árvores Nativas – Plantar, Cuidar e Multiplicar”, a semana terá seu início no próximo dia 31, as 8h, com um desfile de abertura com escolas municipais e exposições/oficinas com temáticas ambientais. O desfile sairá do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, com destino a Praça da Sé.

A iniciativa objetiva ressaltar a importância da arborização e dos recursos hídricos na cidade, com uma programação que inclui minicursos, ações de plantio e distribuição de mudas, exposições e atividades de educação ambiental. Serão distribuídas mudas de espécies frutíferas e ornamentais.

A programação segue com atividades diversas em vários pontos da cidade;

Dia 01/04 – Quarta-feira

Horário: 8h as 17h

Atividade: Minicurso de enxertia em Comunidade Rural

Local: Baixio das Palmeiras

Horário: 8h

Atividade: Palestra sobre o Perfil do consumo de água na cidade de Crato, para os professores da Rede Municipal de ensino.

Local: Sala de Formação da Secretaria Municipal de Educação.

Horário: 8h

Atividade: Capacitação sobre o índice de qualidade Municipal-IQM dos Municípios em Consórcios de Gestão Integradas de Resíduos Sólidos.

Local: Auditório da Unidade SENAC Crato.

Horário: 14h

Atividade: Assembleia Extraordinária do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos sólidos do Cariri (COMARES-UC).

Local: Auditório da Unidade SENAC Crato.

Dia 02/04 – Quinta-feira

Horário: 8h

Atividade: Trilha Ecológica e confecção de bombas de semente.

Local: Parque Estadual Sítio Fundão.

Dia 03/04 – Sexta-feira

Horário: 8h

Atividade: Ação Ecológica/ Aula de campo.

Local: Viveiro Municipal de Mudas.

Horário: 14h

Atividade: Palestra sobre o Perfil do consumo de água na cidade de Crato.

Local: Escola Estadual Infantil e de Ensino Fundamental 18 de Maio.

Dia 04/04 – Sábado

Horário: 8h

Atividade: Lançamento de bombas de semente em Unidade de conservação e Premiação do Concurso Ambiental de Coleta Seletiva nas Escolas e Unidades CRAS.

Local: Parque Estadual Sítio Fundão.

O município do Crato é literalmente abraçado pela Chapada Nacional do Araripe, ecossistema importantíssimo que abriga inúmeras espécies de animais e vegetação, sobretudo espécies raras, como o Soldadinho do Araripe; e na área geográfica cratense também estão várias nascentes de água.

“Precisamos cuidar muito bem da manutenção das nascentes e dos mananciais, ter ciência sobre o quão importante é a preservação, conservação e manutenção das florestas e dos nossos recursos hídricos”, disse o gestor da SMADT, Brito Júnior.

 

No Cariri, PDT faz encontro em Juazeiro e palestra de Ciro em Brejo Santo

Por Madson Vagner

A cúpula do PDT no Ceará estará no Cariri no sábado, 14, para encontro regional em Juazeiro do Norte e palestra de Ciro Gomes em Brejo Santo.

A cúpula do PDT no Ceará estará na região do Cariri no sábado, 14. Na agenda do partido, encontro regional em Juazeiro do Norte, com inauguração de sede municipal, e palestra do ex-presidenciável Ciro Gomes em Brejo Santo. Prefeitos, vereadores e lideranças políticas e populares marcaram presença.

Nomes como Ciro Gomes; o senador Cid Gomes; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente da Assembleia, deputado José Sarto; o deputado estadual Guilherme Landim; o deputado federal André Figueiredo; além do presidente nacional do partido, Calos Lupi, também já confirmaram presença.

A agenda deve começar por Brejo Santo, às 17h30, onde Ciro Gomes faz palestra sobre o “Cenário político no Brasil e no Ceará: panorama e perspectivas”. Às 19 horas, as lideranças se reúnem em Juazeiro para discutir os posicionamentos do partido nas eleições deste ano.

O partido deve referendar as posições adotadas pelas líderes da região. Entre as declarações, o apoio à reeleição dos prefeitos do partido e às pré-candidaturas, como a do empresário Gilmar Bender em Juazeiro e Gislaine Landim em Brejo Santo.

Governo do Ceará divulga medidas para prevenção e tratamento de possíveis casos de coronavírus

O governador Camilo Santana divulgou, nesta quinta-feira (12), as medidas a serem tomadas para a prevenção e tratamento de eventuais casos de coronavírus (Covid-19) no estado, mesmo sem nenhum caso confirmado. Após reunião com o secretário da Saúde, Doutor Cabeto, foi assegurada, por exemplo, a liberação pelo Governo do Ceará de R$ 45 milhões para todas as ações necessárias pela Secretaria da Saúde, como compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de pacientes.

“O Governo do Ceará fará todos os esforços possíveis para minimizar os impactos do coronavírus em nosso Estado”, declarou o governador. Ele frisou que a Sesa já havia apresentado um Plano Estadual de Contingência para resposta às emergências em saúde pública em relação ao Covid-19.

O secretário da Saúde ressaltou que o Ceará não tem casos documentados. “A gente não pode falar de transmissão local, comunitária, mas esse valor de R$ 45 milhões será aplicado na expansão da rede hospitalar, aquisição de equipamentos de proteção e para exames de diagnóstico e tratamento dos pacientes que eventualmente sejam internados em ambiente hospitalar”.

Outras medidas

O Estado do Ceará também está garantindo a ampliação de leitos de retaguarda e de UTI. De imediato serão 200 enfermarias e 30 leitos de UTI. Serão preparados 14 equipamentos estaduais de saúde para atendimento de pacientes, sendo 5 hospitais em Fortaleza, 3 hospitais regionais e 7 UPAS.

Além dessas, outras medidas serão tomadas, tais como:

– Treinamento e orientação das unidades hospitalares públicas e privadas do Ceará;

– Acompanhando dos casos suspeitos informados à Sesa através de suas equipes;

– Disponibilização de canais de comunicação para a população e para os profissionais de saúde;

– Disponibilização de cartilhas de orientação sobre o Covid-19 no site da Sesa;

– Divulgação diária (17h) de boletim informativo sobre a situação epidemiológica e as medidas adotadas pelo estado;

– Disponibilização de equipes de saúde para triagem nas visitas das unidades prisionais.