Exclusivo: coletor de lixo de Juazeiro tomba no anel viário

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A redação do NEWS CARIRI acaba de receber com exclusividade uma imagem que mostra um veículo compactador da empresa MXM, que faz a coleta de lixo de Juazeiro do Norte, parcialmente tombado na entrada do anel viário, nas proximidades da Matriz.

Segundo o leitor que enviou a imagem, o veículo teria tombado após o motorista perder o controle da direção. “Ele vinha em alta velocidade e não conseguiu fazer o retorno”, disse o leitor.

Ministro confirma primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil

Luiz Henrique Mandetta disse que uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação

O Ministério da Saúde confirmou hoje (28) o primeiro caso suspeito de coronavírus no país e elevou o nível de atenção para Alerta de Perigo Iminente para a presença do vírus no país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação.

“O que muda é o grau de vigilância nessa fase. Aumenta a nossa vigilância de portos e aeroportos, triagem de pacientes, o uso de determinado equipamentos de proteção, mas o nosso foco principal nessa fase é a vigilância”, disse Mandetta, em entrevista coletiva para falar sobre as medidas tomadas pelo governo para evitar a entrada do vírus no país.

“Nessa fase a gente tem um olhar com muito mais atenção para dentro do país, para identificar se o vírus está circulando em território nacional, e outro [olhar] muito presente em informações técnicas e científicas a respeito do comportamento do vírus”, disse Mandetta..

A estudante brasileira viajou para a cidade de Wuhan no período de 29 de agosto de 2019 a 24 de janeiro deste ano. Ela está em observação e, de acordo com o ministro, o estado dela é estável. Caso a infecção por coronavírus seja confirmada, o nível de alerta no país sobe para de Emergência de Saúde Pública Nacional, quando há a possibilidade de o vírus já estar em circulação no país.

“Ela está em isolamento e os 14 contatos mais próximos estão sendo acompanhados. O nome, por motivos óbvios não deve ser divulgado, por respeito a pessoa, seus familiares e sua privacidade,” disse o ministro.

De acordo com dados apresentados na coletiva do comitê de operações de emergência do Ministério da Saúde, no período de 3 a 27 de janeiro foram analisados 7.063 rumores de pessoas com coronavírus, dos quais 127 rumores exigiram a verificação mais detalhada. Dessa verificação, 10 casos se enquadraram inicialmente na definição de caso suspeito. Desses, nove foram descartados e o único caso tratado como suspeito é o da paciente internada em Belo Horizonte.

O ministro informou ainda que, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter aumentado o nível de alerta em relação ao cenário global do novo coronavírus para Alto, o governo vai passar a tratar como casos suspeitos os das pessoas que estiveram em toda a China, não apenas na província de Wuhan, nos últimos 14 dias e que apresentarem sintomas respiratórios suspeitos.

Fonte: Agência Brasil

Cariri segue com cenário favorável para chuvas até amanhã

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Segundo previsão meteorológica da Funceme, o estado do Ceará, incluindo o Cariri, segue com cenário favorável a chuvas até esta quarta-feira (29), pelo menos. Este cenário foi previsto durante análise das atuais condições de tempo e resultados de modelos numéricos utilizados pela Funceme.

Entre ontem e esta terça-feira (28), os meteorologistas indicam expectativa de precipitações no norte do Nordeste, principalmente em áreas do interior do Ceará.

O motivo de tal aumento da chuva é a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que está atuando na porção sul da região. Além disso, a Funceme observa que os ventos alísios tendem a convergir entre o Ceará o Rio Grande do Norte , aumentando a instabilidade na região.

Iniciada construção de ponte na Avenida Virgílio Távora

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Juazeiro do Norte deu início à obra de construção da ponte sobre o Riacho Timbaúbas, na Avenida Virgílio Távora, na manhã desta terça-feira (28).

Os serviços foram iniciados logo após as chuvas que caíram no início da manhã e foi acompanhado de perto pelo Prefeito Arnon Bezerra e o Secretário de Infraestrutura, Isaac Daniel. O Chefe do Executivo pede que a obra tenha a maior celeridade possível.
Mesmo com a estação chuvosa em andamento, a Seinfra garante que todo o cronograma previsto para a construção da ponte da Avenida Virgílio Távora deve ser seguido sem percalços.

A Avenida Virgílio Távora foi interditada no trecho entre a Avenida José Bezerra e a Rua João Paulo I. Equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estão orientando os condutores que costumam utilizar a via para buscarem as rotas alternativas. A indicação é de que o acesso entre os bairros Aeroporto, Vila Fátima e Centro seja feito pela Rua João Paulo I, Rua Domingos Sávio e Avenida José Bezerra até se chegar novamente na Avenida Virgílio Távora.

Eleições 2020: Arnon recebe Raimundão em seu gabinete para reunião a portas fechadas

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), recebeu hoje em seu gabinete o ex-prefeito Raimundo Macedo (MDB). Os dois estiveram reunidos a portas fechadas por cerca de 20 minutos. Segundo fonte ouvida pelo NEWS CARIRI, nenhum assessor teve acesso à sala durante a reunião. O teor da conversa não foi revelado por nenhum dos dois até agora, mas conforme a fonte ambos têm se encontrado com frequência para discutir uma possível aliança com vistas às eleições municipais.

O encontro entre o atual e o ex-prefeito de Juazeiro do Norte fez aumentar as especulações de que Arnon convidou a esposa de Raimundão, Maricelle Mâcedo (sem partido) para integrar a chapa majoritária à reeleição como candidata a vice-prefeita.

Ainda segundo a fonte ouvida pela reportagem, Bezerra também teria se comprometido a apoiar a reeleição de Davi de Raimundão para deputado estadual em 2022. “O acordo interessa aos dois. Já está praticamente fechado, só falta acertar alguns termos”, diz a fonte à reportagem do NEWS CARIRI.

Megablocos do centro do Rio vão desfilar entre grades

Depois do tumulto e do grande número de ocorrências policiais registradas durante a apresentação do Bloco da Favorita, em Copacabana (zona sul do Rio), no dia 12 de janeiro, a Polícia Militar decidiu restringir o acesso dos foliões às áreas do centro do Rio de Janeiro por onde vão desfilar os megablocos, como o Cordão da Bola Preta, o Bloco da Preta e o Monobloco.

 O trecho pelo qual esses blocos vão passar será delimitado por grades, e haverá 23 pontos de bloqueio por onde os foliões poderão entrar, após serem revistados, segundo o esquema definido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar.

Cerca de mil policiais militares vão trabalhar na região central, sob o comando do 5º Batalhão (Praça da Harmonia). “As equipes atuarão em 23 pontos de bloqueio de trânsito, com foco em vias importantes como a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua 1º de Março, onde haverá barreiras físicas de policiais militares para revista e monitoramento dos foliões”, diz nota da PM. “Todos os acessos para a área de desfile dos blocos serão contemplados com a instalação de gradis, visando a melhor organização e distribuição dos desfilantes”.

Segundo a PM, em pontos estratégicos serão instaladas seis torres de observação, para facilitar o trabalho dos policiais, que seguirão em equipes a pé e em viaturas. O esquema será usado a partir de 9 de fevereiro.

Fonte: Noticias ao minuto

Universidades suspendem processos seletivos até MEC resolver problemas

Pelo menos três universidades federais do País decidiram suspender seus processos seletivos até que o Ministério da Educação (MEC) comprove ter superado todas as falhas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As instituições têm modelos próprios de ingresso, mas utilizam a nota do exame para compor a o processo de seleção. São os casos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de Santa Catarina (UFSC) e do Pará (UFPA).

 No domingo, 23, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Therezinha Cazerta, manteve a decisão que suspendeu a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para ela, os entendimentos da Justiça Federal de São Paulo “nada mais fizeram do que proteger o direito individual dos candidatos do Enem a obterem, da administração pública, um posicionamento seguro e transparente a respeito da prova que fizeram”.

O Sisu seleciona ingressantes para mais de 235 mil vagas em 128 instituições públicas de ensino do País. Apesar de os alunos terem se inscrito (o prazo terminou neste domingo, 26), a divulgação está suspensa pela Justiça Federal.

A decisão de suspender a seleção pelos outros processos, além do Sisu, parte de uma preocupação das universidades em relação à correção das provas do Enem. O MEC diz ter encontrado erros nos testes de 5.974 candidatos, de um total de 3,9 milhões de participantes. Apesar de garantir que o problema foi superado, o ministério não apresentou ainda nenhum documento ou nota técnica que assegure a correção ou que mais nenhum aluno tenha sido prejudicado.

A Unifesp, por exemplo, previa divulgar nesta segunda-feira, 27, o resultado do vestibular misto (sistema que utiliza a nota do Enem e do vestibular próprio), que seleciona ingressantes para os cursos de Medicina, Engenharia Química e Ciências Biológicas. A divulgação foi suspensa por tempo indeterminado. “Assim que o Inep/MEC responder aos questionamentos que compõem a decisão liminar e a questão for resolvida, a universidade divulgará as listas dos processos seletivos afetados”, diz em nota a instituição.

A UFSC que tem um processo seletivo para vagas suplementares reservadas para cotas raciais também suspendeu o cronograma. “Em razão da indefinição quanto à divulgação das notas do Enem e da classificação pelo Sisu, somente após a informação oficial e definitiva repassada pelo Inep/MEC), serão publicados o cronograma e os procedimentos de matrícula para essas modalidades de ingresso na UFSC”, diz a nota. O mesmo foi decidido pela UFPA, que usa a nota do Enem como um dos critérios de avaliação na seleção de ingressantes.

Prejuízos

A suspensão da divulgação das notas do Sisu pode prejudicar o calendário letivo das universidades federais, que terão o período de matrículas alterado e consequentemente o início das aulas. O Estado apurou que o cronograma atual do Sisu já é considerado apertado pelas instituições de ensino, que há anos pedem ao MEC para que as notas do Enem e o sistema de seleção sejam adiantados para que possam ter mais tempo para matricular os estudantes.

Em nota, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino (Andifes) diz que, apesar do prejuízo ao calendário, acredita ser necessário o procedimento para que se tenha garantida de que os resultados estão corretos. “Pautadas na transparência, mérito e pelo dever de justiça com todos os candidatos, as universidades federais terão todo compromisso para efetivar as matrículas dos alunos aprovados a partir da confirmação dos resultados das notas do Enem, que devem ser corretos, em respeito aos padrões mais elevados de justiça.”

O atraso também afeta outros programas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies), que são opções de acesso ao ensino superior privado para os estudantes que não conseguiram uma vaga nas instituições públicas.

Para os técnicos e parte da alta cúpula do ministério, a suspensão do sistema e a exigência de que seja comprovado que as notas dos candidatos estão corretas pode ser a melhor alternativa para o governo federal. Eles temem que a correção e o sistema continue sendo questionado judicialmente, colocando em xeque a credibilidade e segurança da prova.

Fonte: Noticias ao minuto

MPCE e Polícia Civil se reúnem para tratar do Pacote Anticrime

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, recebeu na tarde desta segunda-feira (27/01), em seu gabinete, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Marcus Rattacaso, para uma visita institucional. Na reunião, foram tratadas de adequações necessárias aos procedimentos investigatórios e aos fluxos de trabalho em razão da vigência da Lei 13.964/2019, referente ao Pacote Anticrime.

Também estiveram presentes o assessor de Políticas Institucionais do procurador-geral de Justiça, promotor de Justiça Nelson Gesteira; o assessor de Desenvolvimento Institucional, promotor de Justiça Lucas Felipe Azevedo; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promotora de Justiça Juliana Mota; e o delegado Lúcio Torres, assessor da Direção Superior.

Além disso, durante a reunião, foram abordadas pendências encaminhadas ao Caocrim pelos órgãos de investigação bem como outras demandas de caráter institucional. Na ocasião, foi feita, ainda, a apresentação formal do PGJ ao Delegado Geral.

Cariri amanhece sob chuva nesta terça-feira

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A terça-feira (28) amanheceu chuvosa em parte da região do Cariri. Em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearense, a chuva iniciou por volta das 6 horas, acompanhada de ventos. Em Crato e Caririaçu também chove com menor intensidade. Em Barbalha, a precipitação iniciou por volta das 7h.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta terça há predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva. Para amanhã, quarta-feira (29), há predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na Serra da Ibiapaba e no Litoral Norte. Há possibilidade de chuva nas demais regiões.

Os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuva no norte do nordeste brasileiro no período de fevereiro a maio, está atuando mais afastada do Ceará (em torno da linha do Equador).

Aumenta rumores sobre aliança entre Arnon Bezerra e Raimundão

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A menos de sete meses do início da campanha eleitoral, ganhou força nos bastidores da política de Juazeiro do Norte uma possível aliança entre o atual prefeito, Arnon Bezerra (PTB), e o ex-prefeito Raimundo Macedo (MDB). Uma fonte ligada aos dois ouvida pelo NEWS CARIRI crava que ambos têm interesse em um acordo que deve resultar numa aliança política.

O ACORDO

Segundo a fonte, Arnon busca se aproximar de Raimundão para atingir as bases eleitorais do ex-prefeito, com notável prestígio e apelo popular entre as pessoas de menor poder aquisitivo e residentes em áreas periféricas.

Em troca do apoio, Raimundão teria total empenho de Arnon na campanha do seu filho Davi Macêdo ao cargo de deputado estadual em 2022 e ainda emplacaria sua esposa Maricele Macedo como vice de Arnon.