Urgente: Justiça coloca tornozeleira no pai do Prefeito de Granjeiro

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O pai de Prefeito de Granjeiro Ticiano Tomé, Vicente Félix, foi oficialmente tornozelado pela justiça na tarde desta terça-feira, 14. A medida ocorre poucos dias após ele e o seu filho serem apontados como suspeitos no assassinato de João Gregório, então prefeito.

Conforme apurado pelo *NEWS CARIRI*, Vicente se submeteu ao uso da tornozeleira eletrônica por volta das 15h30, na Coordenadoria Regional de Monitoração Eletrônica – Secção Cariri, localizada em Juazeiro do Norte.

Em entrevista, o advogado de Vicente, Luciano Daniel, negou o envolvimento do seu cliente no crime. “Não há indiciamento formal. Existem outras linhas de investigação”, disse, ressaltando que o monitoramento eletrônico trata-se de uma medida meramente preventiva.

Polícia prende acusados do assassinato de mulher grávida em Juazeiro do Norte-CE

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Após nove dias em diligências, a Polícia Militar prendeu na tarde desta terça-feira, 14, dois homens acusados de cometerem o assassinato da grávida Sheila Cristina Lima Lins, de 34 anos, no bairro São José, em Jauzeiro do Norte. Segundo a polícia, um dos acusados reside na mesma rua da vítima, no logradouro Engenheiro José Onofre, no bairro São José.

Em entrevista ao NEWS CARIRI, o comandante da Força Tática do 2° BPM, Tenente Lindembergue, revelou que um dos acusados foi localizado pelo setor de Inteligência do Batalhão. “Descobrimos que um suspeito estava utilizando o celular da vítima. Conseguimos chegar até ele e prendê-lo”, afirma.

O acusado Francisco Jonh Nogueira dos Santos, 18 anos, foi detido nas proximidades da praça do Mateus, em Juazeiro. Após a abordagem ele confessou o crime e ainda apontou um co-autor, identificado como Leandro Cardoso dos Santos, de 24 anos, que posteriormente também foi preso pela polícia.

Relembre o caso

O crime ocorreu no último dia 05, e pelos requintes de crueldade chocou toda a população de Juazeiro do Norte.

No dia do homicídio, policiais encontraram Sheila Cristina Lima Lins, de 34 anos, morta com sinais de esfaqueamento e com os pulsos amarrados com um cabo telefônico em sua própria casa, que fica localizada na rua Evangelista leite, no bairro São José. Ela estava grávida há cinco meses, conforme informou familiares ao News Cariri.

O crime teria ocorrido ainda durante a madrugada, quando vizinhos relataram terem ouvido gritos da mulher. A família só ficou sabendo do episódio no início desta tarde, após parentes telefonaram para Sheila, e ela não atender. Dainte disso, alguns familiares foram até a residência da mulher e ouviram gritos do seu filho de 5 anos, portador de autismo. Ele estava sujo de sangue. Quando eles entraram no quarto de Sheila, ela estava no chão, com sinais de esfaqueamento no tórax e abdômen.

A polícia foi ao local e confirmou a morte. A suspeita é que ela possa ter sido estuprada antes do crime, pois ela estava despida. Os policiais também acreditam que o autor do crime tenha pulado a cerca elétrica.

Sonho realizado: 982 famílias terão suas casas próprias em Crato

Mais de 5 mil pessoas lotaram o Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca), no final da tarde de ontem, segunda-feira (13), para acompanhar o momento do sorteio das 982 unidades habitacionais dos residenciais São Bento I e II, do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Crato (SMTDS) trabalhou com muita responsabilidade e compromisso para que todo o processo fosse realizado de forma responsável e transparente.

Para o prefeito Zé Ailton Brasil, trata-se de um momento muito importante para a população “Serão 982 casas próprias, um sonho realizado, uma meta cumprida. O trabalho continua na garantia de mais moradias e qualidade de vida para o cratense”, ressaltou o gestor municipal.

Durante o sorteio, a emoção foi tomando conta dos presentes, na torcida, na esperança e na alegria de ser contemplado.

Uma das sorteadas, a senhora Luzanira Alves Maciel, moradora do bairro Independência, estava muito agradecida. “Sou muito grata em ter conseguido essa vitória de ter minha casa, tenho problemas de saúde e precisava muito dessa moradia própria. Estou muito feliz!”, disse.

O senhor Raimundo Antônio da Silva estava radiante. “Eu não estava mais nem esperando e ouvi meu nome. Um momento de muita alegria”, destacou.

O MCMV foi criado pelo Governo Federal para que mais pessoas pudessem ter acesso à casa própria. Um empreendimento administrado pela união entre Governo Federal e Municípios.

Presentes no momento, o deputado estadual Davi Macedo, secretários municipais, os vereadores Thiago Esmeraldo, Tico da Serrinha, Vicência Leandro e Amadeu de Freitas e servidores municipais.

10ª Mostra 21 possibilita encontro com clássicos do cinema mudo

Os cinéfilos do Cariri participam da maior maratona da sétima arte no interior do estado. A Mostra 21 reúne em sua décima edição grandes obras do cinema nacional e internacional, com programação inteiramente gratuita que se estende até o próximo dia 27 de janeiro. Nesta edição tem destaque o Festival Charlie Chaplin na Mostra 21, que acontece no Memorial Padre Cícero, CEU Vila Nova e CRAS Campo Alegre.

Através de parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura a Mostra 21 exibe três clássicos do Charles Chaplin, em sessões especiais para todos os públicos. De acordo com o mediador de cinema, Elvis Pinheiro, os filmes do Carlitos fizeram sucesso na década de vinte e continuam atuais. A Mostra 21 possibilita o acesso das novas gerações a esses clássicos que consagraram a carreira de Chaplin.

Programação para toda a família


Todas as sessões acontecem às 9h da manhã.

EM BUSCA DO OURO (Dir. Charles Chaplin, EUA, 1925, 96min) será exibido nesta quarta-feira, 15, no Memorial Padre Cícero e na sexta-feira, 24, no CEU Vila Nova. No longa, o Vagabundo, assim como diversos garimpeiros, partem pelo Alaska em busca de um material precioso, o ouro. Mas após o grupo ser atingido por uma tempestade, o Vagabundo se perde dos demais e busca refúgio numa cabana.

O GAROTO (Dir. Charles Chaplin, EUA, 1921, 68min) será exibido nesta quinta-feira, 16, no CEU Vila Nova e na quinta-feira, 23, no CRAS Campo Alegre. No clássico mudo, Charlie Chaplin interpreta seu icônico personagem Vagabundo, que encontra um bebê numa lata de lixo e cuida dele como se fosse seu filho. Anos depois, a mãe da criança retorna e o garoto é tirado dele.

O CIRCO (Dir. Charles Chaplin, EUA, 1928, 71min) será exibido na quarta-feira, 22, no Memorial Padre Cícero. No longa, o Vagabundo chega a um picadeiro que não se encontra em uma de suas melhores fases. Mas o dono do circo, ao perceber a facilidade com que o Vagabundo conseguia arrancar risadas da plateia, contrata o maltrapilho para trabalhar junto com a trupe.

Serviço

10ª Mostra 21: O amanhã se faz com filmes
De 07 à 27 de janeiro, em Juazeiro do Norte
Entrada Gratuita

Em novembro, indústria cearense cresce 3,4%

Em novembro de 2019, na série com ajuste sazonal, o Ceará apresentou variação positiva de 3,4% na produção industrial, em relação ao mês de outubro.

Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial mostrou crescimento de 3% em novembro de 2019. O destaque foi para o crescimento na variação de fabricação de outros produtos químicos (38,6%) e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (35,4%). No lado das quedas, a metalurgia foi a principal influência negativa (-30,3%).

No acumulado do ano para o período janeiro a novembro de 2019, houve um crescimento de 1,4%. A maior influência positiva foi da fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (117%), enquanto a variação decrescente ficou por conta da fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-12,9%).

A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses até novembro de 2019, assinalou crescimento de 1%. A maior influência positiva foi de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (113,5%), fabricação de bebidas (6,4%) e fabricação de outros produtos químicos (5,3%). No lado das quedas, destacam-se fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-15%) e de fabricação de produtos têxteis (-11,4%).

Descubra quais são as doenças comuns no verão e como se prevenir

A estação mais quente do ano chegou e o verão é conhecido por ser um período de férias, sol e mar. Porém, muitas doenças costumam surgir durante essa época, e alguns cuidados são necessários para evitá-las. Para quem quer aproveitar ao máximo essa estação da melhor forma possível, o biomédico do Laboratório Rocha Lima, Rafael Padovani, explica quais são as doenças mais comuns no verão e o que fazer em cada caso:

– Dengue

Nesse período, as chuvas são frequentes, e consequentemente, locais com água parada acabam sendo vistos com mais facilidade. São nesses locais que o Aedes aegypti se multiplica, o mosquito responsável por transmitir o vírus através de sua picada. Entre os sintomas que são causados pela dengue estão dores, manchas pelo corpo e febre alta. É importante sempre verificar telhas, garrafas, vasos e caixa d’água, além de colocar telas na janela e repelente. Existem vacinas contra ela, porém, ela não deve ser tomada por quem nunca teve o vírus.

– Otite

Seja na praia ou na piscina, um mergulho no verão é obrigatório para quem quer se refrescar. Porém, ficar muito tempo submerso pode resultar em acúmulo de água no canal auditivo. O resultado são dores fortes e incômodas, então o ideal é não exagerar ou se já estiver sentido alguma dor, não mergulhar.

– Conjuntivite

A qualidade da água do mar depende muito da região e dos hábitos de seus frequentadores, e como nesse período costuma ser de alta temporada, o cuidado precisa ser redobrado para evitar que ela entre em contato com os olhos, pois eles podem ser contaminados e resultar em uma conjuntivite bacteriana. O resultado são olhos vermelhos, inchados e secreção logo ao acordar, então é importante ficar atento e não compartilhar toalha, coçar os olhos ou ficar em contato direto com pessoas que já estão com a doença.

– Insolação

É durante o verão que o sol fica mais intenso e muitos aproveitam para renovar o bronzeado, mas a exposição excessiva pode resultar na insolação, que causa febre, tontura, fraqueza e queimaduras. O horário ideal para tomar sol é antes das 10 da manhã, e sempre com um protetor solar com um fator maior de 30 fps.

– Desidratação

Um hábito que deve ser levado em consideração o ano todo é o de tomar bastante água. No verão, com o aumento da transpiração, o consumo de frutas e líquidos é obrigatório para evitar ficar desidratado. Mal-estar, ressecamento das mucosas e até mesmo ficar bastante tempo sem urinar são alguns dos sintomas da desidratação. O ideal é buscar uma alimentação leve e ficar na sombra sempre que o sol estiver muito forte.

– Hepatite A

As águas de praias poluídas podem propagar a Hepatite A, que afeta o fígado, causando sintomas semelhantes aos da gripe e icterícia, além de náuseas, vômitos e pele e olhos avermelhados. A doença pode ser prevenida através de vacina.

Fonte: Noticias ao minuto