Apresentação de Cartão de Vacinação no ato da matrícula será obrigatório em escolas cratenses

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato (SMS) promoveu um encontro com representantes de escolas públicas e privadas do município, para tratar sobre a “Obrigatoriedade de apresentação de carteira de vacinação no ato da matrícula ou rematrícula”, Lei nº 3.609 de autoria do vereador Dr. Renan Almeida, sancionada pelo prefeito Zé Ailton Brasil e que já está em vigor.

O encontro aconteceu na última quarta-feira (4), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença do vereador, que fez a leitura da lei para que todos entendessem que a ausência da carteira de vacinação não impede a matricula de nenhum aluno, contudo será um documento necessário já nas matrículas para 2020.

A coordenadora especial da Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, esclareceu que é de responsabilidade da SMS fazer com que os estabelecimentos de ensino municipais tenham ciência do calendário nacional de vacinação. “Essa lei servirá de monitoramento para que saibamos quais as crianças estão com as vacinas em dia, fazendo com que as coberturas vacinais aumentem e, diante dessa estratégia, auxiliarmos na promoção da saúde e na diminuição de riscos de transmissão de doenças”, ressaltou.

A assessora técnica da Célula de Imunização, Renata Brito, disponibilizou explicações sobre o calendário nacional de vacinação e a importância da imunização na prevenção de doenças.

A secretária de Educação do município, Germana Brito, esteve presente no encontro e destacou o compromisso da educação no desenvolvimento cognitivo e na formação ética e moral dos alunos e com a saúde. “Como educadores, nos empenhamos em também ter atenção e cuidados com a saúde desses alunos e essas estratégias, em parceria com a SMS, são muito importantes nesse sentido”, disse.

Publicidade

Leia também