Evento traça estratégias de crescimento do polo calçadista do Cariri

Publicidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte – (SINDINDÚSTRIA) e o SEBRAE realizam o Seminário: Polo de Calçados do Cariri – Retomada do Crescimento, nessa terça-feira, 03, a partir das 16h, no Palácio da Microempresa.

Estão previstas as palestras “Ceará Veloz”, com a Secretária Executiva da Indústria, Roseane Medeiros, “Tecnologias Estratégicas como Diferencial no Setor Calçadista do Cariri, com Sérgio Knorr, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e “Oportunidades do Mercado Internacional para o Segmento de Calçados do Cariri, com Sérgio Ferreira, da APEX BRASIL NE, e Aline Maldaner, da ABICALÇADOS.

O Secretário da Sedeci, Michel Araújo, enfatiza que é fundamental somar forças para voltar a impulsionar o polo calçadista da região e destaca que o Município, de forma inédita, esse ano, oportunizou consultoria especializada para atender às demandas do empresariado local. O Programa de Desenvolvimento Econômico para Comércio, Indústria e Inovação- PRODECII- beneficiou 20 fábricas, incluindo de calçados. A SEDECI também vem estreitando a relação de industriários com as Instituições de Ensino Superior, sendo ponte para estágios que impactam a produção com mão-de-obra qualificada. Além disso, em maio, numa parceria com o SINDINDÚSTRIA, levou dez empresas para o Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC – em Gramado, RS. A feira viabilizou geração de negócios e proximidade com clientes nacionais e estrangeiros.

“No primeiro semestre, o calçado foi o carro-chefe da alta das exportações. Definitivamente, nós, junto ao Prefeito Arnon Bezerra, acreditamos na pujança do setor”, afirma Michel Araújo.

De acordo com o estudo Análise em Comex – Municípios, realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC – o volume de exportações de calçados acumulado, no primeiro semestre de 2019, foi de US$ 252. 824, representando um aumento de quase 62% em relação ao mesmo período de 2018.

“Devido à crise no Brasil, uma parte do segmento calçadista resolveu apostar mais no exterior. Para isso, fizeram capacitações, adequaram seus produtos e melhoraram o padrão de qualidade”, reforça o Secretário.

Publicidade

Leia também