Zé Ailton entrega ponte da Palmeirinha dos Vilar,na zona rural do Crato

Por Agência News Cariri/Ronuery Rodrigues

Um sonho demais 16 anos se tornou realidade para os moradores da comunidade Palmeirinha dos Vilar, no distrito Ponta da Serra,zona rural do Crato, nesta sexta-feira, 14, com a inauguração da ponte que liga a sede do distrito a diversas comunidades.

A solenidade teve a participação do prefeito Zé Ailton Brasil, do vice André Barreto, vereadores, secretários municipais, além do deputado federal André Figueiredo, e do suplente de deputado estadual Josbertine.

Os discursos que abriram a solenidade foram de agradecimento a o gestor cretense por concretizar esse sono antigo da comunidade. Falas reforçadas pelas lideranças políticas de Mateus leite me doei seriado Henrique Leite.

O Deputado Federal André Figueiredo disse que a luta era de toda a comunidade e parabenizou a população por receber a obra de uma equipe de governo a qual Qualificou como
“uma das mais competentes do estado do Ceará “.

Figueiredo disse que o Crato é um canteiro de obras , “O secretariado do Zé Ailton e do André Barreto é um secretariado de alto nível de dedicação. Que não mede esforços de estar em Fortaleza, de estar em Brasília lutando por cada centavo que possa ser destinado a esse município, para que se transforme o Crato nesse grande canteiro de obras”.

O prefeito Zé Ailton,por sua vez, quebrou o protocolo para que o ex-vereador Henrique Leite pudesse fazer o uso da palavra cujo discurso foi de agradecimento. Igualmente fez isso com o suplente de Deputado Josbertine que também fez questão de parabenizar àqueles que lutaram pela realização do sonho.

Seguindo o discurso o prefeito Zé Ailton falou sobre realidade que as pessoas devem enxergar e citou alguns feitos da gestão no distrito como: abastecimento de água, pavimentação em pedra tosca e asfalto. Lembrou ainda dos avanços na saúde e comemorou os resultados da educação municipal.

Zé Ailton disse ainda que para governar é necessário serenidade,responsabilidade e educação, sobretudo para não inverter os interesses da maioria pelo da minoria. Finalizou dizendo que o modelo de gestão que ele deseja será o que dialoga e sabe falar o não e o sim quando for necessário.

O gestor confirmou que até o final de 2020 o distrito Ponta da Serra terá recebido cerca de 5 milhões em investimentos.

AGENDA DA SÁBADO
O prefeito terminará a semana com a entrega de mais benefícios para a população Cratense. No sábado,15, às 09 horas, na Praça Siqueira Campos, o gestor fará entrega de cadeiras de rodas e óculos dentro dos programas da prefeitura, além de tabletes para os Agentes Comunitários de Saúde e fardamento para os Agentes de Endemias.

Juazeiro: lombada eletrônica é instalada na Avenida Ailton Gomes

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte instalou uma lombada eletrônica na Avenida Ailton Gomes, após o cruzamento com a Avenida Castelo Branco, nas proximidades da agência do Banco do Brasil, no bairro Pirajá. O trecho está sendo sinalizado, horizontal e verticalmente.

Segundo o Diretor do Demutran, José Pedro Cipriano, infratores não serão multados até o dia 20 de março. Nesse período, a lombada eletrônica estará em fase de teste e agentes educadores irão atuar na orientação aos motoristas. O limite máximo de velocidade permitido na via será de 40km/h.

“É importante que os condutores comecem agora a andar mais devagar e redobrem a atenção, evitando acidentes graves, inclusive com mortes, como já ocorreram”, alerta Cipriano.

Pesquisadores da Urca resgatam maior tronco fóssil já encontrado na Bacia do Araripe

O maior tronco fóssil já encontrado na Bacia do Araripe foi resgatado, nesta quarta-feira (12), do sítio Poço do Pau, na zona rural de Brejo Santo, para a cidade de Santana do Cariri. Com cerca de 145 milhões de anos, do período Jurássico, o material está exposto em praça pública, próximo ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens.

O trabalho de resgate do tronco foi realizado por meio da Universidade Regional do Cariri (Urc), através do Geopark Araripe, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e da Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, acompanhado por pesquisadores da área.

O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do Ó Lima Júnior, afirma que a ação de resgate do fóssil de tronco de árvore tem vários objetivos, e o primeiro deles a valorização do acervo fossilífero da região, que além de diversificado é riquíssimo e demonstra, pelas características, ter de duas a três toneladas.

Para ele, isso mostra convivência de uma flora diversificada, de espécime de sequóia na região, mais especificamente o processo de fossilização desse tronco. O Reitor destaca a parceria estratégica da Urca, através do Geopark Araripe, Museu e a Prefeitura de Santana do Cariri, para a realização do resgate. A ação colaborativa tem como foco a valorização e a inserção dos fósseis em locais de maior visibilidade, chamando a atenção da importância do resgate, além da questão científica diante do grande roteiro que a região dispõe.

Segundo a paleontóloga e professora da Urca, Edenilce Peixoto Batista, a pretensão é realizar estudos sobre as microestruturas e as células que compõem esse tronco, que conduziam a água. Com isso, tentar identificar qual a espécie. Estudos preliminares dão conta que o tronco era da família da araucariácea, uma espécie de parente do Pinheiro do Paraná, mas isso se confirmará através do estudo dessas células.

Outras pesquisas estarão voltadas para a condução de água e ecologia da planta, a partir da observação das estruturas da espécie. Em pesquisa mais aprofundada poderá ser esclarecida até a idade da planta. De acordo com a pesquisadora, esse é o maior tronco fóssil já encontrado na Bacia do Araripe, devido às suas dimensões. Conforme observações iniciais, esse tipo de vegetação, gimnospermas coníferas, atualmente é mais comum na região sul e sudeste do Brasil,

Uma força-tarefa foi realizada para transporte das peças gigantes. O diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Alysson Pinheiro, afirma que o embarque e desembarque foi feito em dois dias. Um caminhão realizou o transporte do fóssil. Ele disse que a ação também recebeu o patrocínio da FGF Ciência da Terra. “Eu tive a grande satisfação de acompanhar o resgate e a salvaguarda dessa peça que pode explicar como era a vegetação”, diz ele.

Zé Ailton confirma apoio de Camilo à sua reeleição

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O prefeito do Crato, José Ailton Brasil (PP), confirmou candidatura à reeleição nas eleições de outubro e ainda afirmou que terá o apoio político do Governador do Ceará, Camilo Santana (PT). As informações foram dadas pelo próprio alcaide, durante entrevista à rádio CBN Cariri, na manhã desta sexta-feira, 14.

“O governador apoia a nossa postulação e faz questão de estar conosco nessa luta. Não temos nenhuma surpresa. Pelo contrário, a parceria entre a gente com o Governador só tende a aumentar e se fortalecer”, respondeu o prefeito ao ser questionado se teria o apoio de Camilo no pleito eleitoral.

Ainda durante a entrevista, Zé Ailton revelou que a definição do candidato a vice-prefeito será feita até junho. Sobre a mudança de sigla, o gestor confirmou saída do PP, mas fez mistério sobre a sua futura nova legenda.

Fies 2020 encerra nesta sexta inscrições para a seleção do 1º semestre

Após prorrogação, inscrições terminam às 23h59. Programa oferece 70 mil contratos de financiamento para estudante pagar mensalidade em cursos de graduação em universidades privadas.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do primeiro semestre de 2020 se encerram nesta sexta-feira (14). Os interessados poderão se candidatar até as 23h59. A data foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira (12).

No primeiro semestre, são ofertados 70 mil contratos a juro zero. Já no segundo semestre de 2020, serão oferecidos 30 mil novos contratos.

Estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 podem se candidatar ao financiamento.

Fies teve inscrições prorrogadas até a sexta-feira(14) — Foto: Reprodução site FiesFies teve inscrições prorrogadas até a sexta-feira(14) — Foto: Reprodução site Fies

Fies teve inscrições prorrogadas até a sexta-feira(14) — Foto: Reprodução site Fies

Diferença entre Fies e P-fies

Na modalidade Fies, são oferecidas vagas com juro zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos (R$ 3.135 – pelo salário mínimo nacional).

Já a modalidade P-Fies se destina a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos (R$ 5.225 – pelo salário mínimo nacional). Eles podem receber um empréstimo a juros relativamente baixos, variando de acordo com o banco que atua como agente financeiro.

Vale lembrar que, em dezembro de 2019, o governo anunciou mudanças nos dois programas, mas elas só serão válidas no segundo semestre deste ano para o P-Fies e a partir de 2021 para o Fies.

Como se inscrever no Fies

As inscrições são feitas pela internet no endereço: http://fies.mec.gov.br/

Basta inserir CPF, data de nascimento e o código de verificação que aparece na tela

O candidato não pode ter zerado a redação e tem que ter tirado mais que 450 nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidos 70 mil contratos para o Fies, enquanto para o P-Fies não há limite pré-estabelecido de vagas.

Cronograma do primeiro semestre do Fies 2020:

  • Pré-seleção: 26 de fevereiro
  • Complementação da inscrição na modalidade Fies: 27 de fevereiro a 2 de março de 2020
  • Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março

Fonte: G1

Governo do Ceará define com associações a nova reestruturação da carreira militar

O Governo do Ceará negociou com os representantes dos profissionais militares da segurança pública e anunciou a nova tabela de reestruturação da carreira militar e no Ceará, na tarde desta quinta-feira (13). O acordo aconteceu após uma nova rodada de negociações envolvendo representantes do Governo, associações que representam policiais militares e bombeiros militares, deputados e Ministério Público, em reuniões ocorridas na Assembleia Legislativa. “No entendimento, o número de parcelas do incremento salarial será de três vezes, aumentamos o percentual da primeira parcela (40%) e incorporamos parte das gratificações variáveis ao fixo, conforme anseio da categoria”, anunciou o governador Camilo Santana.

Camilo destacou que todo o processo envolveu muito diálogo “como sempre agi desde que assumi o governo”. E acrescentou: “Continuo firme no propósito de melhorar cada vez mais a Segurança Pública do Ceará, através da valorização profissional e mais investimentos em equipamentos e tecnologia, para que os cearenses tenham um estado cada vez mais seguro”.

Benefícios

Além dos R$ 440 milhões da proposta inicial, o Governo do Ceará garantiu que R$ 149 milhões de gratificações variáveis de policiais militares e bombeiros serão incorporados na remuneração fixa. Também ficou acertado que será reduzido o número de parcelas de 4 para 3, com uma aplicação maior na primeira:

1- Março de 2020 – 40%
2- Março de 2021 – 30%
3- Março de 2022 – 30%

“Dentro de um propósito de valorização profissional que o governador Camilo Santana tem em relação aos servidores da área de segurança pública, fechamos um acordo com as associações, mediada pela Assembleia Legislativa, com a presença do Ministério Público”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que esteve com outros secretários do governo na mesa de negociação.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, André Costa, durante as conversas, todos estavam cientes sobre as responsabilidades com as contas do Estado, para que o Ceará tenha a capacidade de seguir investindo em diversas áreas, como a Segurança Pública, Educação e Saúde. “Após intensa negociação e diálogos, foi muito importante conseguirmos chegar a um acordo, que foi debatido entre deputados, tanto de situação quanto de oposição, secretários de Estado, comandantes e associações. É um percentual de aumento com ganho real, acima do índice inflacionário”, afirmou.

Reunião

Participaram da segunda rodada de reuniões realizada pela comissão criada para discutir a reestruturação salarial dos agentes de segurança, na Assembleia Legislativa: os secretários Élcio Batista (Secretário-chefe da Casa Civil), André Costa (Segurança), Fernanda Pacobahyba (Fazenda), Flávio Jucá (Planejamento), Nelson Martins (Relações Institucionais), Cel Alexandre Ávila de Vasconcelos (Comandante da Polícia Militar), Cel. Luis Eduardo Soares de Holanda (Comandante do Corpo de Bombeiros); deputados Júlio César Filho, Augusta Brito, Acrisio Sena, Carlos Felipe, Vitor Valim, Carlos Felipe, Renato Roseno, Fernanda Pessoa, Carlos Felipe, Soldado Noelio, Carlos Felipe, Delegado Cavalcante, Nelinho, André Fernandes e Capitão Wagner. Além dos representantes das nove entidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas.

Dia D de Mobilização da vacinação contra o sarampo acontece amanhã, 15 de fevereiro, em Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, dia 15 de fevereiro, das 7h30 às 13h, o Dia D da primeira fase da vacinação contra o Sarampo. O público-alvo desta campanha são os crianças e jovens de 5 a 19 anos não vacinados ou com esquema de vacinação incompleto.

É importante, quando for se vacinar, apresentar a caderneta de vacinação e cartão do Crato Cuidando de Você.

O secretário de Saúde do Crato, André Barreto, convida a população da referida faixa etária para que compareça ao local de vacinação mais próximo de sua residência. Para isso, a SMS disponibiliza, neste sábado, 12 postos de vacinação na cidade:

– UBS Fábio Pinheiro Esmeraldo (Seminário)

– UBS José Ribeiro da Cruz (Recreio)

– UBS Joaquim Ferreira Leite (Ponta da Serra – Sede)

– UBS José Welligton Luís de Sousa (Dom Quintino)

– UBS de Santa Fé (Santa Fé)

– UBS Raimunda Bezerra Teles (Romualdo)

– Posto de Assistência Médica (PAM)

– Posto Teodorico Teles

– Conjunto Minha Casa, Minha Vida I (Ponto de Apoio)

– Conjunto Minha Casa, Minha Vida II (Prédio da Associação)

– Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça do CEU – Mirandão)

– Praça Siqueira Campos

SERVIÇO

Dia D de Vacinação

Sábado, dia 15, das 7h30 às 13h

Com informações da assessoria de comunicação

Demutran intensifica sinalização viária com lombada eletrônica e faixa de pedestre elevada

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), buscando minimizar os riscos de acidentes, instalou uma lombada eletrônica na Avenida Ailton Gomes, após o cruzamento com a Avenida Castelo Branco, nas proximidades da agência do Banco do Brasil, no bairro Pirajá. O trecho está sendo sinalizado, horizontal e verticalmente.

Segundo o Diretor do Demutran, José Pedro Cipriano, infratores não serão multados até o dia 20 de março. Nesse período, a lombada eletrônica estará em fase de teste e agentes educadores irão atuar na orientação aos motoristas. O limite máximo de velocidade permitido na via será de 40km/h.

“É importante que os condutores comecem agora a andar mais devagar e redobrem a atenção, evitando acidentes graves, inclusive com mortes, como já ocorreram”, alerta Cipriano.

Sinalização viária intensificada 

O Demutran vem ampliando a sinalização viária ao mesmo tempo em que intensifica as campanhas educativas.

Nesse sentido, uma nova faixa de pedestre elevada está sendo implantada em frente ao SESI. Deverá proporcionar mais segurança ao pedestre à medida que o condutor é obrigado a reduzir a velocidade e parar o veículo diante da elevação na pista. Além disso, a faixa de pedestre elevada melhora a acessibilidade, porque a elevação segue o nível da calçada, facilitando a travessia de cadeirantes e de outras pessoas com dificuldade de locomoção.

O Demutran ainda está tornando mais segura a ciclofaixa do bairro Timbaúbas. Tachões vão reforçar a margem divisória entre o espaço exclusivo aos ciclistas e a pista de rolagem dos automóveis.

Força-tarefa na Comarca do Crato levará a julgamento todos os processos de júri em 2020

Esforço concentrado na 1ª Vara Criminal da Comarca do Crato, na Região do Cariri, vai possibilitar em 2020 o julgamento de todos os processos de crimes contra a vida que estavam pendentes. Ao todo, 93 sessões de júri estão programadas para ocorrer até 27 de novembro, todas referentes a homicídios qualificados e simples.

Para isso, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) designou dois juízes (André Arruda Veras – da Comarca de Assaré; e Herick Bezerra Tavares – da Comarca de Nova Olinda) para auxiliarem os trabalhos da 1ª Vara, cujo titular é o juiz Josué de Sousa Lima Júnior.

De acordo com o magistrado, foi necessário nomear um defensor dativo no último dia 5 de fevereiro, já que apenas um defensor público não tem condições de atuar em todos os julgamentos. “A medida tornou-se imprescindível porque, além de auxiliar na execução dos trabalhos do júri, também temos as atividades ordinárias, como as audiências de instrução de processos criminais”, disse o juiz.

Ele explicou que, em alguns casos, será necessário nomear defensor dativo, se não houver defensor público para atuar nos julgamentos. Informou ainda que a média de júris que realizava anualmente era de 35. “Este ano, com três juízes, planejamos 93, mais que o dobro”, afirmou.

A Comarca do Crato tem duas unidades criminais: a 1ª Vara tem competência para julgar os crimes dolosos contra a vida, por meio do Tribunal do Júri; enquanto a 2ª Vara possui competência de execução criminal.